Ferramentas para headhunters: saiba como facilitar a busca por talentos

0
Share

Quer contar com recursos avançados para encontrar talentos rapidamente? Conheça diversas ferramentas para headhunters super úteis. Veja se seguir!

Você já utiliza ferramentas para headhunters? Com a evolução do RH tecnológico, você já pode contar com recursos avançados para agilizar seu processo de recrutamento e seleção e busca de candidatos.

Esqueça a dificuldade em encontrar e atrair talentos: já existem algoritmos, softwares e plataformas de recrutamento e seleção que aceleram esses processos para você. 

Por isso, se você ainda está separando currículos manualmente, este artigo vai mudar sua forma de recrutar e selecionar candidatos qualificados com a ajuda das melhores ferramentas para headhunters. Vamos conferir?

Importância das ferramentas digitais para headhunters

As ferramentas para headhunters, especialmente as digitais, existem para resolver os principais problemas do recrutamento e seleção, por exemplo:

  • Dificuldade em encontrar candidatos qualificados conforme os requisitos;
  • Demora na triagem e análise de currículos;
  • Falta de candidaturas para a vaga;
  • Incompatibilidade do candidato com a empresa;
  • Falhas de comunicação com candidatos;
  • Problemas para agendar várias entrevistas presenciais.

Você identifica algumas dessas deficiências no seu modelo de trabalho?

A seguir, vamos entender como a tecnologia pode facilitar esses objetivos e ajudar você a recrutar com maior eficiência

7 ferramentas digitais para headhunters

Quando o assunto é ferramentas digitais para headhunters, a internet trouxe soluções revolucionárias para encontrar e selecionar candidatos. Confira a seguir as mais relevantes: 

1. Mídias sociais

Você já deve ter ouvido falar sobre o recrutamento social ou social recruiting, que consiste em buscar e selecionar seus candidatos diretamente nas mídias sociais.

Nesse caso, a vantagem é poder utilizar os filtros e ferramentas de segmentação que as redes sociais oferecem para encontrar os melhores profissionais e se aproximar facilmente deles.

Além de ajudar no contato mais direto, ajuda a fazer uma triagem por especializações, experiência, colaborações nas empresas anteriores e redes de relacionamento.

Desse modo, os recrutadores e headhunters podem entrar em contato com o candidato nas plataformas de mídias sociais. Por exemplo, no Twitter os recrutadores são capazes de atrair candidatos e fazer contato de forma mais natural.

O Twitter é uma ótima rede social que você pode usar para alcançar candidatos passivos. Pois, ele fornece muitas ferramentas para encontrar candidatos potenciais, como:

Listas do Twitter

Em resumo, as listas do Twitter permitem selecionar grupos de usuários com interesses semelhantes. 

Por exemplo, se você quiser apenas ler os tweets dos desenvolvedores de uma empresa de jogos, poderá criar uma lista com os perfis dos desenvolvedores que trabalham nessa empresa.

Desse modo, você pode usar as listas do Twitter para recrutar candidatos passivos reunindo as pessoas que deseja contatar em um só lugar. 

Em seguida, sempre que encontrar um candidato em potencial para uma vaga, você poderá enviar uma mensagem para ele e adicioná-lo à lista. 

À medida que mais pessoas forem adicionadas à lista, sua empresa terá uma presença maior no Twitter. Essa prática pode aumentar suas chances de obter respostas das pessoas da lista, se você decidir entrar em contato por meio de mensagens privadas.

Busca Avançada

Assim como o LinkedIn, o Twitter oferece uma função de busca avançada para localizar candidatos usando critérios como palavras-chave, hashtags, idiomas e localização. 

Além disso, as pessoas também podem usar a ferramenta para marcar e mencionar usuários que possam estar interessados ​​em sua oportunidade de trabalho.

Hashtags

As famosas hashtags também podem ajudá-lo a localizar candidatos ao usar palavras-chave específicas para cada habilidade, dessa forma, você poderá encontrar talentos que possam estar interessados ​​em seu cargo

Uma dica é usar geradores e ferramentas de hashtags online para ajudá-lo a gerar, visualizar e usar as hashtags de forma eficaz.

LinkedIn

A rede social profissional LinkedIn atrai pessoas de todas as áreas, criando um potencial conjunto de talentos para as empresas. De forma simples, você pode se conectar com todos esses profissionais e entrar em contato com eles para vagas abertas. 

No LinkedIn, as pessoas estão mais abertas a conversar com recrutadores e empresas. Veja a seguir dois recursos que você pode usar para pesquisar candidatos:

Recursos de pesquisa

O LinkedIn possui uma função de pesquisa poderosa que permite inserir palavras-chave para localizar candidatos passivos, por exemplo, local, função ou setor. 

As palavras-chave podem ajudá-lo a restringir suas escolhas filtrando os candidatos conforme a educação e a experiência necessárias para sua vaga de emprego aberta. Isso permitirá que você se conecte com os candidatos que se encaixam na vaga e empresa.

Pessoas também visualizadas

No LinkedIn, outra forma de encontrar candidatos passivos relacionados ao seu segmento é usar o recurso pessoas também visualizadas. 

Essa é uma ferramenta que aparece no lado direito do perfil da empresa ou candidato e fornece informações sobre as pessoas que visualizaram a página no LinkedIn. 

