Gestão de talentos: Como implementar? Guia completo 2022

0
Share

Sem dúvida, uma das estratégias mais importantes do setor de Recursos Humanos (RH) para manter uma empresa competitiva e inovadora é a gestão de talentos.

O RH é uma figura chave na gestão de pessoas de uma empresa, demonstrando o quanto cada indivíduo é vital para o sucesso da empresa.

Nesse sentido, a gestão de talentos tem por principal objetivo atrair, contratar e reter os melhores profissionais para uma empresa.

Isso porque ela é uma junção altamente eficaz de incentivos estratégicos e esforços que, quando aplicada, garante a satisfação dos seus melhores colaboradores e o avanço do seu negócio.

Por isso, continue lendo este artigo para saber mais sobre a gestão de talentos e como implementá-lo na sua empresa.

O que é gestão de talentos? 

A gestão de talentos pode ser compreendida como um processo em que o RH adota uma postura mais estratégica e aborda toda a gestão de recursos humanos com uma perspectiva mais analítica.

Dessa forma, podemos dizer que tudo, desde o processo de recrutamento e seleção até o treinamento e, por fim, a dinâmica de relacionamento com o local de trabalho, é planejado por meio de uma metodologia.

Este procedimento tem como objetivo o recrutamento de pessoas relevantes para contribuir com a estratégia global da empresa.

Nesse sentido, a gestão de talentos funciona no intuito de atrair, contratar e reter profissionais que podem atender de forma mais eficiente os clientes e que possuem um mix de talentos hard e soft que se alinham ao perfil da empresa.

Por fim, vale dizer que a gestão de talentos nas empresas vai além das preocupações estritamente burocráticas.

É uma abordagem estratégica que visa implementar ações que focam no engajamento, motivação, satisfação e retenção dos colaboradores.

Como funciona a gestão de talentos na prática? 

Na prática, além das tarefas corriqueiras já cumpridas, o gestor de RH deve incluir outras ações para gerir os talentos do negócio e manter o colaborador alinhado com a organização, como: flexibilizar os processos; otimizar o recrutamento; ser transparente; ofertar programas de onboarding (para novos colaboradores) e incentivos; melhorar os benefícios; investir em capacitação.

Como nenhum gestor sozinho pode realizar todas essas tarefas, contar com a ajuda de empresas que prestam serviços de terceirização de recursos humanos pode ser uma forma eficaz de gerenciar estrategicamente o pessoal.

Nesse sentido, você pode entrar em contato com a Revelo e se beneficiar de todo o suporte do recrutamento até a contratação oferecida pela empresa.

Por que ter uma boa gestão de talentos? 

É fundamental que uma empresa tenha um sistema de gestão de talentos para estabelecer seu crescimento. Isso porque desenvolve as competências necessárias e aproveita ao máximo as habilidades de cada colaborador.

Dessa forma, vale a pena conferir algumas razões pelas quais é inteligente adotar uma boa gestão de talentos na sua empresa.

Imagem da empresa no mercado 

As empresas que investem em estratégias de atração de talentos percebem diversos efeitos positivos em sua imagem, um deles é, sem dúvida, a forma como a empresa é vista pelo público externo de um modo geral.

Quando uma organização se preocupa não apenas com seus resultados, mas também com o desempenho e a motivação de seus colaboradores, surge um clima organizacional positivo, assim como uma cultura organizacional desejada.

Com isso, não apenas a empresa irá procurar por bons profissionais, como ela também se tornará alvo da procura de bons talentos para fazer parte da sua equipe.

Retenção de talentos

Com profissionais de alta performance integrados na equipe, as metas e objetivos da empresa podem ser realizados com distinção e dentro dos prazos estabelecidos. No entanto, se esta função estiver desabilitada, pode ocorrer o contrário.

Por isso, a retenção de talentos é fundamental. Com base nisso, é possível apresentar motivos para que os colaboradores permaneçam na empresa e estejam alinhados com sua cultura. E é através da gestão de talentos que esse processo será mantido e organizado, para que as expectativas dos atores estejam o mais alinhadas o possível. 

Qual a importância da gestão de talentos para uma empresa?

O perfil do mercado de trabalho passou por mudanças significativas, deixando muitos profissionais inseguros quanto à necessidade de oportunidades. De acordo com um estudo realizado pelo Meio e Mensagem, 48 % dos jovens entrevistados se sentem ansiosos em relação ao futuro por causa dessa insegurança.

Dessa forma, as empresas devem reconhecer que a melhor maneira de evitar a perda de talentos devido à insegurança é prestar assistência a eles. Embora a retenção de talentos sempre tenha sido importante, principalmente porque nenhum chefe quer perder seus funcionários mais produtivos para a concorrência, a situação atual exige uma relação de parceria, confiança e incentivo.

A relação empresa e profissional deve ser colaborativa, com novas formas de evidenciar o indivíduo, fazendo desta uma relação mais assertiva e evolutiva do que uma corrida simples contra seus maiores rivais. Nesse sentido, a gestão de talentos facilita a adoção de novas tecnologias, reduz custos associados a demissões e novos contratos, permite que os profissionais tenham uma carreira satisfatória e motiva as equipes.

