Descubra como reduzir o estresse no ambiente de trabalho

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Reduzir o estresse no ambiente de trabalho é uma boa meta para alinhar melhor sua vida pessoal e profissional.

Mas, se você está lendo este artigo, é provável que esteja enfrentando dificuldade para lidar com esse problema.

Então, saiba que você não está sozinho: o estresse no trabalho é uma realidade global.

A boa notícia é que existem estratégias para melhorar essa situação, como organizar a rotina e alinhar expectativas com os líderes da empresa.

Está buscando por soluções como essas?

Siga com a leitura e descubra como reduzir o estresse no ambiente de trabalho.

Panorama do estresse no ambiente de trabalho 

Atualmente, o estresse no ambiente de trabalho é considerado como um problema global, que tem ganhado destaque.

Uma pesquisa de 2018 do Instituto Korn Ferry, realizada com cerca de 2.000 profissionais, aponta que 76% deles alegam que o estresse no trabalho teve algum impacto negativo em seus relacionamentos pessoais.

Além disso, 66% deles afirmam já ter perdido o sono por causa do estresse no ambiente de trabalho.

Quando questionados sobre as razões para o estresse, 35% dos participantes consideram seus chefes como a principal delas.

Não é à toa que, em maio de 2019, a Síndrome de Burnout, um distúrbio emocional relacionado ao estresse provocado pelo trabalho em condições desgastantes, foi classificada como doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ela será incluída na próxima revisão da Classificação Internacional de Doenças, lista que aponta tendências e estatísticas de saúde ao redor do mundo, que terá validade a partir de 2022.

E como é esse cenário no Brasil?

De acordo com uma pesquisa de 2016 da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), o estresse no trabalho também é uma realidade no país:

  • 72% dos brasileiros inseridos no mercado de trabalho disseram estar frequentemente cansados. 
  • Desses, 32% apresentavam sintomas de Burnout.

Consequências do estresse no ambiente de trabalho

O estresse no ambiente de trabalho, quando é vivenciado de forma intensa e frequente, traz malefícios tanto para a empresa quanto para os profissionais. 

Confira abaixo as quatro principais consequências.

1. Falta de motivação

É difícil permanecer motivado se você enfrenta tanto estresse na empresa.

A falta de motivação, por sua vez, impacta diretamente na performance no trabalho.

Em um artigo para o site Lifehack, o especialista em motivação Shawn Lim destaca que a motivação é uma das chaves para a ação e o movimento.

“Se você não tiver motivação, tenderá a procrastinar o que deve ser feito”, alerta. Segundo ele, com o tempo, o resultado é desistir totalmente de projetos e tarefas.

2. Queda na produtividade

Em um ambiente estressante, os profissionais ficam mais suscetíveis a erros e atrasos na entrega de projetos, porque não produzem no ritmo ideal.

Na prática, a diminuição da produtividade pode levar a empresa a perder oportunidades e, em alguns casos, até mesmo clientes e receita.

3. Precarização do clima organizacional

Outra consequência do estresse no trabalho é a criação de um ambiente nocivo, em que não há produtividade, troca de ideias e colaboração entre os profissionais.

Em outras palavras, a empresa não oferece clima organizacional que privilegia a harmonia entre a equipe, a satisfação dos colaboradores e, por fim, os resultados alcançados.

4. Problemas de saúde

Reduzir o estresse no ambiente de trabalho também é fundamental porque ele gera malefícios à saúde dos profissionais.

De acordo com a psiquiatra Mara Fernandes Maranhão, em uma entrevista para a revista Veja, as consequências incluem doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

“O stress faz com que o corpo libere mais hormônios como a adrenalina e o cortisol que, em excesso, aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial, diminuem a imunidade, aumentam o apetite e agravam o acúmulo de gordura na região abdominal”, explica.

Como reduzir o estresse no ambiente de trabalho

Se você vivencia estresse excessivo na empresa e já percebe malefícios à saúde e produtividade, a dica é implementar algumas estratégias para reduzi-lo no dia a dia.

Nas próximas linhas, descubra cinco maneiras de como reduzir o estresse no ambiente de trabalho.

1. Respeite os horários de trabalho

Não dá para fugir do estresse se você trabalha a mais do que a carga horária com frequência.

A dica, portanto, é criar limites e respeitar o seu horário de descanso.

“É fácil deixar o trabalho violar sem tempo pessoal com e-mail e check-ins digitais constantes”, afirma a jornalista Kate Ashford, em artigo para a revista Forbes.

Ela menciona que é preciso estabelecer regras, como não verificar a caixa de entrada depois das 20h e não atender o telefone do trabalho durante o jantar com a família, por exemplo.

2. Organize a sua rotina de trabalho

Outra forma de reduzir o estresse é ter uma rotina de trabalho organizada.

Para isso, é fundamental definir prioridades e prazos e utilizar gerenciadores de tarefas, como o Trello, por exemplo.

Dessa forma, você se concentra nas demandas mais importantes e mantém o foco sem se preocupar se está deixando para trás alguma tarefa urgente.

3. Realize intervalos

Faça pequenas pausas durante o trabalho para descansar, porque, além de reduzir o estresse, é uma estratégia que aumenta a produtividade.

Uma dica é trabalhar por meio do método Pomodoro, que cria blocos de trabalho com intervalos de cinco minutos.

4. Saiba o que é esperado de você

Em um artigo para o site Verywell Mind, Elizabeth Scott, coach especializada em gerenciamento de estresse, afirma que é importante entender claramente o que é esperado de você.

“Se você cair na armadilha de nunca saber se o que está fazendo é suficiente, pode ser útil conversar com seu supervisor e abordar as expectativas e estratégias para atendê-los”, aconselha.

5. Tenha uma vida mais saudável

Lembre-se de que praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada e priorizar boas noites de sono são estratégias fundamentais para manter a saúde em dia e reduzir o estresse.

Portanto, tenha em mente que, se você quiser ser mais tranquilo no trabalho, também precisa cuidar da sua rotina pessoal.

Agora que você já sabe como reduzir o estresse no ambiente de trabalho, que tal colocar essas dicas em prática? 

Aproveite para compartilhar este conteúdo com seus colegas.

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