7 etapas para uma mudança de carreira bem-sucedida

0
Share

Descubra como realizar em 7 etapas uma mudança de carreira totalmente bem-sucedida e saiba como realizar seus objetivos profissionais com a ajuda da Revelo. Confira!

Está preparado para uma mudança de carreira, mas não tem ideia do que fazer, ou por onde começar?

Primeiramente, fazer uma mudança de carreira geralmente significa investir tempo e dinheiro. Como em qualquer investimento, é importante refletir e planejar antes de tomar uma decisão. 

Para te ajudar, selecionamos 7 etapas que você pode seguir para uma mudança de carreira totalmente bem-sucedida. Confira a seguir!

1. Comece com o motivo da mudança

Você tem que deixar claro o por que, antes de começar a avançar em direção a algo novo. Do contrário, você pode acabar em um lugar diferente do que buscava na sua carreira.

Em primeiro lugar, pense sobre algumas questões. Por que eu quero isso? Por que penso que essa nova carreira tornará minha vida melhor? Quais podem ser as desvantagens ou riscos?

Ao fazer esse exercício, você pode perceber que as coisas podem não ser tão simples como você imaginou. Por outro lado, o caminho pode se tornar mais atraente e, ainda, com mais sentido.

2. Seja claro sobre o que deseja fazer

Da mesma forma, reflita sobre as questões a seguir. Como é esse novo emprego ou carreira? Como é o mercado de trabalho nessa área? Quais são as habilidades necessárias para a função?

Além disso, outra questão importante é avaliar se já possui alguma experiência nessa nova área? Em outras palavras, você será capaz de alavancar suas habilidades e seus contatos para fazer uma mudança de carreira bem-sucedida?

Em muitos casos, as pessoas são movidas pela paixão e desejo de que tudo dê certo. 

No entanto, um estudo feito pelo cientista Cal Newport, mostra que aqueles que seguem suas paixões, estatisticamente têm uma probabilidade menor de encontrar realização profissional.

Por outro lado, aqueles que aproveitam o capital já existente na carreira, no momento de fazer uma mudança, podem se beneficiar diretamente. 

Em geral, é recomendado buscar outras funções que impulsionam o capital de carreira acumulado ao longo dos anos, do que mudar totalmente de área.

3. Pesquise sobre as condições

O primeiro passo é entender quais são as certificações requeridas nessa nova área que deseja trabalhar. Em muitos casos, a mudança de carreira está ao seu alcance. 

Afinal, pode ser uma questão de fazer um curso online, e obter alguma proficiência básica para assumir a nova função. Entretanto, às vezes, você precisa de uma formação ou licenciamento mais abrangente. 

Por isso, é fundamental pesquisar bastante para descobrir essas condições, em seguida, decidir se está disposto a fazer o investimento inicial que essa nova carreira exige.

4. Faça um plano de ação

Qual é o seu objetivo principal e planejamento ideal para mudar de carreira?

Após refletir sobre isso, faça uma divisão das etapas principais:

  • Qual é o seu objetivo principal?
  • Quais habilidades você precisa adquirir?
  • Quais contatos você precisa ter?
  • Quais são as etapas do plano de ação?

Neste processo, atribua a si mesmo tarefas diárias ou semanais, para saber o que estará fazendo quando começar a estudar, com foco na mudança de carreira. 

Ao concluir essas tarefas, você perceberá como os pequenos passos podem trazer mais energia e confiança para o processo de mudança de carreira. Será possível perceber que, de fato, é uma possibilidade de mudança real.

5. Acompanhe seu desempenho

Neste processo, é importante acompanhar seu desempenho de forma gradativa. Para isso, monitore o que você está fazendo diariamente ou semanalmente, bem como, o que precisa fazer em seguida.

Se você vai investir tempo e energia para fazer isso acontecer, é preciso também monitorar seu progresso. Por exemplo, configure lembretes para acompanhar as etapas quando achar necessário. 

Ou ainda, usar uma simples planilha do Excel ou aplicativo de monitoramento do tempo pode ser muito útil. O importante é usar a ferramenta que faz mais sentido para você, para não se perder no processo.

6. Mude sua marca

Você precisará mudar sua marca profissional para que faça sentido para seu novo público. Regra simples: quanto mais fácil entenderem sua proposta, maiores serão as chances de se interessarem em saber mais.

Afinal, ninguém vai deduzir o que motivou a mudança de função ou carreira.

Por isso, é recomendado deixar bem visível no currículo, no perfil do LinkedIn e na carta de apresentação, o propósito da mudança de carreira, bem como, seus novos objetivos profissionais.

7. Faça networking

É fundamental conhecer pessoas apaixonadas e bem-sucedidas que trabalham nessa nova área de interesse. Porém, não se preocupe em como fazer isso. 

As pessoas são mais generosas, especialmente quando você demonstra interesse por elas e reconhece algo que estão fazendo profissionalmente.

A melhor maneira de abordar é fazer um elogio ou observar algo que estão fazendo que pareça interessante. Após construir um pouco de relacionamento, você pode pedir um favor ou um pouco do seu tempo para conversar.

Para isso, você pode participar das Comunidades Online onde estão muitos profissionais de tecnologia, ou também das redes profissionais como LinkedIn.

Nunca desista de mudar de carreira

O motivo pelo qual tantas pessoas desistem de mudar de carreira é por que estão com medo ou inseguras. Afinal, toda a mudança traz alguns medos, principalmente do desconhecido.

Então, qual é o segredo de quem consegue mudar de carreira?

Em muitos casos, é muito simples: o importante é o primeiro passo, mesmo que pequeno, mas corajoso em direção ao objetivo principal.

Além disso, se você acredita que seu objetivo é alcançável, você tem uma chance muito maior de ser bem-sucedido.

Revelo UP: a melhor opção para sua mudança de carreira

Quer realizar seu plano de mudança de carreira sem preocupações?

Com o Revelo UP, você faz o curso ideal para seu currículo e não precisa se preocupar com o investimento inicial, pois realizamos o pagamento diretamente para a escola.

No programa, são oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças, design em mais de 30 escolas parceiras, presencial ou à distância.

Além disso, o participante receberá o apoio do time da Revelo para acompanhar toda sua jornada. Desde a decisão sobre o curso ideal, até a sua preparação para entrevistas e evolução na mudança de carreira.

E, o melhor! Se aprovado no programa, poderá pagar o financiamento somente após a conclusão do curso, em até 24x no boleto.

Aproveite a oportunidade, inscreva-se hoje mesmo no Revelo Up e dê um Upgrade sua carreiraRealize suas metas de 2021!

Related Posts