Métodos ágeis: benefícios e como aplicar na empresa

métodos ágeis

Você sabe o que são métodos ágeis e quais são os benefícios de implementá-los no gerenciamento de projetos da sua empresa? Confira a seguir!

Hoje em dia, implementar novas metodologias é uma forma inteligente de gerenciar projetos e equipes. Por isso, se estiver buscando novas alternativas para administrar seus projetos e garantir entregas bem-feita, os métodos ágeis são uma ótima opção. 

Essa metodologia busca um melhor alinhamento entre a equipe, de forma a transmitir mensagens mais claras, mantendo os esforços em busca do mesmo objetivo. Tudo para garantir a otimização dos processos, e aumentar a eficiência das equipes e da empresa.

Para te ajudar a entender mais sobre esse assunto, explicamos a seguir o que são essas metodologias, quais seus benefícios e como devem ser implementados. Confira!

O que são métodos ágeis?

Essas metodologias consistem em modelos de gestão que surgiram como uma alternativa ao gerenciamento tradicional de projetos.

Do inglês Agile Software Development, esse conjunto de metodologias tem sua origem no desenvolvimento de software e no segmento de tecnologia da informação. No entanto, hoje pode ser aplicado a projetos de qualquer área.

O principal objetivo dessas ferramentas é acelerar o ritmo de entregas de um projeto, mas sem perder a qualidade do produto final que é entregue aos clientes. Em outras palavras, eles visam a reduzir os ciclos de trabalho de um projeto.

Para que isso ocorra, um dos pilares da metodologia é a interação entre a equipe e entre a empresa e o cliente. Afinal, uma comunicação ineficiente pode gerar falhas e, consequentemente, atrasos nas entregas e retrabalhos.

A metodologia ágil compreende que, com uma boa comunicação, o cliente participa ativamente do processo de desenvolvimento. Por isso, a empresa fica mais alinhada às demandas – o que, no fim das contas, gera satisfação.

Uma vez que o contato entre a empresa e o cliente se torna mais eficiente. O processo de adaptação a mudanças no projeto é mais fácil. 

Com o cliente participando do desenvolvimento, a equipe tem tempo para fazer alterações antes de finalizar o projeto. A preocupação é manter uma comunicação eficaz e se adaptar à imprevisibilidade do projeto, independente das ferramentas e processos utilizados pela equipe.

Lançado em 2001 por um grupo de programadores, o Manifesto Ágil explica os quatro valores que guiam a metodologia:

  • “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”
  • “Software em funcionamento mais que documentação abrangente”
  • “Colaboração com clientes mais que negociação de contratos”
  • “Responder a mudanças mais que seguir um plano”.

Benefícios dos métodos ágeis

Quem nunca colocou essas metodologias em prática pode ter receio em relação à sua implementação. Entretanto, isso é natural quando uma mudança é feita nos processos da empresa.

Mas não se preocupe, porque essa metodologia traz benefícios tanto para o cliente quanto para a equipe. Por exemplo, para o cliente, a principal vantagem é a agilidade do processo.

Como o ciclo de trabalho é menor e as entregas são frequentes, previsíveis e organizadas, o cliente enxerga os resultados mais rápido. E, ainda, tem acesso ao seu projeto de forma dinâmica.

Essa configuração mais ágil, por sua vez, possibilita ao cliente gerar feedbacks à equipe em relação às suas expectativas e eventuais mudanças que deseja no projeto. Ou seja, quando o produto final é entregue, as falhas já foram corrigidas, e o resultado, adaptado à demanda.

Para a empresa, a qualidade do produto gera a vantagem de ter clientes satisfeitos e redução de custos. Além disso, há o aproveitamento máximo do potencial de cada um dos colaboradores, percepção maior de valor do produto e maior competitividade.

E isso só pode ser alcançado quando outros fatores, também positivos, são implementados: trabalho em equipe e interação com o cliente.

Outro benefício dessas ferramentas para a empresa é a capacidade de atuação em cenários de incerteza. Isso porque ela consegue se adaptar às mudanças com agilidade, já que não segue um planejamento estático.

Dessa maneira, ao longo do projeto, os prazos são reduzidos, enquanto a qualidade da entrega aumenta.

Conheça 4 dos principais métodos ágeis

Seguindo os princípios dessas metodologias, há diferentes técnicas e métodos que podem ser implementados na empresa. Por isso, é importante conhecê-las para identificar a opção mais viável para sua empresa. Conheça quatro tipos:

1. Scrum

O Scrum é um dos mais utilizados, pois ele pode ser implementado em qualquer área, não sendo restrito ao desenvolvimento de softwares. Trata-se de uma abordagem de organização do gerenciamento de projetos.

