Feedback em processo seletivo: saiba como fazer com sucesso

0
Share

Descubra como dar feedback em processo seletivo para tornar o recrutamento de candidatos mais humano e eficaz. Veja a seguir!

Qual a melhor maneira de dar feedback em processo seletivo? Pode apostar que quase todos os profissionais da área de RH e recrutadores já tiveram essa dúvida.

De fato, um erro muito comum é deixar o candidato esperando por uma resposta, ao invés de informar sobre o andamento do processo, ou mesmo informar sua reprovação.

Pensando nisso, preparamos este artigo sobre como dar feedback para os candidatos durante o processo seletivo e tornar seu recrutamento mais humano e eficaz. Vamos conferir?

O que é um feedback em um processo seletivo?

a esquerda a imagem de uma pessoa com balão de fala e a direita a frase O que é um feedback em processo seletivo?

O feedback no recrutamento é a etapa final do processo de seleção e tem a função de manter uma boa relação entre as partes, independentemente do resultado.

Afinal, com o aumento da concorrência entre as empresas para contratar candidatos, principalmente na área de tecnologia, a importância de dar feedback tornou-se ainda mais relevante.

Em resumo, para realizar esse processo de forma eficaz, os entrevistadores fazem anotações detalhadas sobre as respostas e qualidades de um candidato, para em seguida, compartilhar com sua equipe de contratação para escolher o candidato ideal. 

Em suas avaliações, os recrutadores resumem a resposta do candidato a cada pergunta e fornecem uma nota. Depois de concluído, a equipe de contratação recebe cópias e usa o feedback para tomar as decisões finais de contratação.

Por que o feedback do processo seletivo é importante?

O feedback da entrevista é importante por vários motivos. Selecionamos a seguir algumas maneiras pelas quais você pode se beneficiar de um feedback eficaz na entrevista:

1. Ajuda o entrevistador a organizar seus pensamentos

Depois de entrevistar um candidato, os entrevistadores precisam de tempo para pensar mais sobre um candidato e suas qualidades. 

Nesse sentido, escrever o feedback da entrevista permite que os entrevistadores documentem tudo o que conseguem lembrar, incluindo primeiras impressões ou respostas exclusivas.

2. Auxilia na tomada de boas decisões de contratação 

Quando as equipes de contratação têm um documento bem escrito sobre uma entrevista com um candidato, podem usá-lo para formar opiniões importantes que não conseguiriam apenas ouvindo sobre isso. 

Isso também é importante para as equipes de contratação que precisam decidir entre vários candidatos, pois o documento traz várias informações importantes, independentemente de quanto tempo se passou desde a entrevista.

3. Fornece aos candidatos informações valiosas sobre suas skills

Você pode usar o documento de feedback da entrevista para comunicar seu raciocínio no momento de decisão sobre contratar ou dispensar um candidato. 

Para os candidatos que não conseguiram o emprego, você pode fornecer alguns comentários positivos que eles receberam para mostrar que eles têm habilidades de comunicação impressionantes, entusiasmo ou conhecimento técnico.

Feedback em processos seletivos: passo a passo

Crie um documento para anotar suas percepções

Conforme os requisitos da vaga, utilize um caderno ou computador para anotar os pontos fortes e fracos, respostas, opiniões e informações sobre a personalidade do candidato. Em seguida, tente dar notas para cada um dos requisitos vaga.

É importante anotar suas primeiras impressões, pois quaisquer respostas relevantes às perguntas da entrevista e destaques de sua experiência anterior que possam ajudar na função. 

Entretanto, embora fazer anotações durante a entrevista seja importante, é importante dedicar algum tempo após a entrevista para refletir e considerar o candidato antes de revisar e elaborar suas anotações finais. 

Este breve tempo pode ajudá-lo a reunir seus pensamentos. Se você realizou outras entrevistas ao longo do dia, pode ter obtido uma nova perspectiva sobre os candidatos em relação ao desempenho na entrevista.

Comece pelos elogios como quebra gelo

Antes de começar o feedback com o candidato, evite iniciar a conversa diretamente com o assunto principal e procure citar elogios em relação às suas habilidades e experiência.

