O que é job rotation e como aplicar no seu negócio

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Quer entender melhor o que é job rotation e ganhar mais uma estratégia para impulsionar suas equipes?

Então você está com sorte, pois este artigo ensina o básico sobre o assunto e ainda oferece um guia prático para implantar o método.

A “rotação no trabalho”, em tradução livre, é uma prática de gestão de pessoas que movimenta os profissionais por várias áreas da empresa.

Por onde passam, os colaboradores acumulam um aprendizado inestimável, que somente a experiência em outra função pode proporcionar.

Se você se preocupa com a integração dos departamentos e gostaria que o pessoal ampliasse a visão sobre o negócio, o job rotation é a abordagem perfeita.

Confira tudo o que você precisa saber em três tópicos:

  • O que é job rotation
  • Quais são as vantagens do job rotation
  • Como implantar o job rotation na sua empresa.

Mais direto impossível, certo? Então siga a leitura e tire sua ideia do papel.

O que é job rotation

É uma prática de rodízio no trabalho que permite a circulação de colaboradores por diferentes setores da empresa.

Como ferramenta de gestão, o job rotation proporciona experiências em diferentes funções, enriquecendo o aprendizado do profissional e ampliando suas possibilidades de carreira.

O período do rodízio depende dos objetivos da empresa, mas normalmente tem duração de algumas semanas, com intervalo de alguns dias entre as trocas de função.

A aplicação é mais comum em programas de trainee e estágio, quando é de interesse do RH que o colaborador conheça todas as áreas da empresa e escolha seu caminho de desenvolvimento.

No entanto, o novo mercado de trabalho abriu espaço para um uso mais abrangente do job rotation, como ferramenta de engajamento e treinamento do RH.

Originalmente, essa tática começou a ser adotada para aliviar o estresse dos operários de fábrica, evitando a exaustão e monotonia do trabalho manual.

Hoje, é muito comum na gestão de pessoas em startups e empresas com abordagem mais moderna, que procuram oferecer novas oportunidades de aprendizado e evolução.

No estudo Future of Work, da Deloitte, lançado em 2017, o job rotation aparece entre os segredos para o sucesso do gerenciamento de carreiras.

A técnica está na categoria de reengenharia de cultura e recompensas, junto a medidas como valorização da meritocracia, reconhecimento de talentos e tolerância aos erros.

Vantagens do job rotation

São inúmeras as vantagens em utilizar como ferramenta de gestão de pessoas, solucionando diversos problemas do RH.

Confira alguns dos principais benefícios do método:

Redução do turnover

O job rotation é uma poderosa ferramenta para retenção de talentos, pois aumenta os níveis de satisfação e motivação dos colaboradores.

A colunista da Forbes Kaytie Zimmerman chama a atenção para o poder do job rotation entre os millennials e as novas gerações.

Em seu artigo Seriam os programas de job rotation a resposta para reter millennials? (tradução livre), ela reforça a importância da escolha para os novos talentos, que anseiam por aprendizados, experiências e oportunidades.

Aprimoramento de competências

O job rotation melhora as competências dos colaboradores, que entram em contato com diferentes áreas e acumulam conhecimento e habilidades.

Além disso, o contato com profissionais de formações e especializações diversas é uma fonte de informações valiosa.

Ampliação da visão

Ao percorrer diversas áreas da empresa, o profissional adquire uma visão mais ampla do negócio, enxergando suas relações e processos com muito mais precisão.

Desse modo, desenvolvem sua capacidade de trabalhar em equipe e visualizar os objetivos da organização em cada tarefa que executam.

Praticidade no treinamento

O job rotation também uma maneira de facilitar treinamentos, pois nada é mais eficiente para o aprendizado do que a vivência na área ou função.

Assim, os colaboradores podem desenvolver habilidades relacionadas a outro departamento na prática.

Fortalecimento do trabalho em equipe

Quando os colaboradores circulam por outras áreas da empresa, eles têm a oportunidade de construir novas relações e lidar com diferentes culturas e perfis.

Por essa razão, o job rotation é uma excelente maneira de fortalecer o espírito de equipe e a colaboração interna, contribuindo também para uma cultura organizacional mais sólida.

Criação de equipes multifuncionais

A multifuncionalidade é bem-vinda em um mercado que exige grande capacidade de mudança e adaptação das empresas, devido às rápidas transformações dos nossos tempos.

Com o job rotation, você estimula os profissionais a se tornarem multifuncionais e aptos a colaborar em qualquer área e projeto.

Como implantar o job rotation

Para que o programa seja implantado com sucesso, é preciso planejar com antecedência e tomar alguns cuidados.

Confira os passos fundamentais para o processo:

1. Defina o propósito do programa

O primeiro passo para implantar o job rotation é definir seu objetivo central, ou seja, o que a empresa espera do programa.

Para isso, você deve definir quais colaboradores e áreas serão envolvidos no processo e por qual motivo.

Alguns propósitos comuns para o job rotation são a renovação de áreas e cargos, desenvolvimento de competências e aumento da taxa de retenção.

2. Planeje todos os detalhes

Na hora de criar seu planejamento, você precisa determinar a duração, período e funcionamento do programa em geral.

O ideal é começar com um projeto menor, envolvendo apenas uma ou duas áreas da empresa, pois a iniciativa pode parecer ousada demais para alguns colaboradores.

Além disso, tenha em mente que funções altamente especializadas não são boas escolhas para job rotation, pois tornam o processo complexo e trabalhoso demais.

3. Prepare os colaboradores

O programa de job rotation deve ser comunicado com clareza aos participantes, para que não haja dúvidas ou inseguranças durante o processo.

Para isso, você deve apresentar as atividades e responsabilidades da nova função em detalhes, deixando que o colaborador se prepare para a experiência.

Outro passo essencial é nomear um mentor responsável para acompanhar o colaborador e prestar suporte durante o processo.

4. Mantenha o feedback contínuo

Durante o job rotation, o colaborador pode ter várias dificuldades e incertezas, pois estará ocupando uma posição totalmente nova pela primeira vez.

Para que o programa cumpra seu objetivo, você precisa oferecer feedback contínuo aos participantes, guiando seus passos no processo de aprendizado.

5. Avalie os resultados

Por fim, é essencial que você crie um sistema de avaliação para mensurar os resultados.

Essa avaliação pode ser baseada em competências adquiridas, habilidades aprendidas, adaptação à função e demais métricas pertinentes.

Se o programa for bem-sucedido, você pode até mesmo usá-lo como atrativo na hora de contratar novos talentos, mostrando que a empresa se preocupa em oferecer oportunidades de crescimento.

Gostou das dicas?

Agora que você aprendeu o que é job rotation e como aplicá-lo, conte sua experiência e sua perspectiva de implementação nos comentários.

E não esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais.

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