Ensino superior: entenda sua importância para aumento salarial

Remuneração de profissionais de tecnologia

O profissional com diploma de ensino superior chega a ganhar três vezes mais em algumas áreas de trabalho. Saiba como conquistar o aumento salarial com Revelo Up!

Cada vez mais, é fundamental para os profissionais investir em formações e aprendizados contínuos para se destacar no mercado de trabalho.

Por exemplo, o curso de formação superior é um pré-requisito em muitas áreas de trabalho, considerado pelos gestores uma base sólida de conhecimento para os profissionais lidarem com os principais desafios da carreira.

Segundo relatório da Revelo, a formação superior está diretamente relacionada aos melhores salários. Ao analisar a média salarial de muitos profissionais, foi constatado um aumento de até três vezes se comparado aos que não possuem diploma de curso superior.

Ainda segundo o estudo, a empregabilidade para profissionais com diploma de ensino superior teve um aumento de 4,1% nos últimos dois anos. Enquanto, para os profissionais que concluíram apenas o ensino médio, a taxa cresceu apenas 2,3%.

Logo, os profissionais com formação superior, tendem a ter mais facilidade para encontrarem uma oportunidade de trabalho e receberem salários mais altos, quando comparados às pessoas apenas com ensino médio.

Confira a média salarial por carreira em relação à formação profissional:

ensino superior

Ao analisarmos mais profundamente o histórico acadêmico dos profissionais, percebemos que a situação para as pessoas que concluíram apenas o ensino fundamental é preocupante. Neste caso, a empregabilidade teve queda de 5,2%.

Acesso ao ensino superior no Brasil ainda é baixo

Segundo levantamento realizado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE) em 2019, apenas 21% dos jovens brasileiros, entre 25 e 34 anos, concluíram o ensino superior.

Essa é a média mais baixa entre muitos países da América Latina, países como a Argentina alcançaram 40%, Chile 34%, Colômbia 29% e Costa Rica com 28%.

Entretanto, apesar de apresentar a menor taxa, o Brasil apresentou melhora nos últimos 10 anos. Em 2008, o percentual de brasileiros com diploma era de 18%.

Fatores como a pobreza, a dificuldade de acesso à escola, a necessidade de trabalho e o desinteresse são os principais motivos para a não conclusão dos estudos.

Efeitos da pandemia no mercado

Em 2020, a pandemia trouxe desafios para muitos setores do mercado. Por exemplo, acelerou as contratações em segmentos essenciais, como aqueles responsáveis pela produção de embalagens, álcool em gel e serviços de entregas.

Essas demandas motivaram muitas empresas a buscarem novos profissionais para suprir o aumento da produção. Para muitas destas atividades, se sobressaem os cargos na área de tecnologia, recursos humanos e finanças.

Além disso, em muitos segmentos, as contratações seguem se comportando de maneiras similares. Por exemplo, nas áreas de tecnologia, marketing, finanças, saúde e e-commerce.

Afinal, com a aceleração do processo de transformação digital nas empresas, os profissionais de tecnologia ganharam ainda mais destaque.

Panorama de salários na área de tecnologia

O relatório da Revelo indica que a área de Marketing Online teve o maior aumento no panorama salarial em relação ao ano de 2019, de 22,66%, seguida pela área de Design, com aumento de 19,62%.

A carreira de Desenvolvedor também se manteve em alta durante 2020, registrando 67,51% das buscas totais na plataforma de recrutamento e, em média, um aumento salarial de 16,66%.

Outras carreiras de TI também tiveram crescimento na média salarial comparado a 2019. Entre elas: Tecnologia da Informação, com 10,78%; e Negócios, com 10,69%.

Já a área de Business Intelligence teve aumento salarial menor, de 8%, mas a demanda por esses profissionais se manteve constante durante todo o ano. Apenas os salários na área de Finanças apresentaram queda em 2020, cerca de 20,18%.

Dê um UP no seu salário e na sua carreira

Com o Revelo UP, você faz o curso ideal para seu currículo e em menos de um ano poderá conquistar o desejado aumento de salário.

No programa, são oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças, design em mais de 30 escolas parceiras, presencial ou à distância.

Além disso, o participante receberá o apoio do time da Revelo para acompanhar sua jornada. Desde a decisão sobre o curso ideal, até a sua preparação para entrevistas.

E, o melhor! Se aprovado no programa, poderá pagar o financiamento somente após a conclusão do curso, em até 24x no boleto.

Aproveite a oportunidade, inscreva-se hoje mesmo no Revelo Up e dê um Upgrade no salário

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

Cadastre-se hoje mesmo na plataforma de recrutamento Revelo, e encontre as melhores oportunidades profissionais do mercado, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com o Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato. Experimente!

scroll to top