As 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2020

Melhores empresas para trabalhar: imagem ilustrativa

Todo ano, são divulgados rankings completos com as empresas que mais investiram para criar um ambiente de trabalho incrível e uma excelente experiência do colaborador

Entre os critérios, estão o nível de engajamento, bem-estar no trabalho, oportunidades de crescimento, políticas de reconhecimento e muito mais. 

Então, se você quer conquistar uma vaga nas melhores empresas para trabalhar no Brasil, é melhor conferir os destaques para 2020.

Siga a leitura e veja quais foram as campeãs. 

Critérios para eleger as melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2020

Para eleger as melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2020, as instituições e consultorias especializadas se dedicam a extensas pesquisas e avaliações. 

Temos, basicamente, dois rankings líderes no tema: o Melhores Empresas para Trabalhar do GPTW (Great Place to Work) e o Guia Você S/A — As 150 Melhores Empresas para Trabalhar.

Em ambas as pesquisas, as empresas são reconhecidas e classificadas de acordo com critérios como o bem-estar dos colaboradores, níveis de engajamento, clima organizacional e produtividade. 

A principal diferença entre as duas é a segmentação dos rankings: enquanto a GPTW divide as empresas por localidade, destaque, região, setor e tema específico, a Você S/A classifica as vencedoras exclusivamente por segmento. 

No entanto, as metodologias são parecidas, pois envolvem análises criteriosas e questionários aplicados aos colaboradores e à diretoria, chegando à pontuação final com base em índices de qualidade do ambiente, felicidade no trabalho e engajamento.

As 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2020

Para ajudar você a reconhecer as melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2020, combinamos as duas pesquisas para mostrar os principais destaques

Confira as campeãs de cada categoria. 

Empresas grandes

Na categoria empresas grandes, as que mais se destacaram nos rankings de 2019 foram:

Caterpillar

A Caterpillar, líder mundial em fabricação de equipamentos para construção e mineração, levou o primeiro lugar no ranking da GPTW pelo terceiro ano consecutivo.

Nas palavras de Odair Renosto, presidente da empresa no Brasil, “nossas ações têm criado o melhor lugar que podemos desejar para trabalhar, inspirando nossos funcionários a ajudar nossos clientes a construir um mundo melhor”. 

Tokio Marine

A seguradora Tokio Marine ficou com o segundo lugar entre as melhores empresas para se trabalhar com mais de mil funcionários. 

A empresa ficou em terceiro lugar nos últimos dois anos e está sempre presente no ranking, sendo considerada a melhor do setor para se trabalhar no país.

No site da empresa, a área trabalhe conosco destaca as políticas de reconhecimento, participação nos lucros e inclusão. 

Mars

A Mars, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, apareceu em terceiro lugar no ranking das grandes empresas da GPTW.

A empresa é responsável por marcas como M&M’s, Snickers, Pedigree e Masterfoods, e subiu seis posições em relação a 2018, graças às políticas de gestão de pessoas e investimento na marca empregadora (employer branding). 

Empresas médias

Na categoria de empresas médias, tivemos representantes do setor de alimentos, tecnologia e saúde.

Confira:

Levvo

O Grupo Levvo, responsável pelas franquias McDonald’s, conquistou o primeiro lugar das melhores empresas para trabalhar no GPTW na categoria “Médias Nacionais”.

A organização deve essa vitória ao ambiente de trabalho diferenciado e ao alto nível de excelência na gestão de pessoas, com políticas focadas na valorização e reconhecimento de seus colaboradores. 

Dextra

A Dextra representou o segmento de tecnologia no segundo lugar do ranking GPTW de médias empresas.

A organização é especializada em desenvolvimento de software sob medida e está no top 10 da pesquisa desde 2013, graças ao foco na atração e retenção de talentos. 

Supera Farma

A Supera Farma levou a expertise das farmacêuticas ao ranking da GPTW, figurando em terceiro lugar na lista.

A empresa tem como visão se tornar uma das 10 maiores farmacêuticas de prescrição médica do Brasil e permanecer no topo das melhores empresas para se trabalhar. 

Indústrias diversas

Passando para a pesquisa do Guia Você S/A – As 150 Melhores Empresas para Trabalhar de 2019, vamos conferir quais foram as melhores empresas do segmento industrial.

Veja só:

Kordsa

A Kordsa não apenas levou o primeiro lugar da sua categoria no ranking, como foi o destaque geral da pesquisa com a pontuação mais alta do Índice de Felicidade no Trabalho (IFT): 87.5.

Com isso, a multinacional turca que produz filamentos para pneus levou o título de empresa do ano, e credita seu êxito ao esforço para aumentar o nível de engajamento. 

Weg Motores

Em segundo lugar no setor industrial, a Weg Motores pontuou 85,3 no IFT e mostrou que as políticas de gestão de clima deram resultado.

A empresa atua no segmento de máquinas elétricas e tem como principais valores o trabalho em equipe, inovação e flexibilidade.

Empresas do varejo

Para fechar, vamos ver quais empresas ficaram no topo da categoria do varejo.

Confira:

Brasal Combustíveis

A Brasal Combustíveis levou o primeiro lugar entre as melhores empresas para se trabalhar no varejo no ranking da Você S/A de 2019, com a nota 82,5 — pelo segundo ano consecutivo.

A empresa publicou seus agradecimentos aos responsáveis pela política de gestão que acredita nas pessoas, centrada no espírito empreendedor. 

Lojas Renner

A Lojas Renner ficou com o segundo lugar no ranking do varejo 2019, depois de ter ganho o posto de empresa do ano em 2018.

Seu índice de felicidade no trabalho fechou em 82,1, como resultado de uma política de gestão de talentos cada vez mais eficiente. 

Como trabalhar nas melhores empresas do Brasil

Essa foi uma pequena amostra das melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2020 — e vale a pena conferir a lista completa nas pesquisas mencionadas.

Se o seu objetivo é construir carreira em uma empresa premiada pelo seu ambiente de trabalho, comece mudando sua forma de procurar emprego.

Hoje, as empresas mais inovadoras estão passando por uma transformação digital, deixando de lado a busca por talentos em meios tradicionais.

Por isso, você aumenta suas chances de ser encontrado pelos recrutadores ao se cadastrar em plataformas como a Revelo: um marketplace de talentos exclusivos. 

Afinal, é muito mais fácil para o RH fazer uma busca em um banco de talentos pré-selecionado, com todos os filtros para encontrar o candidato ideal, concorda?

Então, seja você esse candidato: cadastre-se e comece a receber convites para entrevistas.

Com sorte, você pode começar 2020 com um cargo em uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil.

scroll to top