Entenda como Perfil Comportamental vai ajudar o seu RH

Entenda como Perfil Comportamental vai ajudar o seu RH

Um dos desafios do RH é ter um processo seletivo realmente eficaz. Contar com métodos que ajudam a escolher o candidato certo pode ser difícil, principalmente se considerarmos que 9 em cada 10 demissões estão ligadas ao comportamento, segundo a Page Personnel. Por isso, entender o que é perfil comportamental é uma alternativa para o RH.

O recrutamento e seleção é o momento para entender não somente as hard skills de um candidato, mas também suas soft skills.  Entender como um potencial colaborador reagirá a diferentes situações é extremamente relevante para saber se ele se adaptará aos processos da empresa — inclusive à cultura organizacional. 

A partir do momento que você sabe qual o perfil comportamental de um candidato você consegue colocar a pessoa certa na vaga certa. 

Quer entender o que é perfil comportamental e como ele pode auxiliar seu RH no processo seletivo? Continue a leitura! 

O que é o perfil comportamental?  

Perfil comportamental é uma forma de mapear os comportamentos humanos predominantes. Existem quatro perfis: comunicador, executor, planejador e analista. 

Abaixo explicaremos as características de cada, acompanhe! 

Comunicador

O perfil comunicador se caracteriza, principalmente, por manter o valor da conexão. Pessoas com esse perfil tendem a ser bastante extrovertidas, procuram agradar aos outros e manter um relacionamento próximo com as pessoas ao seu redor. 

Esse perfil é bastante valioso, por isso, diante de feedbacks, costumam se vitimizar. Tentam ignorar o problema, mas são pessoas que buscam constantemente o reconhecimento. Inclusive, valorizar esse profissional é uma maneira de motivá-lo.

Costumam se adaptar bem às situações e gostam de compartilhar conhecimento com a equipe. São informais e, por serem relacionais, se dão bem em trabalhos em equipe.

Podem não se comprometer tanto aos cronogramas e aos prazos, já que a organização não é uma característica dominante. Por isso, é importante aproximar as pessoas desse perfil com conexões que sejam um exemplo de organização. 

Executor

Podemos definir esse perfil inicialmente com duas palavras: resultado e velocidade. O perfil executor é motivado por desafios, são competitivos e autoconfiantes. Para estimulá-lo é importante mostrar que eles conseguem melhorar seus resultados. São dominantes e considerados líderes natos, por essas características são, geralmente, ótimos empreendedores. 

Por serem pautados pelos resultados, procuram entregar suas tarefas no prazo estipulado. Esse perfil precisa de liberdade para agir e tomar suas próprias decisões para a entrega das demandas. 

Um cuidado a ser tomado é com a comunicação, eles tendem a ser diretos e, por isso, podem entrar em conflitos com os colegas. 

Planejadores

O perfil planejador costuma ser centrado e calmo. São rotineiros e não se adaptam às mudanças repentinas. Planejadores precisam de um tempo para entregar suas tarefas, pois são perfeccionistas na execução dos trabalhos. 

Pessoas com esse perfil são muito empáticas e costumam criar fortes conexões com todos ao seu redor. Para motivá-los, é necessário criar um planejamento que possa ser seguido dentro do ritmo do trabalhador. 

É importante não criar mudanças drásticas em sua rotina, pois isso pode desmotivá-lo. E assim como o comunicador, é importante reconhecer o seu trabalho e dar voz às pessoas com esse perfil para que eles possam expor suas idéias. 

Analistas 

Pessoas com esse perfil se destacam em projetos que exijam pesquisas com dados e elaboração de teses. Seu principal valor é a qualidade e exatidão, por isso gostam de estudos precisos, desenvolver códigos e planilhas. Procuram entregar seus resultados com perfeição, por isso são considerados pessoas bastante rígidas.  

O perfil analista, sob pressão, costuma reagir de forma negativa, se fechar e se calar. Competem muito consigo mesmo para poder entregar sempre o melhor, dessa forma, podem ser negativos e críticos. 

São motivados pela autonomia, gostam de ter a estrutura e independência para desempenhar suas tarefas. A comunicação com um analista deve mostrar dados e comprovação. 

