A importância da liderança feminina e da contração de mulheres

0
Share

Entenda a importância da liderança feminina e da contratação de mulheres nas equipes para promover a diversidade dentro da empresa. Confira!

A equipe que você faz parte é composta na maioria por homens ou mulheres? Se você for da área da tecnologia, é fácil supor que sua resposta será: homens. Afinal, de acordo com o IBGE, a representatividade de mulheres na área de tecnologia é de apenas 20%. 

As mulheres também constituem minoria nas posições mais altas nas empresas, como de Diretor Executivo (CEO). No Brasil, ocupam 34% dos cargos de liderança sênior, indica a pesquisa Women in Business 2020 da Grant Thornton.

Além disso, segundo o relatório sobre igualdade de 2020 do Fórum Econômico Mundial, a equidade de gênero no ambiente de trabalho ainda é uma realidade distante.

Contudo, as mulheres vêm acumulando conquistas importantes no mercado de trabalho. De tal forma que, atualmente, já existe espaço para profissionais mulheres em áreas e posições antes comandadas pelos homens, como tecnologia e engenharia.

Diversidade faz parte do time de Growth da Revelo

Na Revelo, a história está sendo construída de uma forma totalmente diferente, por exemplo, o time de Growth é composto em sua maioria por mulheres.

A equipe é formada por mulheres em todos os níveis de senioridade e áreas de formação: Engenharia, Matemática, Administração, Contabilidade e Marketing. Além disso, a liderança do time também é feminina.

Com certeza, essa foi uma conquista muito importante para a equipe de Growth da Revelo. Além disso, a maneira como o time foi construído pode servir de exemplo para muitas empresas. 

  • A construção do time de Growth com a maioria mulheres foi permitida pela cultura da empresa e pela gestão focada em criar um ambiente seguro e acolhedor;

  • São utilizadas boas práticas para formar e fortalecer um time majoritariamente feminino. Por exemplo, a partir da cultura da empresa, no processo de seleção, em ações da liderança e nas rotinas da equipe;

  • A estrutura de um time composta na maioria por mulheres, contribui para aumentar a autoconfiança e visibilidade das mulheres na empresa;

  • A liderança feminina é extremamente importante para fomentar um ecossistema diverso e inspirar mais mulheres a avançarem em suas carreiras.

Resultados positivos de uma equipe composta por mulheres

  • Em primeiro lugar, a voz da mulher é ouvida alta e clara, não é preciso tanto esforço para expor um ponto de vista;

  • As mulheres se sentem seguras e confortáveis nas dinâmicas do time e não existem situações desconfortáveis ou constrangimentos;

  • Em momentos de dúvida, as colaboradoras são encorajadas, em vez de serem questionadas. É essencial reforçar as habilidades profissionais para sustentar a autoconfiança;

  • O reconhecimento e a valorização de cada colaboradora é fundamental para dar visibilidade às conquistas do dia a dia.

Importância da liderança feminina

De acordo com a matéria da Fast Company Brasil, atualmente existem zero mulheres aspirantes a serem fundadoras de startups. Além disso, dos 30 fundadores de startups brasileiras que hoje são unicórnios, temos apenas 2 mulheres neste time. 

Neste cenário, a presença das poucas mulheres na liderança se tornam referências poderosas para inspirar e transformar todo o ecossistema.

Por isso, é importante ressaltar a importância da liderança da Juliana Uechi no time de Growth da Revelo, pois, isso contribui para dois pontos muito relevantes:

  • Construir uma empresa mais diversa em todos os níveis de senioridade;
  • Inspirar de maneira legítima a carreira de todas as mulheres da empresa.

Por que ainda é difícil ter mulheres nas equipes de Tech?

No livro “Faça Acontecer” de Sheryl Sandberg (chefe de operações do Facebook), a autora relata que as mulheres tendem a se candidatar somente se acreditarem que possuem 100% dos critérios exigidos pela vaga. 

Enquanto os homens se candidatam se atingirem pelo menos 60%, ou seja, consequentemente, as empresas acabam recrutando mais homens.

Isso ocorre constantemente em posições que exigem capacidade analítica e requerem formação nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, áreas dominadas por homens. 

Nesse caso, a representatividade de mulheres é baixíssima, em Engenharia, por exemplo, a ocupação ao nível global das mulheres é de apenas 8%, como mostra a pesquisa do World Economic Forum.

Além disso, as próprias estruturas sociais reforçam a lacuna existente entre mulheres e homens, através dos estereótipos presentes sobre a capacidade de desempenho em determinadas carreiras, como aponta a matéria do The Guardian.

Avanço na equidade de gênero e diversidade 

Trabalhar com a diversidade consiste em diversificar a equipe, integrando diferentes pessoas que ainda enfrentam barreiras no mercado de trabalho, como negros, mulheres, LGBTs, idosos e pessoas com deficiência.

Além disso, a representatividade de mulheres ocupando cargos mais altos nas empresas poderá empoderar mais mulheres a avançarem em suas carreiras e, consequentemente, a ocuparem cargos de liderança.

Sobretudo, uma empresa que promove a diversidade abre espaço para o debate de ideias, a criatividade e a otimização de resultados.

A Revelo busca cada vez mais inspirar empresas e times a refletirem sobre suas estruturas de gênero. Dessa forma, será possível caminhar para um ambiente de trabalho mais diverso no Brasil e no mundo.

Revelo: seu marketplace de talentos

No marketplace de talentos Revelo, você encontra profissionais qualificados de forma ágil e humanizada. Ao utilizar a plataforma de recrutamento online, sobrará mais tempo para focar na diversidade dos candidatos. Experimente hoje mesmo!

Related Posts