HR Tech: saiba como acelerar o RH da sua empresa

hr tech

Quer aprender o que é HR Tech e adotar a tecnologia para revolucionar o RH da sua empresa?

Essa é uma ótima ideia.

O universo das HR Techs está crescendo e tende a ganhar cada vez mais espaço nas reuniões do setor de Recursos Humanos e dos gestores do país.

O termo faz referência a empresas de tecnologia que criam soluções para a área de RH.

Entre suas funções, estão a redução dos custos na contratação e a elevação da eficiência no processo de seleção.

O nome segue a mesma lógica das abreviações em inglês para os campos de atuação de startups de tecnologia. Igualmente, por exemplo, Fintech (finanças), EdTech (educação), AgTech (agronegócio) e MarTech (marketing).

Então, quer saber mais sobre o assunto?

A seguir, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre HR Tech e como esse nome está alterando o panorama do RH em todo o mundo.

O que é HR Tech

HR Tech é uma abreviação para Human Resources Technology, ou seja, “tecnologia para Recursos Humanos”.

Esse é o nome usado para se referir a empresas desenvolvem soluções tecnológicas para a área.

O objetivo dessas empresas é aprimorar os processos de RH dos clientes que utilizam seus serviços.

A grande inovação é a possibilidade de aumentar a eficiência e inteligência do setor e, ao mesmo tempo, reduzir os custos.

Muitas HR Techs apresentam soluções para facilitar e otimizar a seleção de candidatos, por exemplo.

A indústria gasta bilhões por ano em recrutamento, e essas empresas tornam mais eficiente o sistema de contratação ao utilizar machine learning e outras tecnologias para conectar os melhores candidatos às melhores vagas.

Há também HR Techs que criam ferramentas focadas na gestão do bem-estar e no desenvolvimento de seus funcionários.

E também uma área nova, que podemos considerar uma intersecção com o marketing: a reputação da marca como empregadora, a partir do depoimento de atuais e antigos colaboradores.

Em todas essas frentes, o objetivo desse tipo de startup é acelerar processos e torná-los mais eficazes, e não substituir o trabalho dos profissionais de RH.

Ferramentas de HR Tech

A seguir, veja algumas das principais ferramentas e soluções oferecidas pelas HR Techs:

Fontes de candidatos

O que são? Plataformas em que trabalhadores fazem um perfil e podem ser contatados por empregadores ou candidatarem-se à vagas de emprego

Como podem ajudar? Facilitam o trabalho de empregar talentos, pois as empresas têm acesso a milhares de currículos e podem filtrar de acordo com a sua preferência.

ATS (gestão de processos)

O que são? Softwares que otimizam os processos administrativos referentes ao recrutamento e seleção de funcionários.

Como podem ajudar? Automatizam processos como triagem, melhoram a comunicação interna e com os candidatos e possibilitam a criação de um excelente banco de talentos.

Ferramenta de apoio para recrutamento e seleção

O que são? São funcionalidades que facilitam o recrutamento e a seleção.

Como podem ajudar? As soluções dessa subcategoria podem ser chatbots, ferramentas para fit cultural, gamificação, vídeo-currículo e outros.

Sites de empregos especializados

O que são? Sites focados em vagas específicas para determinadas áreas.

Como podem ajudar? Se a empresa busca profissionais de administração, direito, tecnologia de informação ou engenharia, por exemplo, pode acessar um banco de talentos exclusivo da área em questão.

Employer branding

O que são? Estratégias que visam promover a imagem da empresa como empregadora.

Como podem ajudar? Uma empresa reconhecida como um bom lugar para trabalhar é capaz de atrair os melhores profissionais.

Gestão e operação

O que são? Ferramentas que automatizam ou facilitam tarefas cotidianas da gestão de pessoas.

Como podem ajudar? Algumas têm foco em tornar o trabalho do RH mais produtivo e menos custoso, outras são direcionadas a melhorar o bem-estar dos funcionários.

Cultura e produtividade

O que são? Ferramentas dos segmentos de cultura, clima e engajamento; treinamento e desenvolvimento; people analytics (análises a partir do big data na gestão de pessoas); feedback e performance.

Como podem ajudar? Ajudam a empresa a desenvolver colaboradores capacitados e engajados.

Por que utilizar a HR Tech

Os benefícios específicos de HR Tech são muitos e variados. Dependem das características da empresa e dos objetivos do setor de Recursos Humanos. Mas existem algumas vantagens que fazem sentido para todo tipo de organização:

Eficiência

A HR Tech pode ser usada para acelerar qualquer processo de contratação e recrutamento.

O atalho é conquistado a partir da análise rápida de inúmeras variáveis e da realização de muitas operações ao mesmo tempo, tarefas que dependem da tecnologia.

Essa eficiência é um potencial que pode ser explorado pelos profissionais de Recursos Humanos.

Com a tecnologia, eles têm condições de se dedicar mais à estratégia e menos à operação.

Isso deixa quase todo o aspecto mecânico e braçal do processo a cargo da máquina.

Uma variável como a formação do candidato, por exemplo, pode ser analisada em larga escala em segundos com a tecnologia.

Quando essa questão exige o olhar do profissional, perde-se muito mais tempo.

Essa economia de tempo se traduz, depois, em aumento da eficiência, pois não há perda de esforço pelo caminho.

Toda a dedicação pode ser direcionada para o planejamento e a análise das ações.

