5 livros que todos os líderes e gestores de tecnologia devem conhecer

0
Share

Confira 5 principais livros que os líderes e gestores de tecnologia devem conhecer para gerenciar suas equipes e projetos de forma ágil e eficaz.

Seja através de livros, sites ou blogs, a leitura é fundamental para a formação de profissionais como os líderes e gestores de tecnologia, que precisam se manter sempre atualizados sobre as tendências e melhores práticas de gestão e liderança.

Para isso, existem centenas de livros repletos de reflexões e conselhos. Entretanto, encontrar um livro que seja interessante, perspicaz, prático e ainda que ofereça uma leitura divertida, às vezes pode ser complicado.

Pensando nisso, o Gerente de Engenharia de Software da Revelo, Celso Crivelaro, selecionou 5 recomendações de livros sobre práticas de gestão para novos gestores de tecnologia e líderes experientes que estão em busca de novas perspectivas.

Confira a seguir o conteúdo que preparamos para você! 

O projeto fênix: um romance sobre TI, DevOps e sobre ajudar o seu negócio a vencer

Autores: George Spafford e Kevin Behr.

gestores de tecnologia
Editora: Alta Books

Este livro conta a história de Bill, gerente de TI da empresa Parts Unlimited. Na narrativa, Bill recebe uma ligação do CEO sobre uma nova iniciativa de TI da empresa, chamada Projeto Fênix.

O projeto é crucial para o futuro da empresa, mas está muito acima do orçamento e muito atrasado. Nesse cenário desafiador, o gerente tem 90 dias para consertar o projeto, ou todo seu departamento será terceirizado.

Em resumo, o projeto apresentado no livro pode ajudar você a entender a importância das metodologias e ferramentas e como se tornaram essenciais para o desenvolvimento moderno.

Confira alguns temas abordados:

  • O tempo de espera é proporcional à porcentagem ocupada.
  • Proteja e eleve sua restrição.
  • As três vias.
  • Os quadros Kanban e seus recursos.
  • Os objetivos do COBIT são em cascata.
  • Métodos Ágeis.
  • Automação DevOps.
  • Abordagem Chão de Fábrica.

Uma história fictícia de como uma área de TI problemática foi melhorada depois de vários problemas e conflitos entre áreas de TI, negócios, segurança e como Devops foi uma alavanca de TI, além das relações entre as áreas, para que a empresa voltasse ao sucesso, conta o Gerente de Engenharia de Software da Revelo.

High Output Management

Autor: Andrew Stephen Grove

gestores de tecnologia
Editora: ‎ Vintage

O conceituado livro “High Output Management”, escrito por Andrew Stephen Grove, que atuou na Intel como CEO por mais de trinta anos, apresenta quais são as principais responsabilidades de um gerente e o que é necessário saber sobre sua equipe e função. 

Um livro de leitura essencial para os líderes atuais, nele o autor expõe técnicas para formar equipes altamente produtivas, demonstrando métodos de motivação que levam ao desempenho máximo. 

Além disso, de forma direta e prática, o autor conta sobre as inovações tecnológicas que fizeram da Intel uma das corporações mais bem-sucedidas da América.

Por fim, o livro traz muitos exemplos de situações da rotina de um gestor, e excelentes sugestões de como lidar com cada uma delas.

Confira alguns temas abordados:

  • Quais técnicas e indicadores podem tornar o recrutamento preciso e mensurável;
  • Como transformar seus subordinados e colegas de trabalho em membros de uma equipe altamente produtiva;
  • Como motivar essa equipe a atingir o desempenho máximo sempre.

Livro clássico de Andrew Grove sobre como gerir uma área de tecnologia. Apesar de ser um livro antigo, ele explica conceitos de OKRs, treinamento de pessoas e avaliação que são primordiais para um gestor de tecnologia, relata Celso Crivelaro.

Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo

Autor: Jeff Sutherland

gestores de tecnologia
Editora Sextante

Com base em insights inusitados, o livro do CEO e co-criador do Scrum, Jeff Sutherland, apresenta exemplos de aplicação do método, conta as origens da metodologia, os princípios por trás de suas práticas e ensina brevemente algumas técnicas.

Para quem acredita que deve haver uma maneira mais eficiente de fazer as coisas, Scrum é um livro de leitura simples e estimulante sobre o processo de liderança e gestão que poderá transformar a maneira como vivemos.

Para os líderes de tecnologia é um livro que ensina a valorizar as habilidades dos colaboradores, independente da função. O importante é saber planejar os objetivos e estruturar uma equipe para trabalhar bem e de forma transparente.

