Manifesto Ágil: entenda sua importância nesses 20 anos de história

0
Share

Entenda a importância do Manifesto Ágil que completou recentemente 20 anos e continua facilitando a vida de muitos profissionais e equipes de tecnologia.

Desde 1980 o mercado de desenvolvimento de softwares ganhou uma grande relevância entre as empresas. Consequentemente, houve aumento da demanda de projetos nessa área, mas a velocidade para desenvolver as aplicações não cresceram na mesma velocidade.

Por esta razão, alguns desenvolvedores renomados como Kent Beck, Mike Beedle, Ward Cunningham, Martin Fowler, Ron Jeffries, Ken Schwaber, Jeff Sutherland, entre outros, buscaram formas de desenvolver softwares com mais agilidade. 

Foi quando na data de fevereiro de 2001, esses desenvolvedores se reuniram nas montanhas nevadas de Utah, nos Estados Unidos, e redigiram o famoso Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software ou somente Manifesto Ágil.

A partir do compromisso estabelecido entre os 17 desenvolvedores reunidos em Utah, o Manifesto foi difundido pela indústria e se tornou a bíblia do desenvolvimento ágil. 

Em resumo, o documento apresentou quatro valores e doze princípios para serem utilizados como guias para as melhores práticas de trabalho das equipes de tecnologia.

Sua relevância e impacto foram tão significativos que empresas de outros segmentos começaram a aplicar os métodos e adotar os valores e princípios do Manifesto Ágil.

De 11 a 13 de fevereiro de 2001, no resort de esqui The Lodge at Snowbird nas montanhas Wasatch de Utah, dezessete pessoas se encontram para conversar, esquiar, relaxar e tentar encontrar um terreno comum – e, claro, para comer. O que surgiu foi o Manifesto Ágil de ‘Desenvolvimento de Software’. Representantes da Extreme Programming, SCRUM, DSDM, Adaptive Software Development, Crystal, Feature-Driven Development, Pragmatic Programming e outros simpáticos à necessidade de uma alternativa aos processos de desenvolvimento de software pesados ​​orientados por documentação convocados.

– Jim Highsmith

Entenda o que é Agile

Agile é uma metodologia de gerenciamento de projetos que abrange ciclos curtos de desenvolvimento, melhoria contínua e equipes multifuncionais e auto-organizadas. 

Em um ambiente ágil, as equipes desenvolvem um produto ou serviço onde os requisitos e soluções evoluem por meio da colaboração e feedback do cliente.

Confira 4 valores do Manifesto Ágil e entenda o propósito

1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

Primeiramente, o desenvolvimento de software é uma atividade realizadas por pessoas.

Por isso, é fundamental dar muito mais valor para as pessoas e as suas relações, do que se estão utilizando a ferramenta XPTO ou o processo XYZ, embora as ferramentas também possam auxiliar na visualização do todo e da automação de processos.

2. Software em funcionamento mais que documentação abrangente

Somente será possível validar o andamento do projeto quando existe algo para apresentar que tenha visibilidade e entregue valor para a empresa ou cliente.

A documentação também é importante e indispensável, mas o foco deve ser a entrega.

3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

Ao colocar o cliente como centro do negócio, a busca por recursos para facilitar a rotina com processos menos burocráticos deve ser a prioridade. Tudo deve ser feito para que o cliente tenha sempre uma ótima experiência.

Além disso, deve haver a colaboração entre o time de desenvolvimento e o cliente para que possam tomar decisões em conjunto e trabalhar em equipe em prol de um único objetivo.

4. Responder a mudanças mais que seguir um plano

Há sempre um modelo de como desenvolver o software, mas cada cliente e cada produto demanda uma necessidade específica. Por isso, quando as coisas mudam de contexto é preciso se adaptar e refazer os planos conforme o novo cenário.

Na área de desenvolvimento, a rigidez não deve existir na metodologia ágil e plano deve ser adaptado sempre que se fizer necessário.

Site oficial: agilemanifesto.org

Confira os 12 princípios do Manifesto Ágil

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado;
  2. Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente, pois os processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente;
  3. Entregas frequentes de software funcionando, de preferência no menor tempo;
  4. Empresários e desenvolvedores devem trabalhar juntos ao longo do projeto;
  5. Construa projetos em torno de indivíduos motivados, ofereça a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho;
  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é por meio de conversa face à face;
  7. Software funcionando é a medida primária de progresso;
  8. Processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante;
  9. A atenção contínua à excelência técnica ao bom design aumenta a agilidade;
  10. Simplicidade, a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado é essencial;
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizadas;
  12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

Conclusão sobre a importância do Manifesto Ágil

Sem dúvida, os valores apresentados no Manifesto Ágil de 2001 ainda são tão relevantes hoje em dia, quanto eram na época em que foram publicados. Afinal, o Manifesto iniciou uma revolução na indústria de software e continua a influenciar outros mercados.

Embora vários outros manifestos tenham surgido nos últimos anos como Agile Marketing ManifestoAgile HR ManifestoAgile 2Heart of Agile e Modern Agile, essas alternativas não substituem o Manifesto Ágil original.

Pois, o documento Manifesto Ágil não aborda apenas processos, títulos ou ferramentas. Acima de tudo, fala sobre trabalhar em conjunto com confiança e respeito, desenvolvendo softwares com qualidade, trabalhando com agilidade e transparência. 

Em conclusão, até hoje os valores e princípios do Manifesto Ágil são utilizados e exaltados em equipes de tecnologia em todo o mundo. Por isso, é importante lembrar o que um de seus fundadores, Jim Highsmith descreveu:

“No fundo, acredito que os Metodologistas Ágeis são realmente sobre coisas piegas – sobre entregar bons produtos aos clientes operando em um ambiente, que faz mais do que falar sobre pessoas como nosso ativo mais importante, mas na verdade age como se as pessoas eram os mais importantes e perdiam a palavra ativo. ”

Revelo: sua plataforma de recrutamento tech

Manifesto Ágil

Na Revelo você contrata profissionais qualificados da área de tecnologia de acordo com as habilidades desejadas.

Além disso, com o Revelo Remoto, o processo seletivo de profissionais de tecnologia pode ser feito 100% online, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Faça seu cadastro e veja uma demonstração da nossa plataforma. 

Confira os benefícios que só a Revelo oferece

  • Descreva o perfil, escolha os candidatos e faça as entrevistas na plataforma;
  • Receba uma seleção apenas de perfis compatíveis com a vaga;
  • Selecione os candidatos por habilidades ou experiências profissionais;
  • Utilize uma plataforma com engajamento efetivo de 9 entre 10 candidatos;
  • Receba suporte especializado para buscar os melhores talentos para sua empresa

Related Posts