Importância de analisar os tipos de perfis comportamentais 

O mapeamento do perfil comportamental é tão importante quanto um teste técnico na área de tecnologia e programação. Com esse conhecimento em mãos, a sua empresa consegue comparar competências de profissionais de alta e baixa performance e também será  capaz de direcionar os talentos da melhor forma, de acordo com seus talentos. 

Tudo isso, além de melhorar o clima organizacional da empresa, também diminui a rotatividade de funcionários. Uma vez que a empresa saberá se o funcionário realmente tem o fit cultural e o colaborador também sentirá que está realmente fazendo a diferença e evoluindo dentro do projeto e função onde ele foi colocado. 

Como o perfil comportamental pode influenciar no processo seletivo?

Contratar um candidato por suas competências técnicas já não é mais suficiente para garantir a entrega de resultados. As pessoas são a principal fonte de receita de uma empresa e entender o perfil certo para uma vaga é de extrema importância, a fim de garantir o crescimento do colaborador e da organização.  

Durante o processo seletivo, mesmo quando o candidato tenha saído melhor em uma prova, não significa que ele será o candidato ideal para a vaga. Isso é algo muito comum na área de tecnologia e programação,  uma vez que muitas vagas exigem um conhecimento técnico apurado e muitas empresas acabam focando apenas nisso, deixando o perfil comportamental de lado. 

Porém, mesmo o candidato tendo todo o conhecimento técnico para a vaga, ele pode reagir mal a feedbacks, por ter pouca inteligência emocional para lidar com sugestões no seu trabalho. Por isso é importante aplicar um teste de perfil comportamental a fim de analisar se há um alinhamento entre as competências do candidato e as necessidades da função.   

Como aplicar o teste de perfil comportamental?

A grande questão é: como aplicar o teste de perfil comportamental na minha empresa? Abaixo explicaremos o passo a passo. Acompanhe! 

Analise as opções

Pesquise e analise as opções de testes de perfil comportamental que existem no mercado. Existe uma grande variedade para contratação, por isso, é necessário que faça um amplo estudo sobre o que a empresa/produto oferece. Além disso, é importante conhecer a qualidade dos testes e devolutivas.

Mapeie os perfis dos seus colaboradores 

Antes de aplicar os testes em seus candidatos, é de grande importância mapear os colaboradores da empresa. Dessa forma, você conseguirá fazer uma correlação sobre os perfis de alta performance dentro das vagas necessárias que o RH pretende contratar.  

Faça uma engenharia de cargos

Após mapear os perfis dos seus colaboradores, faça uma engenharia de cargos. Ou seja, separe e compare os perfis de alta e baixa performance de cada cargo para entender quais as competências necessárias que um candidato deve ter para a vaga. Algumas empresas optam por softwares de gestão para ajudar nesse processo.

Aplique no processo seletivo

Assim que feito a engenharia de cargos, aplique suas dinâmicas, testes e o que for necessário para identificar as competências técnicas. 

Então, aplique o teste de perfil comportamental. O RH conseguirá dessa forma selecionar o candidato certo para a vaga, analisando todos obtidos: as habilidades técnicas e as socioemocionais dos candidatos.

Desenvolva e treine seus candidatos

Não adianta somente selecionar o perfil correto para a vaga se não for desenvolvê-lo. As pessoas precisam ser motivadas e, com o teste de perfil comportamental, é possível treiná-las e desenvolvê-las nas competências necessárias

Ao aplicar o teste, você garantirá que esse candidato terá um perfil mais aproximado da cultura que a empresa investe. Dessa forma, sabendo em que vaga e time ele se encaixa melhor, tornará a comunicação e o clima de trabalho mais harmônico.  

Aproveite também e veja como o teste de perfil comportamental auxiliará no clima organizacional da sua empresa. 

Saiba quando aplicar o teste comportamental 

O mais indicado é que o teste comportamental seja aplicado no momento da seleção para uma vaga. Isso se aplica, principalmente na área de tech pois, como falamos, é muito comum empresas focarem apenas nas habilidades técnicas e formação acadêmica do candidato e acabam negligenciando seu lado comportamental. 

No momento da seleção, é indicado a aplicação do teste para entender também  aspectos da da comunicação do candidato, sua inteligência emocional, capacidade de tomar decisões e também se ele tem fit cultural com a empresa. 

