Conheça o onboarding da AB InBev

O onboarding é o processo de integração à cultura da organização, funções do cargo e métodos de trabalho.

Esse processo acontece na entrada de um colaborador em uma empresa (e até em alguns casos equipe) nova, e é relevante pois abrange a forma como o profissional é recebido e integrado ao time.

Ele pode otimizar o tempo necessário para que os novos colaboradores atinjam o potencial máximo.

O processo também garante que profissionais talentosos queiram permanecer e crescer com a empresa.

Para te ajudar a desenvolver um onboarding de excelência e ainda considerando o contexto de trabalho remoto, convidamos o Tom Oliveira, People Specialist e líder do processo de onboarding na AB InBev Brasil para compartilhar como isso é feito na empresa.

O talk entre o Tom e o Lucas Mendes, Co-founder da Revelo, foi no dia 08/07, pelo nosso canal do Youtube, mas preparamos um resumo com tópicos sobre o que foi discutido.
Acompanhe os principais tópicos para o onboarding de sucesso da AB InBev:

Para ínicio de conversa: o que é sucesso dentro de um Onboarding?

  • Conectar o time à cultura da empresa;
  • Fazer os membros do time (novos e antigos) se conectarem;

O que deve ser feito antes do colaborador começar no 1º dia?

  • Unir as pessoas novas à área de People por um grupo (whatsapp por exemplo) para unificar as informações;
  • Coletar informações para criação de crachá;
  • Se certificar se os acessos à email e sistema interno já estão criados;
  • Fornecer o material mínimo para o profissional poder trabalhar;
  • Alinhar com os outros times e interfaces (como Squad de Admissão por exemplo), a data de início dos integrantes novos;
  • Enviar o contrato e descrição de benefícios para serem conferidos previamente;
  • Enviar um kit de boas vindas (enviado por táxi 1 semana antes do início de trabalho) junto com os materiais que o profissional necessita para trabalhar. O kit possui: bloco de anotações, adesivos, caneca e uma garrafa de cerveja que representa a marca. O principal é mostrar o cuidado e a importância do profissional durante aquele momento, então você pode adaptar o kit de acordo com a realidade da sua empresa;
  • Garantir que todos – gestores e funcionários – estarão conectados durante o onboarding; 
  • No modelo presencial: Garantir que o espaço físico esteja pronto para receber esse funcionário;
  • No modelo presencial: Envio de vídeo de como chegar no escritório.

O que deve ser feito no 1º dia, durante o onboarding?

  • Iniciar apresentando as informações de cultura, como valores e princípios;
  • Fazer uma apresentação informal para que os participantes possam se conectar entre si e perderem a timidez do 1º dia. Essa apresentação inclui curiosidades e informações pessoais;
  • Explicar sobre benefícios;
  • Apresentar as ferramentas internas;
  • Explicar sobre o contrato;
  • Abrir um espaço de diálogo para conhecer a história e cultura de cada colaborador;
  • Fazer uma postagem nas redes sociais, mencionando as pessoas novas;
  • Atualizar a Carteira de Trabalho Digital;
  • Apresentar a agenda do próximo dia;
  • No presencial: fazer um café da manhã de boas vindas;
  • No presencial: organizar um almoço com o time e buddy;
  • No presencial: repassar informações de Facilities;
  • No presencial: fazer a tour pelo escritório;
  • No presencial: organizar um Happy Hour no final do dia;
  • No presencial: apresentar sistema de feedbacks e remuneração;

O que deve ser feito no final do 1º dia?

  • Fazer um check para saber se todos ativaram as ferramentas/ acessos de trabalho;

O que deve ser feito no dia seguinte?

  • Organizar um onboarding digital para apresentar as ferramentas;
  • Apresentar sobre a marcação de ponto para os que utilizam desse sistema;
  • Apresentar a área com o Buddy;
  • Apresentar os novos colaboradores para todo o time;
  • Apresentar treinamentos pontuais sobre People, Diversidade e Compliance;
  • No presencial: organizar uma visita de fábrica;

Quais os principais aprendizados durante a adaptação desse processo?

  • É essencial se reinventar;
  • Manter o contato entre as pessoas;
  • Manter a essência da empresa;
  • Mostrar a cultura, energia e tamanho da marca AB InBev;
  • A incerteza é natural;
  • Onboarding remoto é mais rápido que o presencial e mais garantida a participação de todos;
  • Cuidado para não passar muitas informações sobre a empresa de uma vez, pois os participantes ficarão cansados para absorver;
  • Faça sempre benchmarkings sobre outras empresas e culturas;

Quais conceitos são essenciais para a construção e manutenção do onboarding?

  • Ser transparente e sincero sobre como a empresa funciona;
  • Ser transparente e sincero sobre o que é esperado do funcionário;
  • Encarar o processo de onboarding como a construção de um relacionamento entre empresa e funcionário;
  • Ser empático e se conectar às pessoas;
  • Ter em mente que no onboarding é onde começa a história e o engajamento do funcionário com a empresa;
  • Fazer um onboarding personalizado, assim como foi feita cada entrevista;
  • Mostrar a importância do colaborador novo e o por que dele ter feito a escolha certa ao aceitar o novo emprego;
  • Ter em mente que a pessoa que irá conduzir o onboarding é o porta voz da empresa e da cultura;
  • Mostrar a preocupação com a pessoa que vai trabalhar com você;
  • Entender a responsabilidade ao trazer um talento.
  • A fórmula é flexível, você pode fazer um onboarding geral e cada área ter um onboarding específico.

Essas foram algumas das diretrizes passadas pelo Tom à respeito do onboarding na AB InBev, para conferir na íntegra tudo o que foi discutido e apresentado durante o talk, assista ao vídeo no nosso canal do Youtube.

Essa conversa não para por aqui, na Revelo queremos ajudar as empresas a se adaptarem aos novos desafios de 2020.

Convidamos especialistas de Recursos Humanos para compartilharem suas iniciativas, estimulando assim a troca de conhecimento dentro do setor.

Afinal é o novo normal do RH que vai conduzir o sucesso sustentável de todos as áreas das empresas frente às novas rotinas impostas pelo isolamento social.

No dia 09/07, às 11h, teremos o Fernando Luciano da Vivo (Telefônica Brasil) e a Gabriela Cañas da Loft para conversarmos sobre o processo de Reboarding de suas empresas e como começar a pensar na volta ao escritório pós-isolamento social. Garanta a sua vaga por aqui.

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