Revelado: o que os recrutadores reparam na entrevista de seleção (e como se preparar)

0
Share

Todo candidato quer saber o que os recrutadores reparam na entrevista de seleção, pois muitos detalhes podem passar despercebidos.

De fato, ser entrevistado é como ter todas as luzes apontadas para você, revelando qualquer mínima falha. 

É claro que os critérios de avaliação variam conforme a vaga e empresa, mas alguns aspectos costumam entrar no radar dos recrutadores. 

Hoje, você vai descobrir quais são os fatores que mais chamam a atenção — e aumentar suas chances de conquistar o cargo.

Continue lendo e fique pronto para impressionar na próxima entrevista. 

O que os recrutadores reparam na entrevista de seleção

Você deve imaginar o que os recrutadores reparam na entrevista de seleção, mas só os profissionais da área podem confirmar suas suspeitas.

Vamos à lista de aspectos mais importantes para o RH. 

Aparência 

É claro que a aparência determina a primeira impressão do recrutador, e continua sendo um dos aspectos que gera mais dúvidas nos candidatos.

Cabelos limpos, unhas bem cuidadas e roupas passadas são exigências óbvias, mas a escolha do visual ainda preocupa às vésperas da entrevista. 

De acordo com o consultor de carreira Eduardo Bahi, é importante se vestir de acordo com a vaga que você deseja ocupar.

Em entrevista ao Guia da Carreira, ele confirma que “o terno e gravata deixou de ser obrigatório para criar uma imagem de credibilidade”.

Na verdade, em ambientes mais casuais, um traje excessivamente formal pode ser um ponto negativo para o candidato.

Logo, o que os recrutadores realmente observam é se você conhece a apresentação dos profissionais da área e da empresa, começando pela adequação das roupas ao ambiente de trabalho.

Pontualidade

Chegar atrasado à entrevista é um grande sinal vermelho para qualquer recrutador. 

Para Angela Ritter, recrutadora do Grammarly, é um dos erros mais preocupantes dos candidatos.

Em entrevista à Glassdoor, ela alerta para a importância de ser pontual e evitar o reagendamento de entrevistas a todo custo, pois essas atitudes transmitem uma imagem irresponsável.

Entusiasmo

Nas palavras de Lindsay Mustain, recrutadora da Amazon:

“A melhor coisa que um candidato pode trazer à entrevista é seu entusiasmo”.

Em contribuição à SHRM, ela reforça importância de demonstrar interesse na oportunidade de forma genuína.

Além disso, revela que os recrutadores não gostam de candidatos que agem como se a vaga já fosse sua. 

Então, é melhor equilibrar a empolgação com uma boa dose de humildade, mas sempre com um sorriso no rosto e vontade de fazer parte da equipe. 

Confiança

Outro aspecto que salta aos olhos dos recrutadores é a confiança do candidato ao falar sobre seus objetivos, experiências e competências. 

Quem destaca essa característica é Alison Mackay, recrutadora da Silicon Valley Recruiters Association, que costuma notar o preparo dos candidatos em primeiro lugar.

Na matéria da SHRM, ela afirma que “a entrevista mais promissora é aquela em que o candidato sabe exatamente o que está procurando e aonde quer chegar em sua carreira”.

Muitas vezes, o profissional pode até mesmo avaliar que o cargo não se encaixa em suas perspectivas, mantendo-se firme na sua busca pela posição ideal.

O importante é demonstrar segurança e seriedade ao falar sobre seus horizontes profissionais. 

Progressão na carreira

Enquanto você está falando sobre suas experiências anteriores, o recrutador está juntando as peças para entender sua rota profissional.

Na opinião de Erin Stevens, recrutador da MasterBrand Cabinets, “é impressionante quando o candidato consegue progredir degrau por degrau em sua carreira, explicando as razões para cada mudança de cargo e suas motivações para ocupar as novas posições.”

Ele conta à SHRM que muitos candidatos pecam nesse aspecto e não seguem uma linha do tempo ao falar de suas experiências, dando a impressão de que não têm um plano para sua vida profissional. 

Como se preparar para a entrevista de seleção

Então, como se preparar para a entrevista e conquistar a vaga desejada?

Depois de analisar o que os recrutadores reparam na entrevista de seleção, chegamos a alguns critérios decisivos.

Confira as dicas em primeira mão. 

Esteja (muito) bem preparado

Você já sabe que precisa pesquisar sobre a empresa, conhecer o básico da área em que vai atuar e as atribuições da vaga, certo?

O problema é que seus concorrentes vão pensar o mesmo, ou seja: você precisa ir além se quiser se diferenciar. 

No mínimo, você precisa refletir sobre estes aspectos:

  • Qual a missão, visão e valores da empresa, um pouco da sua história e projetos significativos 
  • Como é a cultura da empresa (valores, propósitos, clima)
  • Qual o momento da empresa (crescimento, estabilidade, inovação).

Conte sua história profissional 

Mais do que vender suas habilidades, você pode envolver o recrutador ao contar a história da sua carreira e cruzá-la com a oportunidade.

Por exemplo, você pode narrar como chegou até sua posição atual, incluindo todas as conquistas e evoluções, e situar a vaga como o próximo capítulo da sua vida profissional.

Lembre-se de incluir no enredo as competências que tornam você perfeito para a posição e sua visão para o futuro na empresa.

Cuide da postura e linguagem corporal

Se você estiver tranquilo e confiante, é possível que seu corpo envie os sinais certos.

Mas, em todo caso, é bom prestar atenção à sua postura e linguagem corporal, evitando gestos que indiquem insegurança, nervosismo ou ansiedade. 

Cuidado com as pernas inquietas, postura passiva (ombros caídos, corpo retraído) e falta de contato visual. 

Seja proativo e pontual

Não custa reforçar que você deve se mostrar proativo para agendar a data e horário mais próximos, além de ser absolutamente pontual. 

Isso vale para as entrevistas presenciais e online, que possuem as mesmas regras no mundo profissional.

Ou seja: mesmo em uma chamada de vídeo na frente do computador, você deverá se conectar na hora certa, estar vestido adequadamente, cuidar da postura e seguir todas as dicas anteriores. 

Ao se cadastrar na Revelo, por exemplo, você pode receber convites para uma entrevista por Skype, em um modelo de processo seletivo muito mais rápido, prático e eficiente.

Inclusive, temos uma equipe de Especialistas de Talentos que podem ajudar você a se preparar para a seleção, desde a organização do currículo até a afinação do discurso.

Assim, você já começa a conversa sabendo o que os recrutadores reparam na entrevista de seleção — e saindo na frente dos concorrentes. 

Related Posts