No Scrum, a equipe monta uma lista de funcionalidades que precisam ser desenvolvidas. Cada funcionalidade está inserida em um Sprint, que é um ciclo de trabalho. Em seguida, as atividades são delegadas aos membros da equipe, e os prazos de entrega são estipulados.

Ao final de cada ciclo, é feita uma reunião entre os colaboradores para avaliação dos resultados e planejamento de um novo Sprint. Essa rotina é implementada até que o produto tenha sido desenvolvido.

2. Kanban

Criado pela Toyota, o Kanban é uma técnica que orienta o trabalho da equipe por meio de um modelo de gestão visual. Ou seja, as atividades são classificadas em três estágios: o que precisa ser feito, o que está sendo feito e o que já foi finalizado.

A equipe precisa, então, respeitar esse fluxo de trabalho e revisá-lo constantemente. Uma das vantagens é que todos os colaboradores podem identificar os estágios em que se encontram cada projeto.

Essa técnica está cada vez mais sendo utilizada para o desenvolvimento de software e, de maneira geral, por empresas que implementam as metodologias ágeis.

3. FDD – Feature Driven Development

Criada em Singapura, em 1997, essa é uma metodologia ágil que tem como foco o desenvolvimento de funcionalidades.  Nesse caso, os projetos são executados por fases, buscando por resultados em um curto período.

O FDD funciona a partir de um planejamento incremental e de um desenvolvimento contínuo das funcionalidades.

Por isso, as equipes que atuam a partir dessa metodologia fazem controle de qualidade ao longo do projeto. Além disso, realizam testes de software para avaliar a qualidade do desenvolvimento.

Uma das vantagens é o que o FDD pode ser integrado ao Scrum e funciona bem em cenários de incerteza.

4. XP – Extreme Programming

Criado nos anos 90, esse método ágil é orientado à agilidade da equipe e à qualidade do produto. Para isso, o XP baseia-se em valores e comportamentos que devem ser colocados em prática pela equipe no projeto.

São cinco valores: comunicação, feedback, coragem, respeito e simplicidade.

Também é um método propício para o desenvolvimento de softwares que precisam ser constantemente melhorados. Para isso, a equipe deve fazer testes da solução para identificar a necessidade de alterações.

Conheça três empresas que adotam essa metodologia

Google

Sem dúvida, o Google é uma das maiores empresas globais que utiliza esses metodologias. Em uma palestra, a Google Tech Talks, Jeff Sutherland comentou em detalhes sobre a implementação do Scrum na empresa. 

Uma das medidas adotadas, por exemplo, é reduzir o número de tarefas iniciadas pelo time. De forma a minimizar o nível de complexidade na jornada de concepção, design e produção. Dessa forma, fica mais fácil medir o progresso a partir de atividades finalizadas.

A Google não apenas aplica essas metodologias, como é uma das grandes inovadoras desse tipo de sistema. A empresa, inclusive, é pioneira na utilização de sprints: tarefas organizadas de maneira estratégica, com duração e processos predefinidos.

Banco Itaú

O banco Itaú utiliza essas metodologias para organizar as rotinas de trabalho na diretoria de negócios digitais, relacionamento com o cliente e experiência do usuário.

Lá os times fazem reuniões diárias para verificar o andamento dos projetos, conforme a lógica da classificação das atividades por etapa: a fazer, sendo feitas e finalizadas.

Em uma entrevista para a revista Exame, a diretora de negócios digitais do Itaú, Livia Chanes, diz que lá um dos pilares importantes é que as pessoas não sejam “apegadas à hierarquia para que possam trabalhar de maneira colaborativa”.

Segware

A Segware, uma multinacional brasileira que cria soluções para empresas de monitoramento e segurança, passou a empregar essas metodologias em 2015. Ou seja, a técnica do Scrum é utilizada para que a equipe possa avaliar o produto e a qualidade do processo.

Para o jornal Estadão, Fernando Pinheiro, gerente de produto da Segware, disse que um dos resultados obtidos foi a transparência nos processos entre a equipe. A relação com o cliente também melhorou: “Estamos mais próximos do cliente final, porque fazemos pequenas entregas”, disse à reportagem.

A Revelo também utiliza os métodos ágeis

A Revelo, plataforma de recrutamento que encurta a distância entre os melhores talentos e as empresas mais inovadoras do mercado, também utiliza os sprints e as metodologias nas suas rotinas de trabalho.

Em 2017, a startup foi uma das selecionadas pelo programa Launchpad, uma iniciativa de aceleração da Google que confere às empresas um selo especial e um treinamento de duas semanas em São Francisco, nos Estados Unidos.

Essa capacitação envolveu uma mentoria intensiva com diversas equipes da gigante americana e grandes nomes de empresas de tecnologia do Vale do Silício.

Aplicação dos métodos ágeis na sua empresa

Muitas vezes, para implementar essas metodologias na empresa, é preciso passar por uma mudança de cultura organizacional.