Confira alguns temas abordados:

  • As origens do Scrum;
  • Gerenciamento de Equipes e Tempo;
  • Planeje a realidade, não a fantasia;
  • Como definir prioridades;
  • Mude o mundo;
  • Implementando o Scrum: como começar.

O livro explica a metodologia ágil mais famosa usada nas empresas de tecnologia. A leitura é ótima para profissionais em empresas em Transformação Ágil fazerem seus times entregarem valor com mais eficiência, afirma o Gerente de Engenharia de Software da Revelo.

Management 3.0: Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders

Autor: Jurgen Appelo

gestores de tecnologia
Editora: ‎ Addison-Wesley Professional

Na publicação, o gerente líder do método Agile, Jurgen Appelo, apresenta uma abordagem prática e realista para liderar, gerenciar e aumentar sua equipe ou empresa.

O autor compartilha percepções baseadas na teoria de sistemas complexos modernos, usando como base o modelo Management 3.0, que reconhece que as empresas são sistemas vivos em rede, e que a gestão é principalmente sobre pessoas e relacionamentos.

Com base em sua vasta experiência, o autor identifica as práticas mais importantes de gerenciamento ágil e ajuda a melhorar cada uma delas.

Sem dúvida, essa é uma leitura recomendada para quem trabalha com gestão e liderança na área de tecnologia e deseja trazer maior agilidade para a empresa, equipe ou projeto.

Confira alguns temas abordados:

  • Ultrapassando o controle “Management 1.0” e modismos “Management 2.0”;
  • Compreender como a complexidade afeta sua organização;
  • Manter seu pessoal ativo, criativo, inovador e motivado;
  • Dar às equipes o cuidado e a autoridade de que precisam para crescer por conta própria;
  • Criar uma rede organizacional que promova o sucesso;
  • Implementar melhorias contínuas que realmente funcionam;
  • Definir limites para que as equipes possam ter sucesso no alinhamento com as metas de negócios.

Para Celso Crivelaro, o autor Jurgen Appelo traz uma visão inovadora em como transformar o trabalho mais humano e agradável para as pessoas, com técnicas de gestão modernas que trazem o liderado para perto das decisões, com mais agilidade, resultados e engajamento no seu trabalho.

A arte da gestão: um guia prático para integrar liderança e recursos humanos no setor de tecnologia

Autor: Camille Fournier

gestores de tecnologia
Editora: ‎ Alta Books;

Neste livro você encontrará excelentes orientações para aperfeiçoar suas habilidades como gestor de tecnologia e superar diversos obstáculos que podem surgir ao longo da sua trajetória.

A autora Camille Fournier aborda como identificar o potencial de desenvolvedores e como realizar a gestão de conflitos de forma prática e eficiente. Além disso, no capítulo final traz um compilado de dicas, tanto para gestores, quanto para desenvolvedores.

Com certeza, é uma leitura importante para gestores de tecnologia e recrutadores que lidam com profissionais de tecnologia, como os desenvolvedores.

Confira alguns temas abordados:

  • Explore suas expectativas como gestor;
  • Compreenda o que faz um bom mentor ou líder de tecnologia;
  • Aprenda a gerenciar profissionais sem perder o foco na equipe;
  • Desenvolva sua autogestão e evite as armadilhas comuns no caminho dos líderes;
  • Conheça tudo sobre gestão de múltiplas equipes e de outros gerentes;
  • Aprenda a desenvolver e disseminar uma cultura uniforme entre as equipes.

Excelente livro para quem é desenvolvedor é deseja seguir na área de gestão de engenharia. Nele, a autora Camille aborda os temas de gestão de pessoas e projetos em que os desenvolvedores precisam aprender para serem gestores, finaliza Celso Crivelaro.

Revelo: sua plataforma de recrutamento tech

gestores de tecnologia

Em um cenário competitivo, os gestores de tecnologia precisam se manter sempre atualizados sobre as tendências e melhores práticas de gestão e liderança.

Para contratar, a melhor opção é a plataforma de recrutamento Revelo, um marketplace completo para contratar profissionais de tecnologia qualificados de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, o processo seletivo pode ser realizado online, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Confira os benefícios que só a Revelo oferece

  • Descreva o perfil, escolha os candidatos e faça as entrevistas na plataforma;
  • Receba uma seleção apenas de perfis compatíveis com a vaga;
  • Selecione os candidatos por habilidades ou experiências profissionais;
  • Utilize uma plataforma com engajamento efetivo de 9 entre 10 candidatos;
  • Solicite suporte especializado para buscar os melhores talentos para sua empresa

Related Posts