Entrevista e seleção: confira 10 etapas do recrutamento

0
Share

Confira 10 etapas do processo de entrevista e seleção e saiba como se preparar para conquistar a oportunidade ideal com a ajuda da Revelo.

Nem sempre é rápido ser contratado para uma vaga de emprego, pois o processo de entrevista e seleção envolve diversas etapas e cada uma delas têm a sua importância.

Em geral, as empresas seguem as mesmas etapas no recrutamento, começando com entrevistas de triagem, que geralmente acontecem por telefone, seguidas de entrevistas pessoais, segundas entrevistas e até mesmo terceiras.

Entretanto, a maneira como a contratação é conduzida depende dos métodos de entrevista e seleção que a empresa utiliza, mas as etapas são semelhantes.

Para te ajudar, explicamos sobre cada etapa do processo de entrevista e seleção. Além de recomendações sobre a melhor maneira de lidar com cada etapa, à medida que você progride em direção a desejada oferta de emprego.

Confira a seguir o conteúdo que preparamos para você!

1. Entrevista de triagem

A entrevista de triagem é uma rápida conversa realizada para verificar se o candidato possui as qualificações necessárias, para desempenhar a função para o qual a empresa está contratando. 

2. Entrevista por telefone ou vídeo

Os recrutadores utilizam as entrevistas por telefone ou vídeo para identificar e recrutar candidatos para a vaga. 

Além disso, o contato por telefone muitas vezes é utilizado para estreitar as relações com o candidato. No caso dos trabalhos remotos, a entrevista por telefone ou vídeo pode ser também a forma final de contratação.

3. Primeira entrevista

A primeira entrevista de emprego presencial ou online, é normalmente uma entrevista individual entre o candidato e um gerente de contratação. 

Neste momento, o recrutador fará perguntas sobre a experiência e habilidades do candidato, histórico de trabalho, disponibilidade, bem como, sobre as qualificações que a empresa está buscando para a função.

4. Segunda entrevista

Já a segunda entrevista presencial ou online, pode ser uma conversa individual mais aprofundada com a mesma pessoa com quem você conversou na primeira entrevista.

Além disso, dependendo do cargo, você pode se reunir com a gerência, membros da equipe, executivos e outros colaboradores. Após agendada a segunda entrevista, você provavelmente será um dos candidatos favoritos pela disputa do emprego.

5. Terceira entrevista

Após passar pela primeira entrevista, uma segunda entrevista pode fazer você pensar que o processo de seleção está concluído e, consequentemente, você logo descobrirá se receberá uma oferta de emprego. 

No entanto, em alguns processos de recrutamento você pode ser chamado para participar de uma terceira entrevista e, possivelmente, mais entrevistas. 

Uma terceira entrevista geralmente envolve uma reunião final com o gerente de contratação e pode fornecer a oportunidade de conhecer mais sobre seus futuros colegas de equipe.

6. Entrevista final

Por fim, a entrevista final é a última etapa do processo de entrevista e seleção. Dependendo do nível da posição, a entrevista final pode ser conduzida por um membro da liderança da empresa ou, se for uma pequena empresa, pelo CEO.

Trate a entrevista final com a mesma seriedade com que tratou as etapas anteriores. Se você tem um portfólio de trabalhos, não se esqueça de levá-lo, mesmo que os entrevistadores anteriores já tenham visto uma amostra do seu trabalho. 

Nesta etapa final, você pode descobrir se vai ou não receber uma oferta de emprego. Entretanto, não espere ouvir uma resposta imediata e não entre em desespero se não for contatado logo após a entrevista. 

Dependendo do cargo e do momento da empresa, poderá demorar algum tempo para que os recrutadores e gestores tomem a decisão final e elaborem um pacote de ofertas de emprego para o candidato escolhido.

7. Revisão de perguntas e respostas

Independentemente de qual etapa você esteja no processo de entrevista e seleção, é fundamental praticar antes da entrevista e estar preparado para as perguntas mais comuns de cada etapa do processo. 

Além disso, também é importante ter suas próprias perguntas para fazer ao entrevistador sobre a empresa, bem como, sobre as habilidades requeridas para vaga.

8. Acompanhamento do processo de entrevista

Às vezes, o processo de entrevista e seleção pode parecer muito trabalhoso, especialmente quando você passou por várias entrevistas. Entretanto, é importante fazer o acompanhamento após cada etapa.

Com certeza, a tarefa de acompanhamento mais importante que você pode fazer, é reiterar seu interesse pelo cargo e agradecer ao entrevistador por dedicar seu tempo para entrevistar você.

9. Referências profissionais

Em alguns casos, você pode receber uma oferta de emprego somente após uma verificação de referência profissional.

Neste caso, as referências profissionais mais indicadas são aquelas pessoas que trabalharam com você e confiam no seu potencial e, consequentemente, vão recomendar bem seu trabalho.

Converse antecipadamente com essas pessoas para alinhar esse processo e ter a garantia de que não será prejudicado por opiniões negativas.

10. Oferta de emprego

Após passar por todas as etapas do processo de entrevista e seleção, se tudo der certo, a etapa final será receber a desejada oferta de emprego. 

Às vezes, a oferta de emprego pode ter condições anexadas, portanto, é fundamental ler todos os termos do contrato com atenção. 

Antes de aceitar, é importante avaliar o pacote de remuneração e benefícios, considerar se você deseja fazer uma contraoferta e depois aceitar (ou recusar) a oferta de trabalho por escrito.

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

Agora que você já sabe como funcionam as 10 etapas do processo de entrevista e seleção. Chegou o momento de buscar a oportunidade ideal para sua carreira.

Cadastre-se hoje mesmo na plataforma de recrutamento Revelo, e encontre as melhores oportunidades profissionais, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato. Experimente!

Related Posts