Saiba como gerenciar equipes remotas de tecnologia de forma eficaz

0
Share

Para gerenciar equipes remotas de tecnologia é preciso de ferramentas precisas, profissionais comprometidos e uma liderança eficaz. Confira algumas dicas!

De grandes empresas globais a negócios locais, as organizações em todo o mundo estão se adaptando as práticas de trabalho de casa. Além dos cuidados com a saúde em tempos de Covid-19, o trabalho remoto oferece vantagens como a flexibilidade de horário, economia financeira e preservação do meio ambiente. 

Por conta dessa nova realidade, algumas empresas estão enfrentando alguns desafios para gerenciar equipes remotas de tecnologia. Enquanto outras, já reuniram alguma experiência nesta prática de trabalho e estão mais adaptadas. 

Segundo o Global Workplace Analytics, o número de pessoas que trabalham em casa aumentou 140% entre 2005 e 2019. Além disso, 56% dos colaboradores trabalham em atividades que poderiam ser feitas à distância, pelo menos em tempo parcial.

A pesquisa State of Remote Report 2020 feita com 3.500 trabalhadores em todo o mundo, constatou que 98% dos profissionais desejam continuar trabalhando de casa, ao menos em uma parte do tempo. 

Entretanto, quando comparado com outras áreas, para gerenciar equipes remotas de tecnologia é preciso trabalhar com um grau ainda maior de precisão e cooperação devido aos inúmeros detalhes técnicos dos projetos digitais. 

Por isso, vamos compartilhar algumas dicas sobre como gerenciar equipes remotas de tecnologia de forma eficaz e manter os colaboradores motivados e produtivos. Confira a seguir!

Promova uma boa experiência de trabalho

Para promover uma boa experiência de trabalho remoto, é essencial manter uma comunicação constante e eficaz, além de disponibilizar aos colaboradores o acesso a ferramentas de trabalho amigáveis.

Desta forma, as mensagens serão lidas, a liderança será visível e as boas práticas de trabalho serão compartilhadas. 

Além disso, os líderes precisam definir as prioridades e orientar diariamente as tarefas através de ferramentas de gerenciamento de projetos. O objetivo é manter um ambiente de equipe produtivo, colaborativo e organizado.

Reúna a equipe virtualmente

É importante criar oportunidades para reunir toda a equipe virtualmente, seja em check-ins diários pela manhã ou em reuniões de equipe sobre os projetos em desenvolvimento.

Para isso, use ferramentas de videoconferência com recursos como transferência de arquivos, compartilhamento de tela e gravação das reuniões. Confira algumas opções:

  • Zoom Meetings: suporta reuniões com até 1000 participantes e webinars com público de 10 mil pessoas, oferece recursos de compartilhamento de tela, gravação das reuniões em nuvem e com transcrição automática.

  • Google Meet: permite criar vídeo chamadas de alta qualidade com até 250 pessoas, além da transmissão de eventos ao vivo e gravação das reuniões.

  • Microsoft Teams: realiza videoconferências com até 300 pessoas, oferece recursos de compartilhamento de tela, de arquivos e colaboração em tempo real.

Ofereça ferramentas seguras

Para manter a boa comunicação, ofereça uma plataforma segura para as conversas por mensagem de texto ou vídeo.

Uma opção é o Slack, uma das plataformas mais utilizadas nas empresas de tecnologia por conta da segurança e recursos oferecidos.

  • Slack: plataforma de mensagens baseada em canais onde é possível integrar diversas ferramentas e softwares úteis para os profissionais de TI. Por exemplo, a integração com plataformas de colaboração de código como o GitHub. 
  • GitHub: plataforma de desenvolvimento com bibliotecas de códigos para criar, editar e revisar códigos onde as equipes podem programar em conjunto de forma organizada e eficiente.

Promova uma comunicação eficaz

Ter clareza na comunicação é essencial em uma equipe remota de tecnologia. Por isso, os líderes devem fornecer detalhes suficientes para que não haja espaço para interpretações erradas. 

Neste caso, ferramentas colaborativas como Whimsical, Figma e Miro são úteis para ajudar a visualizar melhor os projetos, processos, interfaces e interações entre os colaboradores. 

Lembre-se, uma imagem vale por mil palavras, por isso, usar as ferramentas certas é fundamental para transmitir seu ponto de vista para a equipe remota.

