Saiba demonstrar habilidades técnicas na entrevista de emprego

Entrevista de emprego

Saiba como demonstrar em uma entrevista de emprego as habilidades técnicas da área de tecnologia. Confira!

Vai fazer uma entrevista de emprego na área de tecnologia e precisa demonstrar suas habilidades técnicas? Aqui você terá um guia completo sobre o assunto.

Sabemos que mostrar as suas competências na hora de ficar cara a cara com o recrutador é essencial para conquistar a vaga.

Independentemente de você trabalhar com programação, mídias sociais ou business intelligence, colocar em evidência as suas habilidades é fundamental para se destacar dos demais candidatos.

Então, você precisa estar bem preparado para o processo de recrutamento.

Para te ajudar, preparamos esse conteúdo sobre como colocar suas habilidades técnicas em evidência na entrevista de emprego e elevar suas chances de contratação. Confira a seguir!

O que são as habilidades técnicas

Habilidades técnicas, também conhecidas como hard skills, são competências que o profissional aprende para poder atuar na sua área.

Aqui estamos falando de habilidades que são aprendidas por meio de cursos, livros, formação acadêmica e até mesmo no dia a dia de trabalho.

Hard skills são as habilidades que você preenche no currículo para mostrar que tem os conhecimentos necessários para uma determinada vaga.

Isso inclui ferramentas, técnicas e conhecimentos profissionais que tornam o candidato qualificado para exercer seu ofício.

Assim, se você é um desenvolvedor de software, por exemplo, suas hard skills poderiam ser as linguagens de programação que você domina.

Esse tipo de habilidade é o fator inicial avaliado pelos recrutadores, porque se trata do primeiro indicativo de que você está alinhado com a vaga da empresa.

Em outras palavras, hard skills são a porta de entrada em um processo seletivo, por isso são tão importantes.

Durante toda a entrevista de emprego, as competências técnicas do profissional são avaliadas pelo recrutador e comparadas com as competências de outros candidatos.

E isso é ainda mais relevante no mercado de tecnologia, que demanda muitos conhecimentos técnicos dos profissionais e apresenta alta competitividade.

Portanto, quanto mais hard skills você possuir, mais qualificado você estará para conseguir a vaga que tanto deseja.

Exemplos de habilidades técnicas

Agora que você já sabe o que são habilidades técnicas e sua importância, confira alguns exemplos para as carreiras mais concorridas do mercado de tecnologia.

Desenvolvedor

Profissionais com domínio avançado em linguagens de programação são bastante requisitados no mercado. Confira algumas delas:

  • Java
  • Javascript
  • HTML
  • CSS
  • C++
  • PHP
  • Phyton
  • Opensource
  • Linux
  • Ruby.

Profissional de Business Intelligence

Esse profissional coleta dados relevantes para a estratégia da empresa e, portanto, precisa ter habilidades técnicas e conhecimento em ferramentas de Business Intelligence para lidar com as informações:

  • Bancos de dados
  • Modelagem de dados
  • Data Warehouse.

Cientista de dados

Como o cientista de dados precisa ter uma visão abrangente da análise de dados, estruturados ou não, algumas habilidades incluem:

  • Domínio em estatística
  • Conhecimento avançado de Excel
  • Linguagem de programação utilizada na empresa
  • Linguagem de programação SQL
  • Machine learning.

Engenheiro de software

Para quem atua nessa área da computação, são requisitados conhecimentos em:

  • Javascript
  • Java
  • CASE
  • Linux
  • Sistemas de controle de versão

Gerenciador de projetos

Confira algumas habilidades técnicas desse profissional:

  • Certificações de gestão de projetos como PMP, CAPMe PSM
  • Conhecimento de metodologias tradicionais, como PRINCE 2 e PMBOK
  • Conhecimento de metodologias ágeis, como SCRUM e XP

Profissional de mídias sociais

De modo geral, quem atua com mídias sociais precisa ter habilidades de marketing digital:

  • SEO
  • Inbound marketing
  • Estratégia digital
  • Ferramentas de análise de dados, como Google Analytics
  • Ferramentas de marketing, como AdWords, Facebook Ads
  • Otimização de campanhas
  • Técnicas de vendas

Analista de SEO

Um profissional de Search Engine Optimization qualificado deve ter conhecimentos amplos:

  • Marketing digital
  • Google Analytics
  • Noções básicas de programação
  • Inglês
  • Conhecimento em motores de busca

Habilidades técnicas ou comportamentais?

Provavelmente você também já ouviu falar em habilidades comportamentais, ou soft skills, certo?

