Gestores de tecnologia: o que buscam ao contratar desenvolvedores

0
Share

Entenda o que os gestores de tecnologia buscam ao contratar desenvolvedores qualificados, para formar uma equipe em sintonia com a cultura da empresa. Confira!

Diante de um cenário competitivo, muitas vezes pode ser desafiador para os gestores contratar desenvolvedores qualificados. Afinal, o mercado de tecnologia é um dos que mais crescem no país e a perspectiva é que continue em expansão.

Segundo o estudo IDC WW COVID-19 – Impact on IT Spending Survey, atualizado em setembro de 2020, as empresas de TI no Brasil estão na jornada de recuperação.

Na pesquisa, 42% das empresas disseram que seu orçamento para o próximo ano será maior do que o previsto antes da pandemia, 22% permanecem com o previsto e 36% disseram que os orçamentos devem ser menores em 2021.

Em geral, as previsões para o mercado de tecnologia são positivas. Entretanto, uma das condições para que a inovação seja possível nas empresas, é o sucesso na contratação de desenvolvedores qualificados.

Para isso, os gestores de tecnologia precisam ser habilidosos no recrutamento. Pois, precisam aliar a busca por habilidades técnicas e comportamentais, com o objetivo de manter a sintonia com a cultura da empresa e um ambiente propício à inovação.

Confira a seguir algumas habilidades e características mais valorizadas pelos gestores de tecnologia para contratar o desenvolvedor ideal!

1. Foco e gestão de tempo

A capacidade de permanecer focado no trabalho por algumas horas é essencial para os desenvolvedores. Geralmente, são profissionais apaixonados por sua área, por isso, têm o costume de estudar e conhecer novas tecnologias.

Entretanto, sabem que não devem se distrair tentando implementar tecnologias desnecessárias, mesmo que sejam modernas e populares. Além disso, não desperdiçam tempo otimizando coisas que os interessam, mas não são uma prioridade para a empresa. 

Com certeza, essa qualidade também torna os desenvolvedores bons gestores de tempo e tarefas.

2. Trabalho em equipe

Raramente dois desenvolvedores apresentam a mesma solução para um problema, ou adotam a mesma abordagem de desenvolvimento. 

No entanto, precisam criar um código que não seja extremamente específico para seu estilo único de resolução de problemas, para que outros desenvolvedores também possam trabalhar nele mais adiante.

Em outras palavras, um desenvolvedor qualificado desenvolve seu trabalho de forma que seja fácil para os outros membros da equipe compreenderem, de forma que o resultado do projeto seja uma composição dos esforços de todos. 

3. Ágil e autodidata

A área de desenvolvimento está em rápida e constante evolução. Por isso, para se destacar, é preciso entender as novas tecnologias e práticas recomendadas de forma rápida e autodidata. 

Sem dúvida, uma característica de um desenvolvedor talentoso é a capacidade de manter-se atualizado com as tecnologias mais recentes, para o seu crescimento próprio e da empresa.

No entanto, caso não consigam aprender novas habilidades de programação por conta própria, podem acabar ficando para trás nos processos seletivos.

Leia também:
6 soft skills mais valorizadas pelas empresas em 2020

4. Desenvolvedores especializados

Os desenvolvedores generalistas podem não ter um conhecimento profundo das tecnologias da empresa, ou mesmo sobre as técnicas de desenvolvimento mais recentes. 

Nesse sentido, a maioria dos gestores prefere contratar profissionais especializados para atender às demandas específicas do mercado. 

Portanto, os desenvolvedores que possuem uma base sólida de conhecimentos e são especialistas em linguagens específicas, são os candidatos preferidos pelos gestores.

5. Criatividade

No cenário atual, os candidatos criativos e inovadores são mais valorizados. Afinal, um desenvolvedor criativo poderá aumentar o nível de qualidade do produto. 

Uma maneira infalível de reter desenvolvedores talentosos é garantir que a empresa ofereça oportunidades interessantes e uma cultura convidativa. Pois, os desenvolvedores geralmente priorizam projetos desafiadores para trabalhar.

Nesse sentido, os gestores de tecnologia que possibilitam aos colaboradores um ambiente propício para inovação, podem esperar que os candidatos talentosos sejam atraídos para a sua empresa.

Hard skills ou soft skills?

É inegável que a capacidade técnica (hard skills) e as habilidades pessoais (soft skills) são fatores que devem ser observados na hora da contratação. A conjunção das hard skills com as soft skills é fundamental para acertar no recrutamento. 

Ao contratar um desenvolvedor, não vale a pena selecionar um profissional que domine a linguagem de programação desejada, mas que não consiga trabalhar em equipe, por exemplo. Ou mesmo, que não tenha habilidades de gestão de tempo.

Tecnologia para filtrar essas habilidades

Softwares, marketplaces e HR Techs especializadas podem facilitar muito a vida dos gestores que buscam filtrar candidatos com habilidades técnicas específicas.

Com a tecnologia, é possível eliminar os profissionais que não atendem a requisitos específicos, como o domínio de uma linguagem de programação, a proficiência em um idioma ou a capacidade de atuação em um nicho específico do mercado.

Por meio de testes analíticos, as plataformas de recrutamento podem acelerar muito essa tarefa. Por exemplo, no marketplace Revelo o processo de contratação fica até 70% mais rápido.

A plataforma da Revelo utiliza machine learning e testes técnicos que analisam o conhecimento do candidato, filtram os melhores perfis para as vagas e conectam os profissionais adequados às empresas.

Para as soft skills, plataformas como da Revelo também são válidas. Pois, em vez de analisar centenas de candidaturas, é possível focar apenas naqueles perfis que mais interessam ao gestor.

Revelo: encontre o talento ideal para sua empresa

Na Revelo, você contrata desenvolvedores com as habilidades e experiências desejadas, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Ganhe tempo com o Revelo Network

Outra opção para realizar o recrutamento de desenvolvedores em tempo recorde é o Revelo Network. Ao contratar este serviço, você contará com a consultoria exclusiva de um de nossos recrutadores para encontrar os melhores talentos para sua empresa.

Dessa forma, agilizamos o processo de seleção e, em até 10 dias indicamos os candidatos ideais para sua análise e decisão. Experimente!

Related Posts