Quando você quebra o gelo, pode conseguir maior receptividade na conversa, além de cada um ficar mais flexível para entender todos os pontos do feedback.

Nutra a marca empregadora

Nesse momento, traga informações sobre a cultura organizacional para demonstrar como seria trabalhar na empresa. Dessa forma, poderá perceber o quanto o candidato está animado com a possibilidade de ser contratado.

Valorize todos os diferenciais da empresa, como o respeito pelos funcionários, os recursos e ferramentas disponíveis, opções de trabalho presencial ou online, o perfil da equipe que já atua na empresa e outros aspectos que julgar relevantes.

Saiba o que incluir no feedback da entrevista

Considere incluir estes detalhes sobre suas percepções no feedback da entrevista:

  • Primeiras impressões: inclua avaliações iniciais sobre seu caráter e traços de personalidade e como sua impressão mudou ou permaneceu a mesma ao longo da entrevista.
  • Momentos relevantes da entrevista: quando um candidato o impressionar durante a entrevista, anote esses momentos na hora para não esquecê-los.
  • Insights sobre hard e soft skills: certifique-se de capturar as habilidades técnicas e sociais dos candidatos para garantir que esteja apresentando uma visão geral das suas habilidades para a função.
  • Visão geral da entrevista: você pode ser o único entrevistador, por isso, é importante preparar um resumo de como foi a entrevista para os outros membros da equipe de recrutamento.
  • Próximas etapas: deixe claro para a equipe se você acredita que um candidato deve continuar no processo de recrutamento ou não. Se você não tiver certeza, explique por que está incerto para que a equipe possa avaliar a candidatura e ajudar na decisão.

Como dar um feedback negativo em um processo seletivo?

Dê feedback o mais rápido possível

Quando o assunto é feedback em processo seletivo, a velocidade da resposta é importantíssima.

Lembre-se de que o candidato está esperando ansiosamente por essa ligação ou e-mail, e pode até mesmo depender do retorno para decidir sobre outras oportunidades.

Então, assim que souber qual é seu candidato aprovado, comunique imediatamente os outros participantes.

Adapte a resposta à etapa do processo

Outra dica essencial é adequar os feedbacks a diferentes etapas do seu processo seletivo.

Por exemplo, se o candidato não passou na triagem inicial, você pode enviar apenas uma mensagem breve por e-mail informando que não foi desta vez, mas que podem surgir novas oportunidades no futuro.

Inclusive, você pode automatizar os e-mails mais simples de aprovação e reprovação, facilitando ainda mais as respostas.

Agora, se o feedback negativo, seria válido enviar uma mensagem mais completa e personalizada, ou mesmo telefonar para o candidato reprovado.

Evite comparações

Um dos erros mais comuns do feedback negativo para os candidatos é comparar seu desempenho com o dos concorrentes.

Ao invés de dizer que o outro candidato tinha as competências desejadas, você pode simplesmente mencionar quais habilidades o profissional poderia desenvolver.

Assim, você não gera frustração no candidato reprovado e ainda incentiva a busca pela capacitação. 

Reforce os pontos positivos e dê dicas

No caso dos feedbacks mais detalhados, você deve ressaltar os pontos positivos do candidato na entrevista antes de falar sobre as falhas.

Depois, é importante ser honesto e dizer quais pontos podem ser melhorados.

Afinal, tudo o que o candidato quer são dicas para se sair melhor na próxima entrevista, e não custa nada ajudá-lo a melhorar seu desempenho.

Com certeza, ele ficará muito grato pela sua atenção e terá uma excelente impressão da empresa.

Deixe as portas sempre abertas

Por fim, deixe claro que um feedback negativo não é o fim do relacionamento com a empresa.

Agradeça a participação do profissional e diga que vai entrar em contato para novas oportunidades no futuro, que se encaixem melhor em seu perfil.

Pode parecer clichê, mas basta você cumprir essa promessa para criar uma experiência do candidato muito acima da média.

