7 frases de Bill Gates que valem por uma mentoria profissional

Frases de Bill Gates para se inspirar: imagem ilustrativa

Uma seleção de frases de Bill Gates é o que você precisa para se inspirar e avançar na sua carreira. 

Afinal, estamos falando de um dos maiores empreendedores do mundo, que construiu um império da tecnologia do zero e revolucionou o conceito de computador pessoal.

Com certeza, você deve ter lições valiosas a aprender com esse guru da tecnologia e gestão. 

Então, que tal conhecer algumas das melhores frases de Bill Gates e seguir seus passos?

Continue lendo e sinta-se como um mentorado

Por que se inspirar nas frases de Bill Gates?

William Henry Gates III, ou simplesmente Bill Gates, é um dos grandes visionários do mundo dos negócios, responsável pelo império da Microsoft.

Ele nasceu em outubro de 1955, em Seattle, EUA, e evoluiu de um adolescente hacker fascinado por tecnologia para um bilionário da computação. 

Frequentador assíduo do pódio dos mais ricos do mundo, Bill Gates voltou a ultrapassar Jeff Bezos e ocupar o posto de maior bilionário do planeta recentemente, acumulando uma fortuna de US$ 110 bilhões, conforme noticiado pelo Olhar Digital em novembro de 2019.

Mesmo afastado da Microsoft e se dedicando à empresa apenas uma vez por semana, sua bagagem em gestão estratégica é suficiente para guiar a empresa a resultados cada vez melhores.

Além disso, todo o tempo livre de Bill Gates é voltado à filantropia, por meio do trabalho inspirador da Fundação Bill & Melinda Gates.

Logo, temos muito a aprender com esse ícone dos negócios na era digital, e não faltam frases de impacto em seu legado. 

7 frases de Bill Gates que valem por uma mentoria

Você já deve ter ouvido algumas frases de Bill Gates por aí, mas esse é o momento de encontrar lições valiosas por trás de cada uma delas. 

Confira as palavras inspiradoras desse grande mentor. 

1. Sobre persistência

Vamos começar com uma das frases mais famosas de Bill Gates, que aborda a persistência e resiliência:

“Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, pois a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar aonde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz.”

De fato, a trajetória de Bill Gates é marcada por reviravoltas e obstáculos, ao contrário do que muitos pensam quando veem o “homem mais rico do mundo”. 

A verdade é que não há uma trajetória linear, sem desafios, erros e dúvidas no caminho — na verdade, superar esses problemas e aprender com eles é o diferencial dos vencedores.

A primeira empresa de Bill Gates, por exemplo, chamava-se Traf-o-data e não foi para frente por conta do receio dos investidores em relação à pouca idade dos fundadores (Bill e Paul Allen tinham, na época, pouco mais de 17 anos). 

2.  Sobre o sucesso

Se há alguém com credibilidade para falar sobre o sucesso, esse alguém é Bill Gates. 

Veja o que ele pensa sobre o assunto:

“O sucesso é um professor traiçoeiro. Ele seduz pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão perder.”

Ou seja: o status “bem-sucedido” pode ser perigoso, principalmente quando você perde a noção dos riscos envolvidos.

Por isso, além de comemorar as vitórias, também é importante se manter vigilante e não deixar o êxito subir à cabeça. 

3. Sobre mudanças

“As pessoas sempre têm medo das mudanças. Tinham medo da eletricidade quando foi inventada”.

Com essa frase, Bill Gates coloca o impacto das mudanças em perspectiva, mostrando que existe entre nós uma resistência natural ao novo.

De fato, é normal sentir medo diante de uma grande mudança, seja uma nova oportunidade na carreira ou um desafio no trabalho atual — mais um motivo para seguir em frente, mesmo com receio. 

4. Sobre liderança

Um bilionário da tecnologia e ícone mundial dos negócios precisa ser, acima de tudo, um grande líder. 

Por isso, guarde essa lição de Bill Gates:

“Olhando para o próximo século, os líderes serão aqueles que empoderam os outros.”

Essa frase vai ao encontro das concepções modernas de liderança, que definem o líder como uma referência que guia, inspira e motiva pessoas a darem o seu melhor por um objetivo comum — e não uma figura autoritária que apenas dá ordens.

5. Sobre concorrência

“A chave do sucesso nos negócios é perceber para onde o mundo se dirige e chegar lá primeiro”. 

Ou seja: Bill Gates resumiu o conceito de visão estratégica nos negócios, que significa enxergar além e ter grandes ideias antes da concorrência. 

Da mesma forma, você será mais bem-sucedido na sua carreira se for capaz de antecipar as tendências e movimentos do mercado e souber se diferenciar dos competidores. 

6.  Sobre relações

Além de ser um grande estrategista, Bill Gates também deve parte de seu sucesso à escolha dos parceiros certos para empreender. 

Sobre isso, ele resume:

“Cerque-se de pessoas que te desafiam, te ensinam e te impulsionam para alcançar o seu melhor”. 

Então, será que as pessoas ao seu redor cumprem esses três requisitos?

É um bom momento para fazer essa avaliação e priorizar relações que contribuam com seu progresso pessoal e profissional. 

7. Sobre poder

Para fechar a coletânea, uma das frases mais profundas de Bill Gates, sobre o conceito de poder:

“O poder não vem do conhecimento monopolizado, mas sim do conhecimento compartilhado.”

Com isso, o guru da Microsoft quer dizer que compartilhar é a chave para avançar no conhecimento e chegar a soluções inovadoras, como ele próprio difundiu na cultura da sua empresa.

Assim, as competências de comunicação, colaboração e trabalho em equipe são cada vez mais requisitadas nas organizações, assim como a capacidade de influenciar pessoas para alcançar objetivos. 

Vá além das frases de Bill Gates na sua jornada

Depois de se inspirar com as frases de Bill Gates, você já pode colocar em prática o legado do homem mais rico do mundo. 

Comece agindo como um verdadeiro visionário e estrategista: aonde você quer chegar e o que fará para alcançar seus objetivos profissionais?

Em seguida, deixe o medo para trás e dê o próximo passo para avançar no seu plano de carreira, tendo em mente que cada erro é um aprendizado e seguir em frente é a única opção.

Se o seu próximo desafio envolve um cargo em uma empresa inovadora, a Revelo pode ajudar com seu marketplace de talentos exclusivo. 

Lá, você se cadastra para ser encontrado pelas melhores empresas do mercado, que estão em busca de profissionais de alto nível em carreiras de negócios, tecnologia e marketing.

E o melhor: você não paga nada para exibir seu perfil online, e ainda pode escolher para quais empresas estará visível

Gostou das frases de Bill Gates e dicas para avançar na carreira?

Então, aproveite para  compartilhar o post e inspirar sua rede profissional

scroll to top