7 dicas rápidas para se destacar na entrevista de emprego

Lei Geral de Proteção de Dados

Confira a seguir 7 dicas rápidas para se destacar em uma entrevista de emprego e saiba como conquistar a oportunidade ideal com a ajuda da Revelo!

Após passar um tempo aprimorando seu currículo, elaborando cartas de apresentação e se cadastrando em plataformas de recrutamento, o contato que você estava esperando chegou: um convite para uma entrevista de emprego. 

Primeiramente, parabéns! Você se empenhou muito para receber esse convite da empresa que tanto desejava e, agora, deve aproveitar essa oportunidade.

Apesar da ótima notícia, logo em seguida, você poderá sentir que sua empolgação rapidamente se transforma em nervosismo por conta do momento da entrevista de emprego.

Porém, antes de começar a se preocupar excessivamente. Lembre-se que receber o convite para essa entrevista significa que você já mostrou à empresa que é um dos candidatos ideais para a vaga. 

Agora, chegou sua oportunidade de impressioná-los ainda mais durante a entrevista.

Para te ajudar, selecionamos 7 dicas rápidas para você se destacar entre dezenas de candidatos e, consequentemente, conquistar a tão desejada oportunidade de trabalho.

Confira o conteúdo que preparamos para você!

Antes da entrevista

1. Pesquise sobre a empresa

Você deve ter um bom entendimento dos fundadores, história, missão e projetos mais recentes da empresa. Dessa forma, caso eles apareçam na entrevista de emprego, você poderá citá-los. 

Além de pesquisar bastante no site da empresa, é recomendado consultar os últimos destaques sobre a empresa nas mídias sociais. Tanto em seus próprios canais, quanto nas redes sociais de pessoas que estão postando sobre a empresa. 

2. Prepare suas perguntas

Neste caso, quanto mais específico você for será melhor. Por exemplo, se você deseja saber sobre a cultura da empresa, tente fazer perguntas mais completas, por exemplo:

  • “Li no site da empresa que a colaboração é um dos principais valores. Como esse valor se reflete no trabalho diário?

  • Você também pode perguntar sobre projetos ou iniciativas dos quais pesquisou e como eles estão sendo alcançados.

Por fim, pergunte sobre o cronograma do processo de recrutamento, bem como, sobre as próximas etapas. Neste momento, evite perguntar sobre salários e benefícios, deixe essa pergunta para depois. 

Neste caso, a resposta deles dará clareza sobre a prioridade da empresa para essa contratação e se você deve aguardar por outras entrevistas. E o mais importante: ajudará a controlar suas expectativas caso você não receba uma resposta imediata.

3. Pratique seu roteiro

Quanto mais você ensaiar o que pretende falar sobre suas habilidades e experiências profissionais, mais fácil será lembrá-las no momento da entrevista. 

Além de praticar suas perguntas, familiarize-se com as perguntas mais comuns de entrevistas de emprego.

Se possível, tente ensaiar as respostas com um amigo ou até mesmo sozinho. Dessa forma, você poderá falar com segurança sobre todo seu currículo.

Durante a entrevista

4. Evite respostas “sim” ou “não”

Essa dica é recomendada até para perguntas do tipo “sim” ou “não”. Por exemplo, quando perguntado algo como:

  • “Você se sente confortável trabalhando sob pressão? Neste caso, ao responder “sim”, você deve citar exemplos específicos sobre sua experiência em conciliar prazos, priorizar tarefas e trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo. 

  • Lembre-se, um recrutador ou gerente de contratação está sempre procurando exemplos claros que demonstrem a experiência que você trará para a empresa.

5. Conte histórias reais

A técnica de entrevista STAR é um formato simples para responder as perguntas comportamentais de entrevista de emprego. São aquelas questões que pedem um exemplo real de como você lidou com alguma situação no trabalho.

Desse modo, sempre que estiver compartilhando um exemplo sobre sua experiência de trabalho, poderá seguir uma estrutura simples para criar histórias detalhadas, mas sucintas. 

No método STAR cada letra representa um aspecto que você deve abordar em sua resposta. Confira a seguir:

  • S ituação: defina a cena e forneça os detalhes necessários do seu exemplo;
  • T perguntar: descreva qual era sua responsabilidade nessa situação;
  • A ç ã o: explique exatamente quais etapas você seguiu para lidar com isso.
  • R esultado: compartilhe quais resultados suas ações alcançaram.

Sem dúvida, ao usar esses quatro elementos para moldar sua história, será muito mais fácil compartilhar uma resposta focada e convincente sobre suas experiências de trabalhos anteriores.

Depois da entrevista

6. Envie e-mail de agradecimento

Para demonstrar seu interesse, uma dica é enviar um e-mail de agradecimento dentro de 24 horas após a entrevista. 

Com certeza, esta é a sua oportunidade de mencionar qualquer coisa que você se esqueceu de dizer e, ainda, lembrá-los por que você é o candidato ideal para a função. 

Você também pode incluir uma ou duas frases sobre por que deseja trabalhar na empresa. Por fim, informe que você está aberto a fornecer quaisquer informações adicionais de que necessitem.

7. Faça o acompanhamento

Anote as datas do cronograma de recrutamento em seu calendário para ter uma ideia de quando você receberá retorno sobre a vaga.

Caso o recrutador tenha informado que ligaria para a próxima rodada de entrevistas em uma semana, espere mais alguns dias antes de entrar em contato. 

Por fim, ao enviar um e-mail de acompanhamento, certifique-se de que o texto seja curto, claro e direto.

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

Agora que você já sabe como se destacar na sua próxima entrevista de emprego.

Cadastre-se hoje mesmo na plataforma de recrutamento Revelo, e encontre as melhores oportunidades profissionais, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato. Experimente!

scroll to top