Como vimos antes, essa metodologia utiliza como princípios a adaptação constante, processos de trabalho menos rígidos e burocráticos e comunicação com o cliente.

Nessa elaboração de rotinas, é preciso reduzir todas as etapas e todos os processos para o nível mais essencial. Ou seja, para a eliminação e redução de qualquer tipo de ruído de comunicação, burocracia e obstáculos técnicos.

Além disso, essas metodologias funcionam para empresas que atuam com alto nível de colaboração, em que todos os membros da equipe podem contribuir para o desenvolvimento de projetos.

Por isso, se sua empresa ainda não coloca em prática esses princípios, é preciso repensar a cultura organizacional.

Em um artigo para a revista Forbes, Steve Denning, autor do livro The Age of Agile, destaca cinco mudanças que precisam ser feitas para que a empresa seja ágil. São elas:

  1. O objetivo da empresa deve ser agradar ao cliente e entregar o melhor produto para a demanda estabelecida, com total eficiência.
  2. O trabalho deve ser feito em times que se auto-organizam, em que o gerenciamento ocorre de forma a capacitar os colaboradores a contribuírem ao máximo.
  3. O trabalho deve ser coordenado por metodologias ágeis a partir de ciclos interativos e feedbacks de clientes.
  4. Transparência e melhorias constantes precisam ser valores predominantes.
  5. A comunicação na empresa deve ocorrer de modo horizontal.

Com essas dicas em mente, as chances de sucesso ao implementar uma metodologia ágil na sua empresa aumentam.

Métodos ágeis em recrutamento e seleção

Uma das áreas em que os métodos ágeis se aplicam muito bem é o recrutamento e seleção. Isso porque essa atividade tem alto nível de complexidade: envolve diversos processos e etapas, com diferentes profissionais, softwares e sistemas.

Além disso, a seleção de novos colaboradores possui um peso enorme na estratégia da empresa, afinal os resultados positivos de longo prazo dependem de um excelente conjunto de talentos na organização.

Então, como usar os métodos ágeis para encurtar a distância até os melhores profissionais e reduzir os custos de seleção?

Uma das maneiras é com o Kanban. Com a adoção de uma ferramenta visual, que apresenta as etapas de seleção e recrutamento. 

O setor de Recursos Humanos tem condições de enxergar melhor o andamento dos processos e identificar os gargalos do sistema.

Além da utilização de uma ferramenta como o Kanban, é possível contar com a tecnologia para reduzir o tempo de contratação e obter um nível muito superior de aproveitamento.

Para isso, vale a pena conhecer uma empresa que domina os sprints e os métodos ágeis, como a Revelo.

Com essa plataforma, você ganha velocidade e inteligência para identificar talentos e potencialidades por meio de machine learning e uma base de dados e profissionais extremamente qualificados.

Revelo: seu marketplace de talentos 

Gostou das dicas sobre métodos ágeis? Está pensando em adotar na sua empresa? Então dê o start se cadastrando na Revelo e entrando em contato com os melhores candidatos para suas próximas vagas.

No marketplace Revelo você encontra os profissionais ideais para sua empresa, de forma ágil e humanizada. Experimente!

Você está procurando por profissionais de tecnologia para sua empresa?!

Então conheça a Revelo, a maior plataforma tech no setor de captação, contratação e gerenciamento de profissionais de carreiras de tecnologia da América Latina.

Possuímos produtos que atendem empresas nacionais e internacionais por meio de um modelo único de serviço, onde desenvolvedores de software que estão à procura de seu primeiro emprego e talentos seniores que desejam dar o próximo passo na carreira se cadastram na plataforma, são previamente validados tecnicamente por meio de uma inteligência artificial e ficam disponíveis para as empresas que, graças a filtros simples como habilidades, senioridade, diversidade e afins, podem rapidamente selecionar os melhores profissionais do mercado para iniciar seus processos seletivos. 

Desta forma oferecemos processos em até 14 dias, 95% mais assertivos e 100% humanizados!

Psiu, você está procurando por novos profissionais para sua empresa? 

Conte com o marketplace de talentos Revelo!

Aqui  você encontra profissionais de diversas áreas, de forma ágil e humanizada.

Cadastre-se na Revelo e descubra o match perfeito entre empresas incríveis e os melhores talentos. como reduzir em até 70% o tempo de contratação e encontrar talentos excepcionais para a sua empresa

3 Comments

  1. Muito obrigada pelo artigo – queria somente mencionar que gosto de utilizar kanbantool.com/pt. Confirmo que esta ferramenta ajuda muito enquando Voce precisa organizar tudo de forma eficiente e tambem ficar produtivo. Recomendo para todas pessoas ocupadas 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comments
scroll to top