Diferença entre feedback construtivo vs. destrutivo

a esquerda a frase: feedback construtivo vs. destrutivo e direita uma pessoa montando um quebra-cabeça

O feedback construtivo foca nos bons aspectos dos candidatos, como suas habilidades ou experiências profissionais mais relevantes.

Existem vários benefícios em compartilhar feedback construtivo, pois poderá ajudar o candidato a melhorar em algo para próximas entrevistas.

Por outro lado, o feedback destrutivo se concentra nos pontos fracos e no que está faltando no currículo do candidato. Nesse caso, você pode ajudar com conselhos sobre cursos ou algo que esteja faltando para ele se destacar no mercado.

Feedback negativo: entenda a importância

Aprender como dar feedback negativo para o candidato não é fácil, mas é fundamental para melhorar a experiência do seu processo seletivo.

Confira alguns motivos para nunca deixar os participantes do recrutamento sem resposta.

Garantir seu employer branding

O employer branding é a gestão da sua marca empregadora, que garante sua reputação e atratividade para talentos no mercado.

Segundo a pesquisa The State of the Candidate Experience, realizada em 2016 pela Carrer Arc, 60% dos empregadores entrevistados já se depararam com críticas ao seu processo seletivo publicadas na internet.

Isso significa que mais da metade dos profissionais pesquisados teve uma experiência ruim durante a seleção e compartilhou publicamente suas opiniões negativas sobre a empresa.

Já imaginou o impacto de comentários criticando seu processo seletivo em sites populares como o Glassdoor?

É claro que isso é péssimo para o seu employer branding e pode prejudicar sua capacidade de atrair os talentos certos, por isso, a importância de dar um retorno aos candidatos.

Destacar-se pela experiência do candidato

Por outro lado, se você oferecer uma experiência do candidato satisfatória, terá muito mais chances de se destacar como uma excelente empresa para se trabalhar.

Segundo o relatório 2018 Talent Board Candidate Experience Benchmark, os candidatos que recebem um feedback no mesmo dia da entrevista ou teste (negativo ou positivo) têm 52% mais chances de consolidar seu relacionamento com a empresa.

Ou seja: uma simples resposta demonstra o respeito da empresa pelo profissional e faz com que ele queira se candidatar a novas vagas, tornar-se cliente ou mesmo recomendar seus produtos e serviços aos amigos e familiares.

Além disso, a experiência do candidato é o primeiro passo para construir uma experiência do colaborador memorável. 

Humanizar o processo seletivo

Infelizmente, a falta de retorno é tão comum nos processos seletivos que muitos candidatos já nem esperam por uma resposta.

Na pesquisa da Carrer Arc, 65% responderam que nunca, ou raramente, são notificados sobre o andamento da seleção, enquanto 51% afirmam que só receberam uma resposta depois de um mês.

Sabemos como a busca por emprego gera ansiedade e estresse, e esse quadro só piora quando as empresas não dão o mínimo feedback aos profissionais.

Por isso, cabe a você humanizar o processo seletivo na sua empresa, não apenas para melhorar sua reputação, mas também por uma questão de valores.

Construir seu banco de talentos

Ao oferecer um feedback honesto aos candidatos, você mantém as portas da empresa abertas para novas oportunidades e investe no seu banco de talentos. 

Assim, mesmo que o profissional não tenha se encaixado na vaga desta vez, nada impede que você entre em contato para preencher uma posição futura. 

Essa estratégia vai poupar tempo e dinheiro, pois você já terá avaliado o profissional e saberá exatamente qual o seu perfil. 

Modelos de feedbacks em processo seletivo pós-entrevista

a direita a frase: feedbacks pós-entrevista e a esquerda imagens com duas pessoas em cada retrato com setas no meio de um para o outro

Exemplos de feedbacks positivos

Olá [nome do candidato (a)], tudo bem?

Gostaríamos muito de agradecer o interesse, disponibilidade e tempo investidos ao longo do processo seletivo para fazer parte da nossa equipe. 

Acreditamos que você está alinhado com o que procuramos e com os nossos valores da empresa. 

