A importância do fit cultural nos processos de contratação

fit cultural nos processos de contratação

Entender a importância do fit cultural pode ser um ponto de transformação para o recrutamento na sua empresa. Saiba mais no artigo escrito pelo time de Marketing da Sólides. Confira!

Ainda hoje, é bastante comum encontrar empresas que contratam novos colaboradores e, poucos meses depois, estão com as mesmas vagas abertas. Muitas das vezes, são os próprios profissionais que pedem demissão. Vem daí a importância do fit cultural!

Isso acontece quando não há “match” entre o candidato e a empresa. O principal prejuízo é para a organização, pois os gastos com recrutamento são altos e a equipe de RH acaba perdendo um tempo que poderia ser otimizado.

Além disso, um alto número de desligamentos pode trazer uma imagem negativa para a marca. Por essa razão, é extremamente importante que o fit cultural seja considerado durante os processos de contratação. 

Sabendo disso, neste post, explicaremos o que é esse conceito, qual a sua importância, como aplicá-lo nos processos seletivos e quais perguntas fazer nas entrevistas. Confira!

O que é fit cultural?

Dizemos que há um fit cultural entre uma empresa e um candidato quando ambos têm seus valores alinhados, ou seja, as crenças do profissional condizem com o que a organização e seus colaboradores defendem.

Se isso não acontece, dificilmente haverá afinidade para que o selecionado se mantenha motivado para o trabalho. Nesses casos, o próprio colaborador acaba preferindo deixar o emprego, ao perceber que não está atingindo as suas expectativas.

Pense bem: uma pessoa jovem, inovadora, provavelmente não vai se encaixar em um ambiente tradicional demais, da mesma forma como alguém mais velho e conservador pode encontrar desafios ao ser contratado por uma startup, por exemplo.  

É por isso que não basta analisar apenas o currículo: é necessário considerar outros fatores, como a personalidade, o comportamento e as soft skills.

Isso porque, o candidato ideal nem sempre é aquele cujas experiências condizem perfeitamente com o que a vaga exige, e sim o que mais tem sintonia com a cultura organizacional.

Qual a importância do fit cultural?

Existem muitos benefícios de realizar o recrutamento com base no fit cultural dos candidatos. Aqui, abordaremos quatro deles:

  • Contratações mais eficazes;
  • Retenção de talentos;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Equipes mais sinérgicas e produtivas.

Contratações mais eficazes

Ao selecionar os colaboradores por meio do fit cultural, a empresa assegura que os profissionais certos estão sendo contratados. Assim, há maior eficácia na seleção dos candidatos.

Hoje, contrata-se pelo currículo e demite-se pelo comportamento. Isso porque, ao avaliar apenas o currículo, não incluímos traços comportamentais, o que traz prejuízos futuros e acarreta desligamentos.

Retenção de Talentos

A retenção de talentos é de extrema importância e acontece quando o fit cultural é bem-sucedido. Por se identificarem com a empresa, os colaboradores permanecem por mais tempo. É o caso de profissionais que trabalham por 5, 10, 20 anos no mesmo local.

Organizações que conseguem reter talentos são mais bem-vistas no mercado competitivo e conseguem reduzir significativamente a rotatividade, o que diminui os gastos com processos seletivos e contratações.

Melhoria do clima organizacional

Como os contratados pensam de maneira similar, o clima organizacional melhora bastante em comparação com uma empresa que não analisa o fit cultural nos processos de contratação, pois tudo se encaixa melhor. 

Dessa forma, o trabalho realizado pelos colaboradores torna-se mais produtivo. Se o clima é ruim, mais profissionais se sentem insatisfeitos com o serviço realizado e as chances de deixarem o emprego são maiores.

Equipes mais sinérgicas e produtivas

Quando todos os colaboradores são selecionados pelo fit cultural, a sinergia no dia a dia dentro da empresa é maior e o trabalho é realizado com mais fluidez, pois o desempenho da equipe é melhor.

Os profissionais contratados de fato “vestem a camisa da organização”, como um time, o que faz com que estejam realmente motivados a obter bons resultados.

Como aplicar o fit cultural nos processos seletivos?

Selecionamos três excelentes maneiras de aplicar o fit cultural nos processos seletivos:

  • Mapeamento de perfil comportamental;
  • Entrevistas comportamentais;
  • Dinâmicas de grupo.