Às vezes, esse recurso mostra perfis sugeridos com base em afinidades, como o segmento de trabalho ou palavras-chave.

2. Glassdoor

O Glassdoor é outra ferramenta interessante para headhunters, com uma seção dedicada ao anúncio de vagas.  Atualmente, estão atuando em parceria com o site de empregos Indeed.

O site é famoso pelas avaliações anônimas feitas por colaboradores e ex-colaboradores, e funciona como uma grande plataforma de gerenciamento do employer branding.

Logo, a proposta é usar as ferramentas de marca empregadora para encontrar candidatos que já estão envolvidos com a empresa. 

3. Softwares de recrutamento

Os softwares de recrutamento são ferramentas completas para agilizar o trabalho do headhunter. De modo geral, você vai encontrar soluções com as seguintes funcionalidades:

  • Descoberta de candidatos em diferentes bancos de currículos e fontes de talentos;
  • Recursos para engajar candidatos em diferentes canais de comunicação (e-mail, mídias sociais, WhatsApp, etc.);
  • Automação de tarefas como agendamento de entrevistas e triagem de currículos;
  • Criação de formulários inteligentes de candidatura.

Dependendo do sistema, você pode ajustar os módulos às suas necessidades de recrutamento e seleção.

4. Ferramentas de análise de dados

O conceito de analytics chegou ao recrutamento e é uma poderosa ferramenta para headhunters, permitindo que você analise seus candidatos automaticamente com o poder dos dados.

Isso significa usar ferramentas que cruzam os dados dos profissionais com os requisitos da vaga para encontrar a combinação ideal, além de oferecer um perfil completo dos candidatos em poucos cliques.

Um exemplo é a ferramenta Crystal, que permite avaliar a personalidade dos candidatos a partir dos dados de suas mídias sociais. No entanto, algumas plataformas de recrutamento e seleção também oferecem ferramentas de análises de dados.

5. Marketplaces de talentos

Para facilitar ainda mais sua missão como headhunter, existem plataformas de recrutamento e seleção que conectam você diretamente aos melhores profissionais da sua área.

São os marketplaces de talentos, que usam a tecnologia para pré-selecionar candidatos de alto nível em mercados específicos, criando um banco de talentos excepcional para as empresas cadastradas.

Existem, por exemplo, marketplaces direcionados à área de tecnologia, onde você pode encontrar profissionais qualificados e pré-selecionados com mais agilidade.

6. Ferramentas de entrevista online

Atualmente, muitas empresas estão preferindo realizar as entrevistas online. Afinal, as entrevistas presenciais podem precisar de muito tempo e recursos.

Nesse caso, ferramentas como o Skype, Zoom, e Hangouts permitem que você faça chamadas de vídeo e conheça melhor os profissionais antes de marcar uma reunião.

Assim, é muito mais fácil avaliar quem se encaixa melhor na vaga, sem ter todo o trabalho do deslocamento e preparação para entrevistas na empresa.  

7. Testes online

Se a sua dificuldade é na fase de testes, saiba que existem testes online sob medida para avaliar a personalidade, competências e perfil dos seus candidatos.

Você pode usar desde um formulário simples para avaliar o perfil psicológico, até testes mais elaborados que comprovam as hard skills mais complexas.

Além disso, há a opção de criar seus próprios questionários e aplicar testes e pesquisas personalizados, usando ferramentas como o Survey Monkey. 

A melhor ferramenta para headhunters

No universo de ferramentas para headhunters na internet, existe um recurso essencial para o sucesso do recrutamento e seleção, chamada Revelo.

A Revelo é um marketplace da área de tecnologia com sua plataforma repleta de profissionais de alto nível e empresas nacionais e internacionais em busca de candidatos.

Ao se cadastrar na plataforma, você encontra os candidatos perfeitos para sua vaga em uma simples busca, podendo chamá-los imediatamente para entrevistas e agilizar suas contratações

Quanto à qualificação, não se preocupe: a Revelo aplica testes técnicos e análises criteriosas por meio da inteligência artificial, garantindo que somente os melhores sejam aprovados.

Assim, ficará mais fácil encontrar os candidatos mais promissores para preencher qualquer vaga, inclusive na área de tecnologia. 

Então, se você quer acelerar sua caça aos talentos, aposte em ferramentas para headhunters que encurtam o caminho até a contratação. 

Revelo: sua plataforma de recrutamento tech

Agora que você aprendeu mais sobre ferramentas para headhunters, basta escolher a plataforma de recrutamento ideal para auxiliar você na contratação de profissionais qualificados.

A Revelo utiliza tecnologias exclusivas para pré-selecionar seus candidatos, que incluem testes técnicos e análises criteriosas que comprovam as habilidades dos profissionais.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Vantagens que só a Revelo oferece

  • Acesse um marketplace tech com engajamento efetivo de 9 entre 10;
  • Descreva o perfil, escolha os candidatos e faça entrevistas na plataforma;
  • Selecione os candidatos por habilidades ou experiências profissionais;
  • Receba suporte especializado para buscar os melhores talentos para sua empresa.

Faça seu cadastro e veja uma demonstração da plataforma. Experimente!


Related Posts