Como fazer uma boa gestão de talento? 

Saber como as empresas devem agir para reter seu pessoal é fundamental para atingir os objetivos estratégicos. Na prática, o gestor de talentos deve seguir alguns passos para atrair pessoas que compartilhem dos valores da empresa. Veja os principais!

Possibilidade de crescimento 

A possibilidade de um incentivo é uma forma direta de expressar à sua equipe que você gosta e valoriza seu trabalho. Esse processo é fundamental para gerar motivação de crescimento dos colaboradores dentro da organização. Dessa forma, a gestão de talentos deve estar sempre ciente dos esforços das equipes! É possível fazer isso de várias maneiras, incluindo um anúncio público em uma reunião, um prêmio ou a distribuição de um certificado.

Satisfação dos funcionários

Reconhecer o funcionário é um componente crucial do processo para garantir a satisfação dos colaboradores e aumentar o desempenho final da equipe. Saber que seu trabalho está sendo bem feito e, mais importante, que seus superiores e colegas reconhecem isso, fornece motivação adicional. Bônus salarial, oferta de cursos e até um agradecimento da empresa são apenas algumas das opções para garantir que sua marca reconheça e valorize seus colaboradores.

Feedback e desempenho

Muitos funcionários gostariam de ter a oportunidade de dizer o que pensam, assim como a empresa gostaria de se posicionar para fornecer pontos de melhoria aos seus colaboradores. Por isso, estimular a entrada de ambas as partes em um relacionamento patrocinador-colaborador pode facilitar muito a retenção de talentos.

Além disso, a empresa deve avaliar o desempenho de seus funcionários para determinar se suas ações de gestão estão tendo impacto no resultado final. Esta avaliação pode ser realizada através do relatório que acompanha e das métricas de desempenho de cada colaborador.

Benefícios

Existem diversos mecanismos que a gestão de talentos pode usar para aumentar o poder aquisitivo do funcionário sem ter que alterar a base salarial. Nesse sentido, oferecer benefícios em empresas relevantes para ele e sua família resulta em uma percepção positiva de valor para o colaborador, além de permitir que ele equilibre melhor sua vida dentro e fora do trabalho.

Comunicação assertiva

Pode parecer simples comunicar, mas existem vários cuidados que devem ser tomados para que este processo seja eficaz.

Existem barreiras em qualquer comunicação que causam ruptura e interferem na compreensão da mensagem.

Esses impedimentos podem ser físicos, culturais, físicos, geográficos, tecnológicos e, principalmente, psicológicos.

Afinal, cada indivíduo tem uma forma única de absorver a informação, que é produto de todas as suas experiências cognitivas desde a infância.

Para alcançar uma comunicação mais clara em uma organização, é fundamental praticar a empatia e trabalhar o desenvolvimento da inteligência emocional em todos os momentos.

Como uma boa gestão de talentos auxilia na retenção de talentos? 

Se as empresas querem ter sucesso, elas devem fazer da gestão de talentos um aspecto central de sua estratégia de negócios e decisões de gestão.

Isso resultará em inúmeros benefícios para a organização, além de ajudá-la a ser vista de forma mais atraente pelos profissionais do mercado. 

Essa abordagem contribui para que as tarefas cotidianas sejam executadas com excelência, focando nas individualidades e no lado humano dos colaboradores.

A gestão de recursos humanos tem um papel estratégico a desempenhar no sucesso a longo prazo da organização.

Há um foco no desenvolvimento de competências e na promoção do alto desempenho.

As empresas que se dedicam à gestão de talentos podem fortalecer sua cultura organizacional, aumentar o engajamento, a motivação e a produtividade dos funcionários, reduzir a rotatividade e atrair os melhores profissionais do mercado.

Tudo isso é essencial para garantir a retenção de talentos.

Dito de outra forma, a gestão de talentos é responsável por criar estratégias de gestão de pessoas, que podem ser utilizadas para fazer com que os colaboradores permaneçam na organização, e melhor, que estejam satisfeitos ao fazer isso.

Conclusão

A gestão de talentos é uma peça central para o bom funcionamento de qualquer empresa. Isso porque ela é a principal responsável por gerir os talentos, tanto no processo de recrutamento como na criação de mecanismos de retenção dos funcionários na organização.

Garantir um ambiente harmonioso, onde todos os agentes estão integrados é essencial para uma empresa conseguir se desenvolver.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de ter acesso a muito mais sobre o tema de gestão empresarial, você deve continuar navegando pelo site da Revelo.

Além disso, você também pode contratar a empresa para auxiliar e dar suporte durante todo o processo de gestão de talentos. 

Sobre a Revelo: A Revelo é a maior empresa de tecnologia no setor de recursos humanos na américa latina, oferecendo uma plataforma de recrutamento e seleção que conecta candidatos às vagas de forma ágil e humanizada

Related Posts