Saiba como construir uma carreira de sucesso no marketing digital

Carreira de sucesso no marketing digital: imagem ilustrativa

O marketing digital tem crescido continuamente no mundo todo, pois a internet se tornou o principal canal de veiculação de propagandas pelas marcas.

Antigamente, bastava que comerciais e anúncios na TV, no rádio ou em revistas fossem veiculados para convencer o consumidor a comprar determinado produto ou contratar algum serviço, mas com a Internet isso mudou.

Com muito acesso a informação, o consumidor realiza pesquisas antes de fazer qualquer compra e a internet é sua principal fonte de busca. Sendo assim, as empresas que não estão presentes nela caem no esquecimento.

Só que não basta apenas estar na internet, é preciso saber como e o marketing digital é o caminho para atrair os consumidores. 

Por conta disso, os profissionais dessa área estão sendo cada vez mais procurados e assumem um papel importante para as empresas.

São eles que colocam em prática as estratégias em marketing digital para atingir os mais variados objetivos e metas das marcas, inclusive, aumentar suas vendas.

O que é preciso para se tornar um bom profissional do marketing digital? Por que optar por essa área? Quais as funções e capacitação desses profissionais? É sobre isso que falaremos neste artigo. Confira.

Por que optar pelo marketing digital?

Para responder a essa pergunta, primeiro vamos pensar um pouco sobre a trajetória do marketing até aqui.

Antes da popularização da Internet e da Era Digital a qual vivemos hoje, o marketing era feito de outra maneira. 

O consumidor tomava conhecimento de marcas, produtos e serviços por meio de canais como a televisão, o rádio, jornais, revistas, outdoors etc.

Outro meio bastante comum, e que ainda existe, era a propaganda boca a boca. O telemarketing também fazia parte das estratégias, mas todas elas exigiam um investimento considerável por parte do empresário, o que tornava a concorrência desleal.

Empresas grandes tinham mais condições financeiras de usar esses meios para se promoverem. 

Por exemplo, em uma lista telefônica, uma grande empresa de conserto de gerador de energia conseguia uma página inteira para se destacar.

Uma corporação do mesmo ramo, mas pequena, não conseguia essa mesma divulgação, pois era necessário um alto investimento e acabava perdendo espaço para as organizações maiores. Era o mesmo serviço, mas os consumidores mal notavam.

O marketing digital surgiu a partir dos anos de 1990, década em que a internet realmente começou a se popularizar. Hoje em dia, esse tipo de estratégia se tornou a principal por conta de diversas vantagens, tais como:

  • Possibilidade de competição com empresas maiores;
  • Mais engajamento;
  • Mais autoridade para a marca;
  • Fidelização dos clientes.

Essas são apenas algumas das vantagens do marketing, que tem um futuro promissor daqui para frente. Isso porque ele se tornou o principal aliado das marcas de absolutamente todos os segmentos.

Não tem como uma empresa ser encontrada e conquistar novos consumidores se ela não estiver presente na internet e não fizer uso do Marketing Digital.

A Internet está na palma da mão dos consumidores, sendo assim, eles recorrem a ela para esclarecerem todas as suas dúvidas e encontrarem as soluções que precisam. 

Este é o foco do Marketing Digital, trazer soluções para os consumidores e ajudar as marcas a conhecer o que seu público-alvo deseja.

Por ser uma área promissora e que tende a crescer continuamente, havendo a necessidade de novos profissionais e profissionais atualizados, optar pelo marketing digital é uma escolha para quem deseja atuar em um dos mercados que mais crescem.

Como o Marketing Digital está sempre em constantes mudanças, pois acompanha o comportamento do consumidor moderno, que também está sempre em transformação, o profissional precisa estar sempre atualizado e aprender tudo sobre essa área.

Como se tornar um profissional de marketing digital?

Não importa o tipo de empresa, seja esta uma organização de construção de mezanino ou um consultório odontológico, todos precisam do marketing digital.   

Trata-se de uma área que oferece infinitas possibilidades para seus profissionais, visto que os investimentos direcionados para essas ações por parte das instituições só aumentam.

Dessa forma, podemos classificar alguns passos importantes para se tornar um profissional bem-sucedido em marketing digital.

Busque uma formação acadêmica

A formação acadêmica em comunicação e áreas relacionadas é muito importante para dar o primeiro passo na carreira. 

Não existe, ainda, um curso superior em marketing digital, mas sim a aplicação dos conceitos de comunicação às estratégias digitais.