Enquanto as hard skills dizem respeito a uma expertise, as soft skills abrangem as habilidades interpessoais e as características de comportamento de um profissional.

Tratam-se de fatores que interferem nas interações no ambiente de trabalho, como comunicação, atitude, ética e liderança, por exemplo.

Vamos supor que você seja um gerente de projetos especializado em métodos ágeis.

Pode ser que você consiga atuar em uma outra empresa com esse conhecimento, mas pode ser que não, caso o novo emprego utilize métodos tradicionais.

Mas se você é uma pessoa que trabalha bem em equipe, por exemplo, não importa o tipo de método usado na gestão de projetos.

Você sempre poderá lançar mão dessa característica, independentemente da empresa em que estiver trabalhando.

Percebe a diferença entre os dois tipos de habilidades? Mas o fato é que ambas são importantes para fisgar o recrutador e conseguir a vaga.

Isso significa dominar as ferramentas com as quais você lida no trabalho, mas também ter um perfil que se adapte à cultura da organização.

Como demonstrar habilidades técnicas na entrevista de emprego

Nem sempre é fácil demonstrar as habilidades técnicas em uma entrevista de emprego ou processo seletivo.

Você precisa estar preparado para explorá-las de diferentes maneiras para, de fato, chamar a atenção para elas. Confira quatro maneiras de fazer isso:

1. Faça um currículo bem estruturado

Na verdade, essa é uma dica que antecede o momento da entrevista, mas nem por isso é menos importante.

Em um artigo para a The Balance, Alison Doyle, especialista em busca de emprego, afirma que as habilidades precisam ser incorporadas ao currículo.

Uma maneira de fazer isso, segundo ele, é apontá-las na descrição de empregos anteriores, mencionando experiências nas quais você precisou utilizar as habilidades requisitadas pela vaga que você busca.

2. Apresente um portfólio

O recrutador pode até ver no currículo as habilidades que você possui, mas ele estará muito mais convencido se tiver uma maneira de comprová-las.

O portfólio deve ser entregue ao recrutador justamente por isso. Ao mostrar trabalhos que você desenvolveu ao longo da trajetória profissional, não apenas estará mostrando as habilidades, mas a maneira como você as aplica na prática.

Lembre-se de que o portfólio precisa ter uma apresentação organizada e atraente para causar uma boa impressão.

3. Evidencie desafios superados

Na entrevista de emprego, sempre é bom comprovar suas habilidades por meio de experiências reais anteriores.

Nesse caso, encontre oportunidades de abordar desafios que você já teve no trabalho que dependiam das suas habilidades técnicas.

De que modo você contribuiu para empresas em que trabalhou antes a partir das suas qualificações?

Em quais episódios elas foram imprescindíveis para a resolução de um problema interno da empresa?

Com certeza, responder a essas perguntas pode ser um grande diferencial na entrevista.

4. Demonstre sua trajetória de conhecimento

Não se esqueça de mencionar de que maneira você adquiriu as suas habilidades técnicas: cursos, treinamentos, especializações e participação em eventos na área.

Também vale demonstrar quais foram suas motivações para buscar pela qualificação que você possui e por que você considera essas skills importantes.

Plataforma de recrutamento pode comprovar habilidades técnicas

A melhor opção para quem busca uma vaga na área de tecnologia é recorrer a um marketplace de talentos.

Uma plataforma de recrutamento como a Revelo possibilita que o candidato demonstre e comprove todas as habilidades técnicas necessárias para a vaga que deseja.

Desse modo, automaticamente você ressalta as suas hard skills no processo seletivo, deixando que a plataforma realize esse trabalho por você.

Tudo por meio de testes, inteligência artificial e machine learning, o que torna o processo mais rápido e dinâmico.

Por isso, desenvolvedores, data scientists, designers UX/UI, profissionais de negócios, finanças, marketing digital e business intelligence podem cadastrar currículos na plataforma.

A Revelo detecta os melhores profissionais cadastrados com machine learning e os conecta com vagas compatíveis por meio de algoritmos.

Isso porque o machine learning possibilita verificar as exigências das empresas para cada vaga e cruzar essas informações com os candidatos.

Portanto, quanto mais informações você cadastra na plataforma, com detalhes sobre o seu perfil e trajetória profissional, mais chances de conquistar o emprego certo.

As principais vantagens são a participação em processos seletivos mais adequados ao seu perfil e a redução de tempo na contratação, de 39 para 14 dias em média.

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

Cadastre-se hoje mesmo na plataforma de recrutamento Revelo, e encontre as melhores oportunidades profissionais, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato. Experimente!


scroll to top