Saiba como criar carta de apresentação de currículo

Confira algumas dicas de como criar uma carta de apresentação de currículo para conquistar a oportunidade de trabalho ideal.

Está com dúvidas sobre como escrever sua carta de apresentação de currículo? Não se preocupe, é normal ficar inseguro com essa introdução, que é seu primeiro contato oficial com a empresa.

No entanto, com o texto certo, você pode impressionar o recrutador e aumentar suas chances de passar para a próxima etapa do processo seletivo.

Quer saber como destacar sua carta de apresentação e currículo entre todas as candidaturas? Siga a leitura e coloque nossas dicas em prática. 

Confira como criar a carta de apresentação de currículo

Nem todo mundo dá a devida importância à criação da carta de apresentação para o currículo. Entretanto, essa é uma oportunidade única para se diferenciar desde o primeiro instante da seleção de candidatos.

Confira algumas dicas para escrever uma carta atraente para os recrutadores!

1. Encare a carta como o seu pitch

A carta de apresentação para currículo deve ser encarada como um pitch pessoal.

Ou seja: uma introdução rápida em que você “se vende” como o profissional ideal para a vaga, assim como as empresas vendem suas ideias e soluções. 

Para isso, você terá que resumir suas principais competências, experiências e conquistas relevantes para a posição, explicando como pretende agregar valor à empresa.

2. Esqueça os modelos prontos

Ao buscar informações para escrever uma apresentação, muitos candidatos acabam utilizando modelos da internet e discursos padronizados

Se você quer se diferenciar na multidão, esqueça esses textos prontos e use sua criatividade para criar mensagens únicas e verdadeiras.

Lembre-se de ser específico com o que você quer para a sua carreira, e não com o que imagina que o recrutador gostaria de ler.

3. Seja objetivo

A carta de apresentação de currículo deve ser curta e objetiva, para chamar a atenção do recrutador e motivá-lo a ler seu perfil completo.

Por isso, você deve se concentrar nesses três pontos:

  • Mostrar que sua experiência é compatível com a senioridade do cargo desejado
  • Listar as competências que o credenciam para tal cargo
  • Explicar qual é o tipo de empresa em que você quer trabalhar.

4. Dê exemplos reais 

Se for citar algo como orientado a resultados, aproveite para exemplificar com uma situação real de trabalho em que você atingiu resultados superiores.

Da mesma forma, uma habilidade para solução de problemas precisa vir acompanhada de um exemplo de desafio resolvido, mesmo que de forma rápida. 

Por exemplo, caso você tenha realizado um curso de Excel, adicione na sua mensagem de apresentação, pois mostra ao recrutador a sua procura por atualizações na sua área.

Dessa forma, você demonstra ao recrutador que possui uma bagagem ampla e sabe aplicar seus conhecimentos na prática. 

5. Mostre sua personalidade

Ao contrário das informações técnicas, sua carta de apresentação para currículo precisa mostrar um pouco da sua personalidade.

Nessa hora, é importante transparecer o tipo de profissional que você é e o tipo de empresa que você está buscando.

Por exemplo, se você adora trabalhar em home office, preza pela flexibilidade de horários e não gosta de rigidez no código de vestimenta, não adianta adotar um tom formal e sisudo no texto para tentar iludir o recrutador.

Na prática, você estará enganando a si mesmo.

6. Conte histórias

O storytelling também é bem-vindo na sua carta de apresentação, pois é muito mais atrativo para quem está lendo e aumenta suas chances de ser lembrado.

Então, experimente contar histórias sobre desafios superados, cases de sucesso e momentos da sua carreira que te dão orgulho. 

Certamente, será mais interessante do que repetir as informações do currículo ou apelar para “busco desenvolvimento profissional com foco nos objetivos da empresa”.

7. Demonstre conhecimento sobre a empresa

Se você for enviar currículo diretamente para uma empresa que está no seu radar, é interessante pesquisar sobre ela para entender com quem está falando.

Se souber o nome do recrutador, direcione a carta para ele, e mostre que você conhece os objetivos, valores e métodos de trabalho da empresa.

No final da carta, não se esqueça de reforçar seu interesse e entusiasmo em fazer parte da equipe, justificando sua identificação com a empresa.  

Exemplo de carta de apresentação de currículo

Vamos a um exemplo de carta de apresentação para currículo para ajudar você a elaborar a sua. 

No modelo abaixo, o candidato não se contenta em descrever sua experiência e formação — ele também especifica o tipo de ambiente de trabalho e desafio que está buscando. Confira!

Meu nome é Roberto Carvalho, sou analista de marketing digital e atuo em SEM há 7 anos.

Sou bacharel em Publicidade e Propaganda pela PUC (SP) e tenho uma especialização em Estratégias de Marketing Digital pela mesma universidade.

Já trabalhei em algumas das maiores empresas da área e busco uma oportunidade em startups de tecnologia que desejam foco em growth acelerado.

Domino as principais estratégias em Google Ads, conheço a fundo softwares como Google Analytics, SEMRush, MOZ e Majestic e conquistei o prêmio Top SEM X de 2018.

Se você tem um desafio em alta velocidade, entre em contato. Obrigada!

Nova forma de apresentar o seu currículo

As dicas para elaborar sua carta de apresentação para currículo podem ser utilizadas em diferentes plataformas de recrutamento.

Mas há uma delas que facilita ainda mais o seu contato com as empresas mais desejadas do mercado.

No marketplace de talentos da Revelo, você é testado em suas competências técnicas e, se aprovado, seu perfil digital é publicado e recebe convites para participar de processos seletivos de vagas que são a sua cara.

Assim, sua carta de apresentação não vai ter um destinatário específico, e sim uma série de empresas que estão buscando habilidades como as suas. Ou seja, é hora de inverter o jogo da seleção e fazer as empresas correrem atrás de você.

Parece uma boa ideia? Então, se você quer acelerar em busca da oportunidade ideal, cadastre-se agora mesmo na Revelo!


scroll to top