Outro momento para esse teste ser aplicado é na gestão das equipes ou avaliação anual do funcionário. Fazer isso ajuda a medir o grau de comprometimento do funcionário e também ajuda a própria liderança a entender melhor como ele está se desenvolvendo no cargo atual, e onde precisa melhorar.

Aprenda a identificar o perfil dos seus colaboradores 

Acima, falamos como aplicar o teste de perfil comportamental. Isso pode ser feito durante o processo de recrutamento e seleção e também no mapeamento dos colaboradores. Ou seja, se na sua empresa você percebe que a área de TI tem problemas comportamentais, de comunicação ou até mesmo fit cultural, nesse caso é recomendado a aplicação do teste para que os funcionários possam se desenvolver.  

Isso pode ser feito por meio de:

Entrevista comportamental STAR

Trata-se de uma metodologia onde se faz uma pergunta e organiza-se as respostas do colaborador a partir de exemplos concretos. Ela  se baseia-ase em:

  • Situação: como o evento ocorreu e em qual contexto;
  • Tarefa: qual era a responsabilidade do colaborador diante do evento;
  • Ação : quais foram as ações tomadas pelo colaborador para solucionar o evento.
  • Resultado: como os resultados foram obtidos a partir das ações respondidas pelo colaborador. 

Análise comportamental DISC

A análise comportamental DISC (Dominância, Influência, Estabilidade, Conformidade) baseia-se em um questionário com perguntas diretas e diversas alternativas de respostas. É muito útil para entender como o colaborador pensa e age e, assim, a empresa possa desenvolver ações para potencializar suas habilidades e aperfeiçoar os pontos de melhoria.

O teste avalia:

  • Dominância: como o colaborar reage em situações difíceis e obstáculos;
  • Influência: algo muito importante no meio tech, aponta como é a comunicação do indivíduo e como ele reage em relacionamentos profissionais;
  • Estabilidade: representa a capacidade do colaborador lidar com imprevistos, sua resiliência;
  • Conformidade: aponta a propensão do colaborador, ou candidato, de acatar as regras da empresa. 

Como fazer a gestão de cada perfil na prática 

Apesar dos testes comportamentais aplicados no momento da seleção ou da gestão de equipe, o mais indicado é que a empresa esteja sempre avaliando o comportamento do colaborador no dia a dia. A partir daí, a orientação é que colaboradores tenham suas funções remanejadas para que eles possam trabalhar em projetos onde suas melhores características serão evidenciadas. 

Por exemplo, um colaborador com um perfil planejador, pode estar em uma área de consultoria e planejamento. Já um que tem um perfil bastante comunicador, pode estar a frente de projetos e ter ligação direta com o cliente, principalmente quando falamos da área de tecnologia, que gera muitas dúvidas, e quanto melhor a comunicação, mais qualidade o projeto terá e mais alinhado o cliente estará com o que será entregado. 

Alguém que tem o perfil  entusiastas precisa estar em uma função que não seja repetitiva. O motivo é que esse profissional gosta de novidades, aprender novas maneiras de trabalhar e compartilhar ideais. Nesse sentido, se ele estiver envolvido em mais de um projeto ao mesmo tempo, mais estímulo ele receberá e mais inovação poderá sugerir para a empresa. 

Por fim, o perfil controlador se dá muito bem com a organização e prazos de projetos, por isso ele é focado em resultados e pode ter o seu melhor extraído em projetos que ele possa trabalhar sozinho e focar nas suas atividades com menos burocracia possível. 

Conclusão 

Como você viu, a aplicação do teste de perfil comportamental é fundamental. Seja em um processo de recrutamento e seleção ou na gestão interna da sua empresa. Dessa forma, extrair o melhor do colaborar e aproveitar seus pontos fortes fica muito mais fácil, assim como desenvolver outros aspectos fundamentais do profissional. 

Sabia que a Revelo, em parceria com a Sólides, oferece testes de perfil comportamental em sua plataforma? Se a sua empresa está em um constante processo de recrutamento e seleção, pode contar com a ajuda da Revelo. Nós personalizamos todas as etapas de recrutamento dentro da plataforma e, dessa forma, você consegue implementar determinada etapa de aplicação do teste, enviando para o candidato por e-mail o link do teste.

Faça o Sign Up da sua empresa agora e comece a usar!


scroll to top