7 dicas de livros para desenvolvimento profissional para sua carreira

Livros para desenvolvimento profissional: imagem ilustrativa

Quantos livros para desenvolvimento profissional você já leu?

Muitas pessoas associam a leitura a um hábito de lazer, mas é possível unir o útil ao agradável e escolher títulos que ajudam a avançar na carreira.

Não à toa, as listas de best-sellers sempre têm livros voltados às competências humanas, negócios e planejamento pessoal.

Por isso, reunimos algumas dicas de  livros para você ampliar seu conhecimento e progredir na profissão

Siga a leitura e aumente sua biblioteca e invista em seu desenvolvimento. 

Por que ler livros para desenvolvimento profissional

Há uma fonte inesgotável de conhecimento nos livros para desenvolvimento profissional — e só depende de você aproveitar esse acervo.

Mas será que os profissionais têm usado a leitura para avançar na carreira?

De acordo com o estudo Retratos da Leitura no Brasil 4ª Edição, publicado pelo Instituto Pró-Livro em 2016, 56% dos brasileiros acima de 5 anos de idade são considerados leitores — ou seja, leram ao menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa. 

No entanto, apenas 7% procuram os livros para se atualizar profissionalmente, enquanto 11% leem por razões religiosas e 25% dizem simplesmente gostar de ler. 

Por outro lado, a categoria de desenvolvimento profissional dominou os best-sellers de 2018, de acordo com o artigo de Meire Kusumoto para a Veja. 

Ou seja: há excelentes títulos que abordam negócios, carreira, mercado de trabalho e finanças na lista dos livros mais vendidos do país, indicando que o segmento tende a crescer. 

Por mais que o hábito da leitura não esteja tão enraizado na nossa cultura, é fundamental procurar um conhecimento mais denso e aprofundado, para além dos textos rápidos da internet. 

Para quem almeja o crescimento profissional, é ainda mais importante procurar obras que ajudem na jornada de evolução — e já vamos descobrir os motivos. 

Vantagens de investir na leitura para alavancar sua carreira

Você só tem a ganhar com os livros para desenvolvimento profissional, que podem mudar seu plano de carreira e abrir novos caminhos. 

Confira algumas vantagens de investir na leitura

Aprofundamento do conhecimento

A era digital democratizou o acesso à informação, mas também dificultou o aprofundamento do conteúdo.

Hoje, somos inundados com textos curtos e dinâmicos que aparecem o tempo todo nas telas de computadores e smartphones, e muitos param por aí na leitura diária. 

Mesmo com tanta informação disponível, ainda é nos livros (físicos ou digitais) que encontramos o conhecimento mais profundo, detalhado e denso — que pode ser o diferencial na qualificação de um profissional.

Como diz o visionário Mark Zuckerberg, CEO do Facebook: “Os livros permitem que você explore um tópico a fundo e tenha uma experiência imersiva, muito mais profunda do que a mídia oferece hoje em dia.”

Acesso a cases reais

Outra vantagem dos livros para desenvolvimento profissional é a oportunidade de conhecer cases de sucesso reais, narrados pelos autores que os vivenciaram. 

Assim, você acumula um conhecimento diferenciado, baseado em experiências práticas, e não somente na teoria. 

Enriquecimento do vocabulário

Os livros também enriquecem seu vocabulário e aprimoram suas habilidades de comunicação, especialmente na linguagem escrita. 

Além disso, ao melhorar seu repertório, você tende a ampliar sua visão de mundo e melhorar sua conexão com as pessoas de diferentes realidades. 

7 dicas de livros para desenvolvimento profissional imperdíveis

Agora que você está empolgado para investir na leitura, temos uma lista completa para ajudar na escolha dos próximos títulos. 

Veja 7 livros para desenvolvimento profissional indispensáveis:

1. Inteligência Emocional (1995)

O livro Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser (Objetiva, 2012) de Daniel Goleman e Marcos Santarrita é um clássico do mundo dos negócios.

Em tempos de valorização das soft skills (competências comportamentais), a obra é um prato cheio para mudar sua forma de se relacionar no trabalho e desenvolver seu controle emocional

Se você quer dominar as cinco habilidades-chave da inteligência emocional, comece por esse best-seller. 

2. Comunicação Não-Violenta (2010)

A obra Comunicação Não-Violenta (2010, Editora Agora), de Marshall B. Rosenberg, é um manual prático para aprimorar relacionamentos profissionais e pessoais a partir dos princípios da não-violência.

Sabe aquela história de se comunicar com clareza e argumentar sem causar atrito? 

Depois de ler esse livro, você nunca mais terá problemas ao expressar seus pontos de vista — e ainda será reconhecido pela excelente comunicação

3. O Poder da Ação (2016)

O coach Paulo Vieira entrou na lista de autores mais vendidos de 2018 com seu título O Poder da Ação (Editora Gente Liv, 2016).

A obra ficou conhecida como um marco do desenvolvimento de carreira na categoria de auto-ajuda, e traz um método completo para atingir objetivos e alcançar a realização profissional

Se você precisa de um empurrão para reescrever seu futuro no trabalho, essa é uma das promessas do livro. 

4. O Poder do Hábito (2012)

E se você pudesse mudar seus hábitos para se tornar mais produtivo e eficiente?

A fórmula está no livro O Poder do Hábito (Objetiva, 2012), do repórter do New York Times Charles Duhigg, que explora a chave do sucesso a partir da mudança de hábitos. 

A leitura certamente vai ajudar você a reprogramar sua rotina e transformar sua vida profissional. 

5. Dominando a Técnica dos Mapas Mentais (2019)

Na lista de mais vendidos da Amazon, temos o poderoso Dominando a Técnica dos Mapas Mentais (Editora Cultrix, 2019) de Tony Buzan.

No livro, o inventor do mapeamento mental ensina a utilizar a técnica para criar diagramas de ideias, projetos e planos de carreira de forma simples e lógica. 

Com os mapas mentais, você poderá gerir informações, solucionar problemas e aprender com mais eficiência para progredir na carreira. 

6. Biografia de Elon Musk (2015)

Na categoria de biografias, a história de Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro (Editora Intrínseca, 2015) é fundamental para compreender o empreendedor mais ousado do século 21.

O homem por trás dos carros elétricos, painéis de energia solar e foguetes espaciais tem uma trajetória inspiradora — e muitos insights para ampliar sua visão de negócios.

7. Mindset (2017)

Outro best-seller que tem se destacado é Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso (Objetiva, 2017) da professora de psicologia de Stanford Carol Dweck.

O mindset, no caso, é a atitude mental com que encaramos a vida, que pode decidir entre o sucesso e fracasso nas nossas escolhas profissionais e pessoais. 

Então, se você quer aprender a explorar seu potencial ao máximo, essa obra é indispensável.

Gostou das dicas para renovar sua estante (ou leitor de e-book)?

Então aproveite para colocar a leitura em dia e impulsionar sua carreira ao mesmo tempo.

Se quiser inspirar outros leitores, deixe seu comentário e compartilhe o texto.

scroll to top