Mapeamento de perfil comportamental

Em geral, os perfis comportamentais são divididos em: comunicador, executor, planejador e analista. O mapeamento do perfil comportamental consiste em identificar como as pessoas lidam com determinadas situações.

Assim, com o perfil do candidato em mãos, o RH consegue selecionar os melhores profissionais para a vaga com maior assertividade, baseando-se no que a empresa espera do novo colaborador.

Entrevistas comportamentais

As entrevistas comportamentais são indispensáveis para o processo de seleção. Diferentemente de um processo tradicional, nessa etapa, o candidato é questionado sobre como reagiria em certas ocasiões.

Normalmente, pergunta-se sobre situações de trabalho prévias e como o profissional agiu. Nesse caso, como as perguntas não são engessadas, é possível questionar sobre decisões difíceis na vida pessoal e hobbies.

Dinâmicas de grupo

As dinâmicas em grupo podem assustar alguns candidatos, mas são uma boa opção para criar situações fictícias que permitem ver como cada um age em equipe, pois, simulam algo que pode acontecer no dia a dia da empresa. 

Quais perguntas realizar nas entrevistas de fit cultural?

Em uma entrevista de fit cultural, as perguntas tendem a ser menos óbvias, porém, objetivas. Isso ocorre para que o analista de RH consiga identificar com clareza como o profissional se comporta em momentos de adversidade.

Alguns exemplos são:

  • O que te motiva a levantar da cama todos os dias para trabalhar?
  • Qual a decisão mais difícil que você já tomou?
  • Como você lida com prazos curtos?
  • Qual foi o último conflito que você enfrentou trabalhando e como lidou com ele?
  • Qual o último erro que você cometeu e o que fez para encontrar a solução?
  • Se pudesse escolher, você trabalharia sozinho ou em equipe?

Com base nas respostas do candidato, o profissional de RH vai entender como ele pensa e saberá se ele se encaixa ou não com a cultura da empresa. Caso haja o fit cultural, a contratação é efetivada.

Por fim, com uma ferramenta simples e completa, você consegue conduzir e desenvolver vários processos da sua empresa, além de avaliar cada colaborador por seus valores culturais e habilidades técnicas.

Agora que você já aprendeu o que é fit cultural, viu a sua importância, sabe como aplicá-lo e quais perguntas fazer em uma entrevista, conheça o 9Box Cultural e descubra como fazer a gestão de talentos da sua empresa com melhores resultados!

Revelo: seu marketplace de talentos 

Agora que você já sabe mais sobre a importância do fit cultural nos processos de contratação. Basta escolher uma plataforma de recrutamento eficaz para buscar os candidatos com o fit cultural em sintonia com sua empresa.

No marketplace de talentos Revelo, você encontra os profissionais ideais para sua empresa de forma ágil e humanizada. Com certeza, ao utilizar a plataforma de recrutamento online, sobrará mais tempo para analisar o fit cultural dos candidatos e acertar na contratação. Experimente hoje mesmo!

Você está procurando por profissionais de tecnologia para sua empresa?!

Então conheça a Revelo, a maior plataforma tech no setor de captação, contratação e gerenciamento de profissionais de carreiras de tecnologia da América Latina.

Possuímos produtos que atendem empresas nacionais e internacionais por meio de um modelo único de serviço, onde desenvolvedores de software que estão à procura de seu primeiro emprego e talentos seniores que desejam dar o próximo passo na carreira se cadastram na plataforma, são previamente validados tecnicamente por meio de uma inteligência artificial e ficam disponíveis para as empresas que, graças a filtros simples como habilidades, senioridade, diversidade e afins, podem rapidamente selecionar os melhores profissionais do mercado para iniciar seus processos seletivos. 

Desta forma oferecemos processos em até 14 dias, 95% mais assertivos e 100% humanizados!

Psiu, você está procurando por novos profissionais para sua empresa? 

Conte com o marketplace de talentos Revelo!

Aqui  você encontra profissionais de diversas áreas, de forma ágil e humanizada.

Cadastre-se na Revelo e descubra o match perfeito entre empresas incríveis e os melhores talentos. como reduzir em até 70% o tempo de contratação e encontrar talentos excepcionais para a sua empresa

scroll to top