Cursos de Marketing, Publicidade e Propaganda e :Relações Públicas também possibilitam que o profissional se integre ao mercado do Marketing Digital. 

Essas formações permitem que o profissional saiba aplicar as técnicas do Marketing Digital em qualquer tipo de organização, como em uma empresa de limpeza de terreno para construção.

Especialize-se com cursos livres

Além da faculdade, a realização de cursos livres voltados para a área de marketing digital é muito importante para começar a adquirir o conhecimento necessário. 

Procurar por um curso que ofereça uma visão geral do que é marketing digital é um bom começo, depois disso, é importante buscar especializações mais específicas de acordo com as áreas que deseja atuar.

A prática é tão ou mais importante do que a teoria. É muito comum ouvir de profissionais formados que eles aprenderam muito mais sobre sua profissão na prática do que na própria faculdade.

É claro que o curso superior é importante para que você possa ingressar no mercado, mas é fundamental encontrar agências de marketing para colocar a mão na massa.

Dentro delas, os futuros profissionais estarão em contato direto com as principais estratégias de marketing digital, como SEO, Links Patrocinados, Redes Sociais, Inbound e Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo etc.

Além de estar em contato com essas estratégias, o futuro profissional conhecerá o ambiente de trabalho das agências, seus clientes e demandas, entendendo de maneira completa como o mercado funciona.

Foque na pós-graduação

Diferenciar o currículo é importante para quem quer se destacar profissionalmente. Por isso, os cursos em pós-graduação são fundamentais. 

Além disso, outra chave do sucesso para aqueles que escolheram o marketing digital é estar sempre se atualizando.

Como falamos anteriormente, o marketing digital está em expansão e em constantes mudanças. Mais do que saber como entrar nele, é importante entender como se manter.

Participar de congressos, assinar newsletter e estar sempre por dentro das novidades do mercado são ações essenciais para ser um profissional de sucesso.

Quais as capacitações de um profissional de marketing digital?

O marketing digital faz uso de diversas estratégias para atingir os objetivos de uma marca, seja esta uma empresa de instalação de elevadores residenciais ou uma clínica veterinária.

Os profissionais voltados a esse tipo de marketing possuem as capacitações necessárias para atuarem com as mais diversas estratégias. Algumas delas são:

  • Marketing de busca;
  • Web Analytics e Google Analytics;
  • Marketing em Redes Sociais;
  • Mobile marketing;
  • E-mail marketing.

Além de obter as habilidades necessárias nessas estratégias, o profissional de marketing pode atuar em diversos cargos dentro das empresas.

Como também, esse especialista preenche o perfil de todos os tipos de organizações, desde uma multinacional até uma empresa de limpeza de cadeiras estofadas.

Funções do profissional de marketing digital

As mídias digitais cresceram, por isso, é fundamental a presença dos profissionais voltados para o marketing digital. 

Tanto na hora de colocar as estratégias em prática quanto na hora de orientar, esses especialistas são indispensáveis para as marcas.

Por exemplo, vamos imaginar que o objetivo de um fornecedor de grama esmeralda seja alcançar mais visitas para o seu site. O profissional em marketing digital aplicará as técnicas em SEO para conquistar esse maior número de visitas.

Isso pode ser feito por meio do marketing conteúdo, além de estratégias que atuem diretamente em melhorias para o posicionamento do site nos resultados de busca.

Se o objetivo é converter mais usuários em leads, o profissional de marketing digital pode trabalhar as landing pages e transformá-las em otimizadoras dessa conversão.

Esse profissional atuará em empresas dos mais variados portes e nichos de mercado, desde escolas de idiomas até corporações de polimento de mármores e granitos.

Esse especialista também é o responsável por fazer um planejamento estratégico, que visa atingir os objetivos da corporação. Dentro dele, podemos encontrar:

  • Objetivos da presença on-line da marca;
  • Necessidades perante a situação do mercado;
  • Identificação de concorrentes e sua presença on-line;
  • Definição de canais e meios de veiculação on-line;
  • Definição de KPI’s, sistemas e métricas.

Somente o profissional de marketing digital possui a capacidade necessária para colocar esse planejamento e as estratégias em prática, de acordo com a realidade da organização.

O marketing digital e seus profissionais nasceram com o objetivo de auxiliar as empresas a conquistarem suas metas, independente do tipo de serviço que oferecem, sejam clínicas odontológicas ou empresas de manutenção de geradores a diesel.

Portanto, é um profissional indispensável para qualquer instituição que queira estabelecer a sua marca no mercado. Como também, o setor oferece um futuro promissor para quem optar por essa carreira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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