Golpe do emprego: dicas para identificar vagas falsas e não cair em armadilhas

arte que representa golpe do emprego

Você já recebeu alguma oferta de vaga de emprego que parecia boa demais para ser verdade? Ou que pediam dados bem fora do comum para validar a participação? Acredite se quiser: o tal chamado “golpe do emprego” tem se tornado bem mais frequente do que você imagina,oferecendo desde oportunidade com salários altíssimos a promessas de crescimento imediato.

Segundo levantamento da empresa PSafe, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, foram detectadas mais de 600 mil tentativas de fraude, uma média de 120 mil por mês.

Além disso, de acordo com o dado divulgado pelo IBGE em abril de 2022, temos no Brasil uma taxa de desemprego que corresponde a 11,1% e muitos criminosos se aproveitam disso para aplicar o golpe.

Diante desse cenário, muitas pessoas estão suscetíveis a caírem no golpe de falsas vagas com a esperança de se reinserirem no mercado de trabalho.

Para saber como identificar vagas falsas e o que fazer para não cair nesse tipo de golpe acompanhe nosso artigo.

O que é o golpe da falsa vaga de emprego?

O golpe do emprego é um tipo de estelionato virtual, ou seja, consiste em induzir as pessoas a preencherem informações pessoais, enviarem documentos, clicarem em links, etc. tudo para que os golpistas tenham acesso a dados como CPF, telefone, dados bancários, entre outros.

Neste modelo, o golpista abre uma vaga “fake” e muito tentadora, em sites gratuitos como Indeed, Infojobs, etc. e espera a vítima de candidatar a vaga, após realizado o cadastro para a vaga eles entram em contato solicitando os documentos que precisam.

Desta forma os cibercriminosos podem utilizar esses dados para criar contas em bancos, fazer compras ou, até mesmo, se passar pela pessoa em suas redes sociais para disseminar o golpe com outras possíveis vítimas.

Outra forma de golpe também muito comum é a tentativa de cobrar uma taxa de cadastro, um valor para começar a trabalhar ou a venda de um curso que é pré-requisito para concorrer a uma vaga com a promessa de que depois de realizado o pagamento já será possível concorrer à vaga, com isso os golpistas lucram a partir do pagamento realizado por diversas vítimas.

Por isso, caso esteja diante de uma situação como essa, não forneça seus dados nem pague nada para participar de um processo seletivo.

Como saber que uma vaga de emprego é falsa?

Para manter o golpe ativo muitas vezes os golpistas precisam abrir e fechar a vaga conforme recebem muitas notificações sobre a mesma. Dessa forma, é comum se confundir com qual o título da vaga que a vitima se candidatou.

Além disso, os golpistas dificilmente farão a abordagem por e-mail, já que sabem que o dominío que eles possuem não é o da empresa e que isso pode levantar suspeitas aos potenciais candidatos

Fora issm erros de digitação, sites suspeitos, vagas muito genéricas, com pouca ou nenhuma descrição de pré-requisitos e da função no dia a dia podem ser alguns sinais de ofertas de emprego falsas. Não forneça seus dados ao encontrar vagas com essas características.

Da mesma forma, tome cuidado com empresas que pedem informações pelo Whatsapp ou telefone, dados bancários, fotos com documento e comprovante de residência raramente são dados que são solicitados em uma primeira etapa de um processo seletivo. Normalmente isso é solicitado a aprovação da proposta.

Também desconfie de qualquer cobrança para que você consiga participar de processos seletivos ou para começar a trabalhar. Quando você precisa pagar por alguma coisa como um pré-requisito para concorrer a uma vaga ou trabalhar, suspeite.

Como evitar cair no golpe do emprego falso?

Os cibercriminosos, muitas vezes, com intuito de ganhar credibilidade, utilizam documentos falsos, com logo de empresas ou se apresentam em nome de empresas de recrutamento, como a Revelo e empresas parceiras, então é preciso ficar esperto.

Lembramos que a Revelo não realiza nenhum tipo de cobrança para cadastro na plataforma, participação em processos seletivos, realização de cursos ou emissão de certificados. Se encontrar oportunidades em qualquer uma dessas circunstâncias, não forneça seus dados e não faça nenhum tipo de pagamento.

Fora isso, nosso modelo de negócio é bem diferente do mercado sendo muito mais seguro!

Isso porque a Revelo, possui o único marketplace de profissionais, onde o candidato se cadastra, realiza alguns testes e deixa seu perfil disponível para novas oportunidades.

As empresas, por sua vez, que desejam utilizar nossos serviços, fecham a parceria com a Revelo por meio da assinatura de um contrato, bem como o aceite em termos de privacidade, uso e políticas e só então tem acesso aos perfis dos candidatos.

Em acréscimo a isso, todas as etapas do processo seletivo, que vão desde o convite para entrevista até o envio da proposta final, são realizadas dentro da plataforma.

Sendo assim, caso você veja alguma vaga da Revelo em outra plataforma, exceto Linkedin, ou receba alguma solicitação de preenchimento de formulários externos e envio de documentos, dados bancários, comprovantes de endereço ou mesmo se em algum momento você ficar em dúvida a respeito da procedência de uma vaga, não forneça seus dados e denuncie as autoridades e em nosso canal de atendimento ao candidato ( suporte@revelo.com )

Não caia em golpe!

Conheça a Revelo:

A Revelo é a maior maior empresa de tecnologia no setor de captação de talentos e carreiras da área digital na América Latina.

Com uma plataforma online que oferece desde desenvolvedores de software à procura de seu primeiro emprego até talentos sênior que desejam dar o próximo passo, a Revelo facilita as colocações para uma ampla variedade de estágios e habilidades de carreira.

Além disso, a Revelo oferece oportunidades de desenvolvimento de carreira e treinamento. Oportunidades de trabalho estão disponíveis em empresas brasileiras e estadunidenses.

Saiba mais em nosso site https://www.revelo.com.br/para-candidatos

scroll to top