Investir na integração de novos colaboradores é tão importante quanto acertar nas contratações.
Afinal, seus recém-contratados precisam de um período de adaptação e treinamento para mostrar todo o seu potencial, e cabe a você melhorar esse processo.
Sem a orientação e o planejamento adequados, os temores e as incertezas dos primeiros dias se tornam ainda maiores — não apenas para quem está começando, mas também para os gestores.
Mas, com o onboarding adequado, essa transição se torna mais rápida, suave e eficaz.
Quer saber como criar a jornada perfeita de integração de novos colaboradores?
Continue lendo e dê início a uma employee experience que será inesquecível.
O que é a integração de novos colaboradores
A integração de novos colaboradores, ou onboarding, é um processo realizado pelo RH para recepcionar e integrar à empresa os profissionais recém-contratados.
O objetivo é fazer com que o colaborador se adapte o mais rápido possível e alcance seu máximo potencial.
Para isso, o profissional precisa desenvolver suas relações com a equipe, se adequar à cultura da empresa e incorporar os métodos de trabalho.
Esse aprendizado leva tempo, mas um onboarding bem-feito agiliza o processo e ajuda o colaborador a se familiarizar em poucos dias ou semanas.
Por que investir na integração de novos colaboradores
Há vários motivos para investir na integração de novos colaboradores, pois a missão do RH não termina na contratação. Confira as vantagens de desenvolver seu onboarding.
Melhora na retenção de talentos
Quando a integração dos novos talentos é bem-sucedida, são grandes as chances de mantê-los na sua equipe.
Segundo uma pesquisa da Digitate, que entrevistou 1.500 profissionais de RH, aqueles colaboradores que têm uma experiência negativa no onboarding são duas vezes mais propensos a procurar outro emprego em um futuro próximo.
Ou seja: se você quer reter os talentos estratégicos para o negócio, é melhor garantir que sejam muito bem recebidos.
Maior eficiência nas contratações
Se o onboarding for insatisfatório, é provável que o profissional demore para apresentar resultados ou não se adapte à empresa.
Por isso, uma boa integração de novos colaboradores garante o retorno sobre o investimento e contratações de qualidade.
Agilidade na aprendizagem
O onboarding inclui esforços de treinamento e capacitação que agilizam a aprendizagem dos recém-contratados.
Desse modo, você não precisa esperar meses para ver o potencial pleno dos novos profissionais em ação.
Bastam algumas semanas para que o colaborador evolua seu desempenho de acordo com os objetivos do negócio.
Construção de uma cultura sólida
O onboarding também contribui com a construção de uma cultura sólida, pois garante que os novos colaboradores se adaptem aos valores da empresa.
Assim, todo profissional que se juntar à equipe terá o fit cultural perfeito, mantendo a harmonia na equipe.
Além disso, o clima organizacional só tende a melhorar com a plena integração dos novos contratados.
Como fazer a integração de novos colaboradores
Já deu para perceber que a integração de novos colaboradores é essencial, certo?
Então, siga o passo a passo para criar seu onboarding.
1. Planeje todo o processo
O processo de onboarding deve ser planejado do início ao fim, pois cada empresa tem um processo personalizado.
Primeiro, defina os objetivos e metas do processo de acordo com as expectativas de desempenho e aprendizagem dos novos colaboradores.
Depois, crie as estratégias e ações para cumprir essas metas, e não se esqueça de delegar as tarefas aos responsáveis e elaborar um cronograma.
Quanto tempo deve durar o onboarding?
O que o colaborador deve aprender em cada estágio?
Quais ações serão utilizadas e quem deverá guiar e apoiar o recém-contratado?
Essas e outras perguntas-chave devem embasar seu planejamento para o onboarding ideal.
2. Deixe tudo pronto para o primeiro dia
O primeiro dia de trabalho é crítico para a integração de novos colaboradores, e deve ser planejado minuciosamente.
Por isso, você deve preparar a recepção nos mínimos detalhes, por exemplo:
- Instruir os colegas de equipe e gestores para a recepção
- Providenciar login e senha no sistema, e-mail e assinatura
- Preparar a estação de trabalho e materiais de escritório
- Criar um “kit de boas-vindas” com manual do colaborador, brinde personalizado e crachá.
Essas são apenas algumas sugestões, mas você pode usar sua criatividade para planejar a experiência que quiser.
3. Invista em treinamentos personalizados
O onboarding exige que você crie uma jornada de treinamentos personalizada para cada área e cargo.
Por exemplo, se você contratou um analista de marketing, é importante que esse profissional passe por atividades de capacitação específicas, conheça os gestores de cada área e tenha acesso a todas as ferramentas e tecnologias da empresa.
Logo, seu programa de onboarding deve contemplar encontros com líderes, treinamentos técnicos, participações em reuniões e eventos, etc.
4. Tenha um método de avaliação
Durante a integração de novos colaboradores, cada etapa deve ter um método de avaliação de desempenho.
Assim, você pode acompanhar o progresso do profissional e verificar se está dentro das expectativas, ou se é preciso mudar algo no processo.
5. Use a tecnologia para agilizar o onboarding
A tecnologia é essencial no onboarding, pois permite que você organize todos os dados do processo e automatize tarefas.
Há plataformas e soluções específicas para isso, que facilitam a aplicação de treinamentos, documentação do processo e acompanhamento do desempenho do profissional.
Assim, você consegue otimizar o processo e criar uma experiência única, que faz diferença no engajamento dos recém-contratados.
Melhor ainda se todo o processo seletivo for digital, emendando a experiência do candidato à experiência do colaborador ideal.
Nesse ponto, o marketplace de talentos da Revelo pode ajudar com uma plataforma perfeita para contratar talentos.
Lá, você encontra profissionais de alto nível pré-selecionados e pode escolher os melhores candidatos para uma rodada de entrevistas online.
Dessa forma, fica mais fácil para o RH focar no fit cultural e no processo de onboarding do novo colaborador.
Depois de contratar os talentos ideais para a sua vaga, a integração será muito mais fácil — e com resultados muito mais rápidos.