5 passos sobre como formar uma equipe de recrutamento campeã

Como formar sua equipe de recrutamento: imagem ilustrativa

Quer saber como formar sua equipe de recrutamento campeã para atrair os melhores talentos?

Sabemos o quanto é difícil encontrar os profissionais ideais para cada vaga, conduzir os processos seletivos e garantir contratações de qualidade.

Por isso, este artigo é dedicado à formação dos times que vasculham o mercado e selecionam somente os mais competentes para a sua empresa.

Se você quer aprender como formar sua equipe de recrutamento do zero, aqui está o guia completo.

Siga a leitura e reúna seu dream team

Por que é essencial saber como formar sua equipe de recrutamento

Saber como formar sua equipe de recrutamento e seleção é mandatório para entrar na disputa pelos melhores talentos do mercado. 

Afinal, já sabemos que o capital humano é o grande diferencial competitivo dos nossos tempos, e sua capacidade de atrair e reter profissionais é decisiva para o sucesso do negócio.

Logo, está nas mãos do time de recrutamento —  ou, para ser mais atual, aquisição de talentos — trazer a bordo os talentos necessários ao crescimento da empresa.

Em relação ao cenário brasileiro, 80% dos recrutadores acreditam na melhora da taxa de emprego nos próximos 12 meses, de acordo com dados do LinkedIn publicados no G1. 

A pesquisa mostra que o setor que mais recrutou em 2019 foi o TI (76% das vagas), que também é a área com maior dificuldade para encontrar os candidatos certos (na opinião de 48% dos profissionais).

Além disso, um outro estudo da consultoria Robert Half, publicado no G1 em 2019, mostra que quase 60% dos recrutadores classificam como “difícil ou muito difícil” contratar profissionais qualificados atualmente.

Ou seja: o fenômeno da escassez de talentos continua, e a retomada das vagas vai acirrar ainda mais a competição entre os recrutadores. 

Então, é melhor se focar na formação de uma equipe de recrutamento à altura dos novos desafios

Como formar sua equipe de recrutamento em 5 passos

Um guia rápido de como formar sua equipe de recrutamento campeã seria útil para você?

Então, siga este passo a passo:

1. Defina a estrutura do RH

Em empresas com até 50 colaboradores, em média, é comum ter um profissional dedicado ao recrutamento e seleção e um assistente.

Mas o tamanho da equipe de recrutamento depende das suas necessidades de contratação, pois há empresas que precisam de profissionais especializados para cargos de alta complexidade (como no mercado da tecnologia, por exemplo).

De modo geral, uma equipe de RH bem estruturada possui os seguintes cargos:

  • Diretor de RH ou CHRO (Chief Human Resources Officer)
  • Gerente/Coordenador de RH
  • Analista de Recrutamento e Seleção ou Aquisição de Talentos
  • Analista de Remuneração e Benefícios
  • Analista de Cargos e Salários
  • Analista de Departamento Pessoal ou Folha de Pagamento
  • Analista de Desenvolvimento Humano ou Treinamento e Desenvolvimento
  • Business Partner.

Pensando no time mais completo possível, ainda cabem os assistentes, mas esse é apenas um modelo ideal de referência.

2. Determine os cargos do recrutamento e seleção

Olhando somente para a equipe de recrutamento e seleção, temos os possíveis cargos:

  • Gerente de Recrutamento e Seleção ou Aquisição de Talentos
  • Coordenador de Recrutamento e Seleção ou Aquisição de Talentos
  • Analista de Recrutamento e Seleção júnior, pleno ou sênior
  • Analista de Aquisição de Talentos ou Atração de Talentos 
  • Assistente de Recrutamento e Seleção.

Via de regra, o gerente só é necessário em equipes maiores, e o coordenador é contratado quando há três ou mais recrutadores. 

No caso, o termo aquisição de talentos representa as novas formas de recrutar, que utilizam técnicas como employer branding, recrutamento social e inbound recruiting, por exemplo — inclusive, é possível contratar analistas especializados nessas tendências.

Em estruturas mais enxutas, essas tarefas podem ser concentradas em analistas de RH generalistas.

3. Distribua as funções de forma equilibrada

Depois de decidir quais profissionais são necessários de acordo com sua demanda, é hora de distribuir as funções da forma mais equilibrada possível, evitando a sobrecarga e acúmulo.

Estas são as principais responsabilidades do recrutamento e seleção atual:

  • Busca de novos talentos: busca ativa por fontes de recrutamento em mídias sociais, comunidades, fóruns, sites e outros canais
  • Abertura de vagas: alinhamento com o RH e outras áreas da empresa para mapeamento de gaps de competências e abertura de vagas, além da descrição
  • Divulgação de vagas: promoção e divulgação das vagas em diversos canais
  • Triagem de candidatos: triagem inicial de currículos e perfis de acordo com as vagas
  • Condução de entrevistas: agendamento, organização e condução de entrevistas, além de relacionamento com candidatos e seleção
  • Assessment: organização e condução de avaliações, simulações, testes técnicos, dinâmicas e demais processo de assessment
  • Fechamento da oferta: tomada de decisão sobre a seleção e fechamento da oferta, negociação de salário e, possivelmente, onboarding.

Há várias outras funções possíveis no processo, mas essas são as tarefas essenciais que devem ser distribuídas.

4. Treine e integre a equipe com outras áreas

Com a equipe formada, você precisa garantir que todos recebam o treinamento adequado e estejam integrados ao RH e a outras áreas da organização.

Afinal, o RH estratégico contribui com as decisões importantes do negócio e está sempre alinhado aos objetivos da gestão.

O recrutamento, especialmente, precisa estar de olho no futuro da empresa e suas estratégias para garantir as competências necessárias nas contratações de cada área. 

5. Use a tecnologia para gerenciar o recrutamento

Para gerenciar todos esses dados e funções e mensurar o desempenho da equipe, a tecnologia em gestão de RH é indispensável.

Para começar, tenha um bom ATS (Applicant Tracking System) para gerenciar o recrutamento e organizar a comunicação com os candidatos.

No e-book HR Techs: o que isso significa para você, publicado pela Revelo, você encontra várias ferramentas e tendências para agilizar seu recrutamento e seleção e utilizar os dados para medir a performance da equipe.

Sua equipe de recrutamento pode contar com a Revelo

Agora que você sabe como formar sua equipe de recrutamento, já pode incluir a Revelo nas tecnologias que facilitam a vida dos profissionais.

Com a nossa plataforma, você:

  • Reduz em até 70% o tempo de contratação
  • Obtém 4 vezes mais respostas dos candidatos
  • Contrata com 5 vezes mais eficiência e economia 
  • Vai da abordagem ao aceite da oferta final em apenas 14 dias.

Isso é possível graças ao sistema de machine learning que seleciona os melhores candidatos por meio de testes técnicos, poupando seus esforços e disponibilizando os talentos que interessam.

E mais: você ainda pode agendar as entrevistas e dar feedback automaticamente pela própria plataforma, acelerando ainda mais o processo.

Gostou das dicas para formar sua equipe de recrutamento e agilizar os processos seletivos?

Então, avise seu time que a Revelo está disponível para encontrar profissionais de alto nível. 

scroll to top