Fit cultural: em busca da sintonia perfeita no processo seletivo

0
Share

Confira as dicas da Revelo e saiba como contratar o candidato com o fit cultural ideal para sua empresa!

Cada vez mais as empresas estão priorizando o conceito de fit cultural na hora de contratar, percebendo que somente as experiências profissionais anteriores e as habilidades técnicas, nem sempre não são garantia de sucesso.  

Além de preencher os requisitos da vaga, o candidato ideal deve se adequar-se aos valores, comportamentos, ambiente de trabalho e métodos da empresa. 

O fit cultural é um conceito de Recursos Humanos que representa a probabilidade de um profissional se adaptar aos valores, princípios e comportamentos de uma empresa. Como o próprio termo indica, é a adequação do candidato com a cultura da empresa. 

Em outras palavras, é o grau de alinhamento do candidato com a cultura organizacional, que determina suas chances de se adaptar a equipe e progredir na empresa, desta forma, o sucesso será possível para ambos os lados.  

O conceito fit cultural ganhou importância devido à valorização crescente da cultura  organizacional, reconhecida como um diferencial competitivo fundamental.  

Por isso, nada mais estratégico do que selecionar candidatos através de um recrutamento inteligente, de acordo com os propósitos e identidade da empresa, garantindo a integração  adequada entre os membros da equipe e departamentos. 

Confira o conteúdo que preparamos para você e saiba tudo sobre fit cultural!

Vantagens do fit cultural para a empresa 

Redução do turnover 

Certamente, os altos índices de turnover são prejudiciais em diversos aspectos. Em geral, causam impactos financeiros relacionados à demissão, custos de recrutamento e seleção, treinamento e integração do novo colaborador no setor. 

Segundo o levantamento divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), em 2016, a taxa média de saída voluntária do trabalho no Brasil foi de 24%.

Por isso, é importante investir no fit cultural, sendo uma forma eficaz de prevenção contra o aumento do turnover dentro das empresas. 

Agilidade no onboarding 

Sem dúvida, ao contratar um candidato que se enquadra na cultura da empresa, o processo de  integração será mais rápido e eficiente.

Nesse sentido, a estratégia de fit cultural busca agilizar o onboarding, reduzindo o tempo de adaptação ao trabalho e, consequentemente, o candidato contratado poderá atingir um bom desempenho em menos tempo. 

Aumento do engajamento 

Sobretudo, o profissional que se identifica com os valores da empresa e se sente confortável no ambiente de trabalho, é mais propenso a obter um bom engajamento com a equipe. 

Dessa maneira, o fit cultural garante que os novos talentos cheguem motivados e contribuam com o clima organizacional, aumentando os níveis de satisfação e motivação entre os  colaboradores da empresa.  

Visão de longo prazo 

Com toda a certeza, a contratação com base em fit cultural contribui com uma visão de longo prazo. Afinal, os novos colaboradores estarão totalmente alinhados à missão, visão e valores, compartilhando dos mesmos horizontes estratégicos da empresa. 

Como resultado, a equipe de trabalho estará muito mais focada nos objetivos de longo prazo do negócio — a fórmula ideal para crescer e prosperar.  

Fit cultural X competências 

Acima de tudo, é preciso encontrar um equilíbrio entre as competências técnicas e comportamentais e a compatibilidade com a cultura da empresa.  

Nesse sentido, em empresas de cultura forte, é comum que os recrutadores prefiram candidatos mais alinhados aos seus valores, mesmo que precisem oferecer um treinamento extra para o cargo.

Em geral, é mais vantajoso ensinar habilidades específicas da função do que ajudar os candidatos a se adequarem ao ambiente de trabalho e à equipe.  

Para exemplificar, a multinacional norte-americana Apple é considerada uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, sendo um bom exemplo de cultura organizacional, principalmente pela sua forma de construir sua rede de talentos. 

No processo de seleção da Apple, o mais importante não é o currículo do candidato, mas, sim,  sua personalidade. Além disso, o objetivo é ter uma equipe que consiga encontrar soluções criativas e, consequentemente, seja capaz entregar um trabalho diferenciado. 

Sob o mesmo ponto de vista, as empresas precisam tomar cuidado para que o fit cultural não torne o processo de seleção enviesado. Às vezes, isso pode comprometer a diversidade e  inclusão nas contratações.  

Saiba como encontrar o candidato ideal 

Em geral, na busca pelo candidato perfeito, as empresas utilizam diversos critérios para encontrar o perfil que atenda ao fit cultural esperado. Porém, quanto mais criteriosa a seleção, mais lento pode se tornar o processo.  

A plataforma de recrutamento Revelo, vem para facilitar a vida dos recrutadores ao  disponibilizar candidatos pré-selecionados por meio de testes técnicos realizados no processo seletivo.

Na Revelo, os candidatos são testados em avaliações criteriosas, acelerando o processo seletivo e aumentando a eficácia na seleção. 

Dessa maneira, as habilidades exigidas são previamente comprovadas, facilitando a busca pela  sintonia perfeita entre candidato e empresa, garantindo uma relação longa e produtiva. 

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

No marketplace de talentos Revelo, você contrata candidatos de acordo com as habilidades desejadas. Com a opção Revelo Remoto, o processo seletivo pode ser feito 100% online, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Outra opção para realizar o recrutamento de desenvolvedores em tempo recorde é o Revelo Network. Ao contratar este serviço, você contará com a consultoria exclusiva de um recrutador para encontrar os melhores talentos para sua empresa.

Dessa forma, agilizamos o processo de seleção e, em até 10 dias indicamos os candidatos ideais para sua análise e decisão.

Faça seu cadastro e veja uma demonstração da nossa plataforma. Experimente!

Related Posts