Mantenha as informações atualizadas

Manter os colaboradores informados é fundamental no trabalho remoto. Algumas recomendações são criar uma lista continua com orientações, indicadores de trabalho e realizar check-in diário para alinhar as tarefas do dia.

Outro ponto essencial é definir metas para que as equipes tenham uma visão clara e estabeleçam objetivos de curto e longo prazo.

Para isso, uma solução é usar ferramentas de gerenciamento de tarefas para entender o que cada membro da equipe está fazendo e, acompanhar as entregas constantemente. Confira algumas opções:

  • Trello: permite incluir informações sobre prazo de entrega, objetivos e qual pessoa será responsável por cada uma das partes do projeto.
  • Asana: ferramenta de gestão de projetos em nuvem com recursos de divisão de tarefas, inclusão de prazos e níveis de prioridade para cada uma delas.

  • Jira: esse software de gestão de projetos permite que os times organizem o trabalho em quadros personalizados, e possibilita gerar as entregas através de frameworks como o Kanban e Scrum, ideal para equipes que usam metodologias ágeis.

Cuide das configurações de tecnologia

Em geral, os profissionais de tecnologia possuem um laptop da empresa para o trabalho remoto. Entretanto, também é indicado oferecer monitores, hardware e periféricos para imitar suas configurações de trabalho no escritório. 

Além disso, é essencial certificar-se que todos os membros da equipe tenham acesso à rede VPN e uma boa qualidade de conexão de internet privada.

As regras de proteção de dados também devem ser atualizadas para a troca de documentos com segurança entre os colaboradores. Às vezes, pode ser recomendado incluir um método de autenticação multifator no sistema da empresa.

Sobretudo, os gestores e suas equipes precisam se programar para realizar frequentemente auditorias de segurança para garantir que os dados da empresa e dos clientes estejam totalmente seguros. 

Facilite a programação em pares

Trabalhar à distância pode ser um desafio para os desenvolvedores que participam de revisões em pares ou programação em pares. 

Neste caso, é recomendado o uso de ferramentas como o Visual Studio Live Share para realizar as sessões conjuntas de depuração e aprendizado em pares

A ferramenta permite que os desenvolvedores trabalhem juntos e, autonomamente, em diversas linguagens de programação. A vantagem é não precisar clonar um repositório ou configurar o ambiente para começar a compartilhar as tarefas.

Proponha desafios divertidos

Outra dica para motivar sua equipe em home office é promover atividades e desafios divertidos. Desta forma, poderá preservar um assunto em comum com os membros da equipe, independente das demandas de trabalho.

Por exemplo, realizar um concurso de fotografias ou criar um torneio de jogos online, são maneiras divertidas de ajudar a equipe a manter-se positiva e integrada.

Além disso, outra sugestão é promover coffee breaks virtuais ou passeios ao ar livre durante chamadas de vídeo com a equipe. Bem como, organizar conversas ou eventos virtuais que não sejam sobre trabalho. 

Realize feedbacks constantes

Neste momento, realizar feedbacks constantes sobre como os membros da equipe estão se saindo no trabalho remoto é fundamental para trazer segurança aos colaboradores durante a adaptação.

Afinal, feedbacks positivos sobre os resultados do trabalho energizam a equipe e estimulam uma cultura de alto desempenho.

Leia também:
Desenvolvedores: saiba como atrair e reter esses profissionais

Contratação de novos profissionais online

A contratação de novos colaboradores é outro processo essencial das equipes de tecnologia e que não pode ser interrompido, mesmo no trabalho à distância. 

Sem dúvida, os gestores que conseguirem implementar um modelo de recrutamento virtual bem-sucedido, poderão ter vantagens para encontrar os profissionais ideais para suas equipes. 

Ganhe tempo para contratar profissionais de tecnologia

No marketplace de talentos Revelo, você encontra profissionais de TI de acordo as habilidades e experiências desejadas.

Com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Além disso, para contratar profissionais de tecnologia qualificados em tempo recorde a melhor opção é Revelo Prime. Ao utilizar esse serviço, você contará com a consultoria exclusiva dos recrutadores da Revelo para encontrar os melhores talentos para sua empresa em até 10 dias.

Cadastre-se na Revelo e comprove a eficiência da melhor plataforma de recrutamento!

Related Posts