Sinais para ficar atento antes de aceitar proposta de trabalho

oferta de trabalho

Você se depara com uma oferta de trabalho interessante, mas fica com receio de alguns detalhes antes, durante ou depois da entrevista.

Já passou por uma situação assim?

Talvez essa oferta de trabalho tenha um bom salário, uma função que você almeja e um desafio do tamanho ideal.

Mas alguns alarmes soam no seu radar ao investigar melhor a empresa, o anúncio de vaga e o ambiente organizacional.

Então você se pergunta: será que devo aceitar?

Para responder, é melhor pensar no longo prazo e saber exatamente onde você está pisando antes de tomar qualquer decisão.

E para ajudar nessa tarefa, preparamos este post com dicas importantes que vão guiá-lo em suas futuras ofertas de trabalho.

Oferta de trabalho: atenção a estes 7 sinais

Você sabe que não é tão fácil receber uma boa oferta de trabalho.

Combinar as suas capacidades com a necessidade de uma empresa requer paciência, preparo e sabedoria do que se espera do mercado.

O salário realmente pesa na decisão.

Mas você não pode se ater só a ele na hora de decidir. Então, veja sete sinais de alerta para qualquer vaga e oferta de trabalho:

1. Descrição confusa da vaga

É o primeiro ponto que exige sua atenção. Se você não sabe exatamente as funções e demandas daquele trabalho, é porque a empresa também não tem certeza do quanto precisará de você.

Essa imprecisão pode significar apenas um desleixo ou problemas maiores, como desorganização estrutural da empresa, uma ocasional sobrecarga de funções e até o deslocamento do colaborador para áreas distantes de suas habilidades e capacidades.

2. Pressa da empresa para ocupar uma função

Esse ponto precisa ser analisado com cuidado. Não é sempre que a urgência da contratação tem caráter negativo, mas vale a pena considerá-la com calma.

Imagine receber um e-mail minutos depois de sua candidatura perguntando se você pode se deslocar no mesmo dia para outra cidade para a entrevista de emprego.

Ou se, durante a primeira conversa telefônica, você fica sabendo que já está contratado e que precisa sair correndo do emprego no qual se encontra no momento.

Essa pressa pode ser resultado de falta de planejamento, de alta rotatividade de funcionários e de demandas grandes demais para a capacidade organizacional.

Portanto, antes de dizer “sim”, tente visualizar esses riscos. E não deixe de fazer perguntas por medo ou receio de que sejam mal interpretadas.

3. Ambiente inadequado

Como você sabe, o ambiente de trabalho é muito importante para a satisfação e para a motivação no dia a dia. Então, se você é recebido em um escritório com gritaria, desordem, sujeira, bagunça e caos, é melhor tomar cuidado.

4. Cargas de trabalho excessivas

Manter a produtividade em alta e se dedicar ao máximo a projetos importantes para a empresa pode ser extremamente recompensador.

Mas, quando o seu entrevistador se gaba do fato de seus funcionários sempre cumprirem horas extras ou cargas elevadas de trabalho, desconfie.

Cedo ou tarde, todo mundo percebe que negligenciar a vida pessoal e se focar apenas no trabalho não é o melhor caminho.

Então, se o gestor do negócio ainda acha que a vida de todos os funcionários deve revolver em torno da empresa, você tem um problema à vista.

5. Falta de respeito ao funcionário

Mais do que oferecer um salário competitivo, a empresa também tem de mostrar que trata seus funcionários com respeito e igualdade.

Imagine ouvir, em uma entrevista, que “mulher não pode ser chefe”, por exemplo, ou qualquer outro tipo de discriminação, comentário preconceituoso e ofensivo.

Provavelmente, esse tipo de atitude não é apenas um sinal, mas uma conduta recorrente na empresa.

E, nesse caso, você corre um sério risco se aceitar trabalhar nesse ambiente.

6. Salário abaixo da realidade do mercado

O gestor diz que a empresa está crescendo muito, mas o salário oferecido não é bom e não há compensação em benefícios, jornada mais flexível, sequer um regime de home office ocasional.

Nessas condições, no momento da entrevista, desconfie da promessa de que o futuro será melhor.

Existe uma grande chance de que a empresa não valoriza sua equipe. E que, em um lugar assim, você terá enorme dificuldade para crescer ou atingir seus objetivos como profissional.

7. Salário muito mais alto do que a média

Todo mundo quer ser valorizado, mas sempre é bom desconfiar quando a proposta parece boa demais para ser verdade.

Às vezes, um salário muito mais alto do que a média do mercado serve para encobrir uma série de fatores aos quais a empresa não quer que você preste atenção.

Imagine que você detecte muitos dos sinais apresentados nessa relação. Nesse caso, talvez a oferta salarial realmente tenha que ser mais alta, para compensar e persuadir alguns candidatos.

Por isso, é bom ficar claro que a ocorrência de um ou mais desses sinais não significa que você deva recusar a oferta de trabalho, e sim que você precisa encarar a realidade como ela é, sem aceitar uma condição de olhos fechados.

Sinais positivos em uma oferta de trabalho

Agora que você já sabe quais são os sinais negativos detectáveis em uma oferta de trabalho ou no primeiro contato com a empresa, que tal conhecer o lado positivo dessa equação?

Da mesma maneira em que existem empresas despreparadas para o momento, existem as que respeitam os candidatos e apostam em uma relação mais justa e transparente.

Quanto mais positiva for a cultura da empresa, maior a probabilidade de você se sentir valorizado e útil.

Quando o bem estar da equipe é uma preocupação real dos gestores, o ambiente de trabalho se torna muito melhor.

Aqui vão alguns sinais que indicam que você está no lugar certo:

  • Alto índice de candidatos para a vaga
  • Benefícios realmente interessantes (além de plano de saúde)
  • Baixa rotatividade de empregados
  • Funcionários de bom humor
  • Equipe em sintonia
  • Boa organização de prazos, tarefas e escritório
  • Processo seletivo bem delineado e estruturado
  • Clareza na condução da seleção
  • Precisão na divulgação da vaga
  • Ações sociais praticadas pela empresa
  • Salário condizente com a função e com o mercado.

Identificou todos ou muitos desses sinais na oferta de trabalho? Então sorria: esse pode ser o seu próximo emprego.

Ofertas de trabalho com a Revelo

Encontrar ofertas de trabalho relevantes não é fácil.

Mas, com o uso da tecnologia, você pode encurtar essa distância até o seu próximo emprego.

A Revelo é uma plataforma online que se preocupa em conectar os melhores candidatos às melhores vagas.

Nela, as empresas reduzem o tempo de recrutamento e seleção de 39 para 14 dias, em média.

E por meio dela, os candidatos aprovados no sistema recebem, pelo menos, cinco ofertas de trabalho. Isso é possível com um sistema que aplica o machine learning às conexões entre empresas e profissionais.

Na Revelo, apenas 5% dos candidatos passam nos testes de avaliação. Assim, a plataforma conecta os talentos certos às vagas certas e então serve de contato para essa aproximação com a empresa.

Cadastre-se grátis, receba até 10 ofertas de trabalho das mais de 1,7 mil empresas já presentes na plataforma e ganhe bônus se for contratado.

Parece bom demais para ser verdade? Quanto a esses sinais, pode ficar tranquilo 🙂

scroll to top