Planejamento estratégico de RH: 8 dicas para evoluir em 2021

0
Share

Confira 8 dicas para melhorar o planejamento estratégico de RH na sua empresa e entrar em 2021 com tudo preparado para alcançar todas as metas desejadas. Saiba mais!

Provavelmente, 2020 significou grandes desafios para sua empresa. Por isso, é mais importante do que nunca fazer um balanço geral sobre como as estratégias de RH podem contribuir para alcançar as metas em 2021.

Somente com um plano estratégico de RH alinhado com os objetivos da empresa, será possível conduzir da melhor forma as decisões, aumentar o envolvimento dos colaboradores e direcionar os recursos para as ações certas.

Para isso, é preciso refletir sobre diversos aspectos da organização e buscar melhorias para criar um planejamento estratégico de Rh para 2021 em sintonia com as prioridades e metas da empresa.

Confira a seguir 10 dicas para melhorar o planejamento estratégico de RH em 2021!

1. Entenda os objetivos para 2021

Compreender os objetivos da empresa é o primeiro passo para alinhar as estratégias de RH, com as estratégias de negócios. Procure entender qual o momento da empresa, para onde está caminhando e a capacidade de trabalho das equipes atuais.

Por exemplo, se a empresa pretende dobrar de tamanho, o foco do planejamento deve ser no processo de recrutamento. Neste caso, é importante avaliar o employer branding, o pacote de benefícios e remuneração, as taxas de turnover e de aceitação de propostas.

Caso a empresa deseje promover a diversidade em 2021, é hora de pensar em como a equipe de RH pode construir equipes mais diversificadas. Os melhores programas de diversidade estão alinhados à estratégia de negócios e à cultura organizacional.

2. Promova a comunicação eficaz

Sem dúvida, a chave para implementar um plano estratégico de RH é a comunicação eficaz. É fundamental que o RH tenha voz ativa para promover e compartilhar a cultura e os objetivos da empresa. 

Antes de tudo, avalie se a comunicação está sendo feita de forma transparente e objetiva. Esse é o caminho ideal para gerar conscientização e engajamento dos colaboradores. 

Certifique-se ainda que os gestores estão comprometidos com o planejamento e, principalmente, com a missão de disseminar a cultura e os objetivos da organização.

3. Escute a voz dos colaboradores

É importante garantir no processo de planejamento estratégico de RH uma diversidade de pensamentos. Por isso, o ideal é que nem todos os colaboradores participantes exponham apenas a visão da administração. 

É primordial ouvir a voz dos colaboradores que estão na rotina do trabalho e mais perto dos clientes. Ao incluir essa visão no planejamento, será mais fácil obter um equilíbrio entre as necessidades da empresa e dos colaboradores.

4. Mantenha os colaboradores engajados

É essencial manter os colaboradores engajados com a cultura organizacional e estratégia de negócios. Para isso, os três pilares são: integração, flexibilidade e resultados.

Para encontrar pontos de melhoria, é recomendado solicitar feedback, ideias e sugestões dos colaboradores. Desse modo, o RH poderá avaliar o que pode dar certo, a melhor forma de liderar e de comunicar as mudanças. 

“Times engajados, preparados e satisfeitos com o ambiente de trabalho, trazem melhores resultados”, afirma Joana Lage, Líder da Área de People da Revelo.

5. Revise o processo de entrevista

Para o próximo ano, busque revisar o processo de entrevista para que cada interação com o candidato traga novos insights e instrua o participante sobre a empresa. Uma entrevista com feedback eficaz garantirá um recrutamento consistente.

Por outro lado, procure avaliar os candidatos sob várias perspectivas para entender como cada candidato poderia contribuir com os objetivos e cultura da empresa. 

Além disso, é preciso acompanhar as mudanças motivadas pelo distanciamento social em relação a seleção de novos colaboradores, que em muitas empresas passaram a ser realizados 100% online. Certamente, será uma tendências para 2021.

6. Invista em People Analytics

Para saber se sua empresa está no caminho certo da implantação do RH estratégico, é necessário mensurar e avaliar os resultados. Dessa forma, ficará mais fácil desenvolver metas e tomar as decisões mais acertadas durante o ano.

Segundo pesquisa da Harvard Business Review, o investimento em Big Data é alto nas empresas, mas somente 5% desse investimento é direcionado para a área de RH.

Entretanto, People Analytics se mostra cada vez mais essencial nessa área. Avaliar os indicadores de desempenho poderá auxiliar na avaliação do recrutamento, contribuir com a retenção de talentos e, ainda, melhorar o ambiente de trabalho.

Confira as principais métricas de recrutamento de candidatos:

  • Tempo do processo de recrutamento;
  • Custo da contratação;
  • Funil de contratação;
  • Percentual de vagas fechadas no prazo;
  • Motivos para fechamento fora do prazo;
  • Turnover em contratações recentes.

7. Planeje-se para o futuro

O planejamento estratégico de RH deve englobar a preparação para o futuro, buscando contratar colaboradores que atenderão às demandas da empresa nos próximos anos. 

Por exemplo, se a empresa estiver planejando um projeto de transformação digital no próximo ano, procure selecionar os talentos quanto antes. Dessa forma, estará preparado para contratar candidatos qualificados quando o projeto começar.

Por outro lado, é preciso pensar além da contratação de novos talentos. Uma ótima estratégia é investir no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, para que eles possam evoluir em sua jornada de carreira.

Afinal, o desenvolvimento de talentos é uma parte fundamental da gestão estratégica de RH. Com certeza, poderá trazer muitas vantagens para ambos os lados.

Em resumo, o planejamento estratégico de RH deve prever as necessidades futuras e focar nas contratações de profissionais em sintonia com os valores e objetivos da organização. Além de planejar como investir na qualificação dos colaboradores atuais.

8. Utilize uma plataforma de recrutamento inteligente

Uma ótima solução para sua empresa melhorar o processo de seleção de candidatos, é investir em uma plataforma de recrutamento inteligente.

Afinal, para a maioria das vagas é normal ter a concorrência de centenas de candidatos e, analisar tantos currículos consome um tempo precioso dos recrutadores.

Além disso, são inúmeros os benefícios da plataforma de recrutamento. Sobretudo, quando se utiliza uma ferramenta com tecnologia eficaz para realizar todo o processo de seleção pela Internet.

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

Gostaria de planejar as contratações para o próximo ano de forma estratégica?

Experimente a plataforma Revelo, um marketplace de talentos completo para você contratar os profissionais ideais para sua empresa, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá realizar o processo seletivo totalmente online, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Conheça alguns benefícios que só a Revelo oferece:

  • Descreva o perfil, escolha os candidatos e faça as entrevistas na plataforma;
  • Receba uma seleção apenas de perfis compatíveis com a vaga;
  • Selecione os candidatos por habilidades ou experiências profissionais;
  • Utilize uma plataforma com engajamento efetivo de 9 entre 10 candidatos;
  • Suporte especializado para buscar os melhores talentos para sua empresa.

Related Posts