Portanto, parabéns! Você está aprovado(a) para a vaga de (nome da vaga)!

Em breve, você receberá um contato do nosso time de Recursos Humanos para acertar os detalhes da contratação e envio dos documentos necessários.

Seja bem-vindo(a) à (empresa)!

Exemplos de feedbacks negativos

Experiência insuficiente

Olá [nome do candidato (a)], tudo bem?

Foi ótimo conhecê-lo, mas infelizmente estamos avançando com outro candidato. Embora gostamos muito de ouvir sobre sua experiência, estamos procurando alguém com mais conhecimentos específicos em alguns quesitos mais técnicos da função.

Não desanime, você é um ótimo profissional e existem muitos cursos que você pode fazer para aprender as habilidades que precisa. Com certeza, assim você terá um melhor resultado na sua próxima aplicação para uma vaga nessa área.

Agradeço seu tempo e sua compreensão. Boa sorte!

Mau desempenho no teste

Olá [nome do candidato (a)], tudo bem?

Foi ótimo conhecê-lo, mas infelizmente estamos avançando com outro candidato. Sua experiência e conhecimentos pareciam uma ótima combinação para nós, mas o resultado do teste ficou abaixo do esperado.

Sei que esta não é a notícia que você queria ouvir, então peço desculpas por isso. Entretanto, é comum nas entrevistas com testes muitos candidatos sentirem que estão sob pressão e não conseguirem aplicar todo seu potencial naquele momento.

Então pensei em dar alguns conselhos, talvez seja interessante treinar um pouco mais para ter um desempenho mais rápido e ficar mais tranquilo no teste. Com certeza, na próxima entrevista com teste você terá o sucesso desejado!

Agradeço seu tempo e sua compreensão. Boa sorte!

O candidato foi a segunda opção de escolha

Olá [nome do candidato (a)], tudo bem?

Foi bom conhecê-lo e gostaria de ter notícias melhores para você, mas infelizmente estamos avançando com outro candidato. Eu quero que você saiba que esta foi uma decisão difícil e que você não deixou a desejar em nenhum requisito.

Eu adoraria manter contato com você e realmente incentivá-lo a se candidatar à próxima função que for aberta na empresa. 

Agradeço seu tempo e sua compreensão. Boa sorte!

Conclusão sobre feedback nos processos seletivos

Viu como dar feedback nos processos seletivos não tem mistérios?  Às vezes, não importa quanto seja detalhado o feedback que você ofereça, o candidato ficará agradecido de receber uma resposta.

Nesse sentido, esperamos que esses exemplos de feedbacks ajudem você a manter um ótimo relacionamento com os candidatos para sua próxima vaga.

Afinal, um feedback é o mínimo que todo profissional espera da empresa após participar do processo seletivo. Além disso, você pode se diferenciar das outras empresas com essa atitude simples. 

No marketplace da Revelo, por exemplo, as empresas são encorajadas a dar o feedback aos candidatos logo após a entrevista. Assim, todos os profissionais terão uma boa imagem da sua empresa, sendo contratados ou não.

Inclusive, o processo de feedback pode ser realizado na plataforma da Revelo de forma simples e prática. Em poucos instantes, o candidato receberá a resposta da empresa.

Revelo: sua plataforma de recrutamento tech

Agora que você aprendeu mais sobre como dar feedback aos candidatos em processos seletivos, basta escolher a plataforma de recrutamento ideal para auxiliar você na contratação de profissionais qualificados.

A Revelo utiliza tecnologias exclusivas para pré-selecionar seus candidatos, que incluem testes técnicos e análises criteriosas que comprovam as habilidades dos profissionais.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Vantagens que só a Revelo oferece

  • Acesse um marketplace tech com engajamento efetivo de 9 entre 10;
  • Descreva o perfil, escolha os candidatos e faça entrevistas na plataforma;
  • Selecione os candidatos por habilidades ou experiências profissionais;
  • Receba suporte especializado para buscar os melhores talentos para sua empresa.

Faça seu cadastro e veja uma demonstração da plataforma. Experimente!

Related Posts