Gestão de tempo: 4 iniciativas para se organizar melhor

Gestão de tempo

Confira no artigo produzido pela equipe da Totvs, 4 iniciativas para organizar sua gestão de tempo e aumentar sua eficiência e produtividade. Saiba mais!

Fazer uma boa gestão de tempo é uma maneira de garantir um ritmo de trabalho mais fluido e com maior satisfação – tanto para você como para a empresa em que trabalha. 

Estamos vivendo um momento em que o modelo home office virou protagonista para vários profissionais, e por isso, pensar em estratégias para melhorar a produtividade é o caminho certo. 

Ferramentas e métodos para deixar a rotina de trabalho mais ágil existem e já são oferecidas, seja pela empresa por meio de tecnologias, como também pelo próprio profissional na sua rotina. 

O que é gestão do tempo?

Já parou para pensar como existem pessoas que conseguem fazer muitas coisas em um recorte de tempo enquanto outras fazem bem menos? Isso pode estar relacionado a uma boa organização. 

A gestão do tempo representa de maneira geral exatamente isso: fazer mais coisas no menor tempo possível. E isso tudo sem abrir mão da qualidade.

Essa é uma preocupação que o RH vem tendo cada vez mais e, hoje em dia, inclusive, a área é capaz de mensurar, por meio de indicadores, a qualidade e quantidade de entregas por funcionários. 

Essa é uma tendência cada vez mais forte entre as empresas que possuem um RH mais digitalizado. Pode até parecer intimidador, mas a verdade é que orienta melhor os gestores na hora de dar feedbacks para os colaboradores. 

A gestão do tempo é uma pauta frequente entre líderes e RH, mas ainda existem muitas dúvidas sobre como colocar esse conceito em prática. Aqui, tentamos simplificar um pouco. 

Por que a gestão do tempo é tão importante?

A procrastinação é um dos maiores desafios na rotina de trabalho. Principalmente em casa, em que os profissionais nem sempre tem um espaço adequado para home office. 

Barulho de televisão, celular, redes sociais entre outros ruídos (que podem não necessariamente ser sonoros, mas tudo aquilo que tira o foco de uma atividade) prejudicam a produtividade. 

A gestão do tempo acaba sendo indispensável por isso, e pasmem, é importante que o tempo livre esteja nesse planejamento. Não entendeu? Nós te explicamos.

A procrastinação pode, de fato, ser um mal quando feita em excesso. Mas, quando ela não interfere nos prazos que devem ser cumpridos, ela pode ser, inclusive, fonte de criatividade e inspiração para novas ideias. Afinal, ser produtivo o tempo inteiro também não é nada saudável. 

Mas afinal, como ser mais produtivo e ter uma melhor organização das tarefas?

4 dicas para uma melhor organização do tempo

Sabemos que conseguir se organizar sozinho pode ser desafiador. Por isso, separamos algumas dicas espertas para você começar a colocar em prática agora mesmo no seu dia a dia ou mesmo dar ideias para sua empresa implementar.

1- Estipule um prazo

Fazer o trabalho tendo um prazo em mente é uma boa maneira de se desafiar e conseguir entregar as atividades. 

O ideal é fazer metas realistas para suas entregas que antecedam o prazo estabelecido com seus gestores. Assim, você cria um compromisso consigo mesmo e pode resolver impedimentos que surgem no caminho. 

2- Crie precauções contra possíveis impedimentos

É muito comum que no desenrolar de uma tarefa apareçam problemas que impeçam totalmente ou parcialmente a execução da mesma. Para isso, é importante antes de tudo verificar quais são os riscos, e tentar ao máximo evitá-los.

Isso pode acontecer de diversas maneiras. Um dado específico que você precisa contar com outra área pode se tornar um impedimento para uma entrega, por exemplo.

Por isso, vale novamente o mesmo conselho do tópico anterior: previna-se contra os impedimentos que podem surgir. 

3- Saiba priorizar as atividades

Definir uma lógica do que tem mais valor dentre as suas entregas é uma maneira eficiente de conseguir entregar no prazo e manter o seu planejamento até o fim. 

Dizer “não” pode ser uma coisa muito difícil para algumas pessoas, mas é fundamental para manter a qualidade dos projetos e entregar dentro do prazo. 

Para isso, é importante entender e ter uma comunicação transparente com a sua gestão para conseguir fazer uma priorização correta. Lembre-se: o que é prioridade para você, pode não ser para a empresa.

4- Invista em metodologias ágeis

Se a sua empresa ainda não investe em metodologias ágeis, essa pode ser uma ideia a ser dada. Afinal, são diversas ferramentas que compõem o método agile e o RH junto a diretoria pode pensar em qual o melhor caminho para tornar a rotina mais produtiva. 

Uma ideia para você utilizar no seu dia a dia é organizar suas tarefas com um quadro kanban, colocando tudo que você está fazendo, o que já foi entregue e o que está pendente. 

Revelo: seu marketplace de talentos 

Gostou das dicas sobre gestão de tempo? Está pensando em adotar essas iniciativas na sua rotina de trabalho?

Na Revelo, você pode se cadastrar gratuitamente para ser encontrado pelas empresas mais inovadoras do mercado, aumentando suas chances de conquistar o cargo ideal.

Faça seu cadastro e prepare-se para receber as melhores propostas da sua carreira. 

scroll to top