Eficácia

Além de elevar a eficiência, a adoção da HR Tech também aumenta a eficácia.

Em outras palavras: por um lado, a tecnologia torna o processo mais rápido; por outro, eleva a taxa de acerto.

Dessa forma, uma contratação tem o potencial de ser feita em menos da metade do tempo e com uma margem de erro muito menor.

Essa eficácia, por sua vez, tem impacto direto nos custos.

Redução de custos

Com a eficiência e a eficácia da contratação em seu mais alto nível, há menor perda de tempo e maior alocação de esforços em tarefas que exigem a inteligência, a estratégia e o planejamento dos profissionais de Recursos Humanos.

Imagine que uma contratação seja feita em duas semanas, em vez de 39 dias, que é a média do tempo de contratação no Brasil, de acordo com pesquisa da Glassdoor.

Nesse caso, os profissionais de RH envolvidos podem se dedicar antes a outras tarefas.

Além do ganho em tempo de análise, há a otimização de operações básicas de conferência, revisão de documentos e outras ações braçais.

Percepção

Não é apenas na contratação e no recrutamento que residem os benefícios da HR Tech.

Com a tecnologia, é possível entender o que de fato os colaboradores pensam da empresa e de suas condições de trabalho e como melhorar a percepção do ambiente.

Muitas vezes, pequenas mudanças acarretam ganhos significativos de produtividade e bem-estar nas empresas.

Para isso, é possível oferecer ferramentas de avaliação e diagnóstico que garantem o anonimato aos colaboradores e insights valiosos para os gestores.

Caminhos da HR Tech no mundo

Nesta era de conexão total, a tendência é que haja um aumento natural da demanda por HR Tech.

De 2011 a 2013, o número de entrevistas de emprego realizadas de forma online pelos empregadores consultados na pesquisa The Future of Hiring, da PGI, aumentou 49%.

Na pesquisa, 74% dos avaliadores declararam que a tecnologia torna o trabalho mais fácil, 88% destacaram a economia gerada e 90% consideraram o menor tempo gasto para preencher as vagas como um benefício.

Segundo estudo da PwC, até 2020, 35% da força de trabalho global será composta por millennials – pessoas que cresceram em meio à revolução tecnológica da internet.

A ascensão desses candidatos deve resultar em novas configurações no ambiente de trabalho e também em novos processos de seleção e recrutamento.

Contudo as entrevistas online são apenas um passo. Como vimos, as HR Techs permitem muito mais.

Além de agilizar o processo de seleção, há desafios como encontrar o candidato certo e engajar os colaboradores.

Segundo pesquisa da Ernst & Young, 60% dos processos de RH poderiam ser otimizados com tecnologias que reduziriam os custos entre 50% e 70%, o que permitiria aos profissionais do setor se dedicarem a uma atuação mais estratégica.

Em outra pesquisa da Ernst & Young, 92% dos entrevistados afirmaram que iriam efetuar diversas mudanças no landscape tecnológico do RH e 50% disseram que aumentariam o budget para a implementação de tecnologias.

Mais um indício de que há plena disposição para investir nas soluções trazidas pelas HR Techs.

HR Tech no Brasil

No Brasil, o nicho das HR Techs estava engatinhando até pouco tempo atrás. Agora, está caminhando a passos largos.

O mercado se expandiu nos últimos dois anos, em 2016 e 2017.

Hoje é possível encontrar ferramentas de live coding, employer branding, ATS, people analytics, entrevista online, martketplace de talentos especializados, soluções para melhorar a cultura e produtividade…

E muitas outras soluções devem surgir.

Apesar da variedade de possibilidades, o macro segmento de recrutamento e seleção corresponde a 70,9% do total das HR Techs.

Desses 70,9%, 27,8% ainda são fontes de candidatos.

Podemos entender esses números como resultado do longo tempo médio das seleções no país (39,6 dias, segundo a Glassdoor).

Com essa função, os sites de vagas, que surgiram lá na primeira década dos anos 2000, ainda são muito utilizados, mas o ecossistema de empresas com soluções tecnológicas para RH é bem mais amplo e atraente.

Embora o mercado de HR Techs brasileiro esteja ainda na sua infância, como destacamos anteriormente, é inegável que as empresas do país têm nele um bom leque de soluções tecnológicas para seu departamento de recursos humanos.

Mapa das HR Techs no Brasil e no mundo

Para se aprofundar ainda mais no mercado de HR Techs e em suas ferramentas para a indústria, confira o estudo que a Revelo.

No e-book, você vai saber mais sobre os seguintes tópicos:

  • O que caracteriza uma HR Tech?
  • Quais empresas atuam no Brasil e como podem te ajudar?
  • Quais as melhores ferramentas de apoio para recrutamento e seleção?

Para esse estudo sobre HR Techs buscamos realizar um mapeamento sobre o mercado de HR Techs no Brasil.

Assim, foram mais de 75 empresas divididas em quatro grandes segmentos.

Em suma, além de mostrar como cada uma delas pode ajudar a elevar o potencial dos seus colaboradores, e por consequência a performance da sua empresa, também trouxemos um overview sobre esse mercado nos Estados Unidos.

Gostou das dicas sobre HR Tech e quer reduzir em até 70% o tempo de recrutamento e seleção para suas próximas vagas?

Conheça a Revelo. A gente conecta os melhores talentos às empresas mais inovadoras do mercado.

scroll to top