Falta visibilidade de PcDs nos processos seletivos de tecnologia

Segundo pesquisa da Revelo, a carreira de desenvolvedor é a que mais contrata portadores de necessidades especiais em processos seletivos de tecnologia. Baixe aqui o e-book completo!

Se o número de desempregados no Brasil já passa a marca de 14 milhões de indivíduos, o cenário para Pessoas com Deficiência (PcD) é ainda mais preocupante.

Segundo pesquisa da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, realizada entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, 15,3% dos mais de 8,4 mil entrevistados declararam nunca ter ingressado no mercado de trabalho.

Mas o setor de tecnologia caminha para mudar essa realidade: entre os meses de janeiro e maio deste ano, foram enviados mais de 300 convites para processos seletivos por meio da plataforma da Revelo.

Os dados, que fazem parte de um estudo inédito da Revelo, também indicam que a carreira de Desenvolvedores é a que mais busca PcDs no segmento, com 79,4% dos convites enviados no período para esse perfil.

Em seguida estão as áreas de Business Intelligence com 5,29%, Marketing Online com 3,11% e Design com 1,65%.

Embora as contratações de portadores de necessidades especiais também sejam maiores no setor de Desenvolvimento, com 76,16% de representatividade, são as áreas não ligadas à tecnologia que se sobressaem em segundo plano, com 6,78%.

O ramo de Negócios apresentou 4,65%, enquanto TI traz 4,26%. Os cargos com a menor taxa de PcDs são Business Intelligence (3,10%), Marketing Online (2,71%) e Design (2,33%).

“A Revelo continua trabalhando para garantir a inclusão de Pessoas com Deficiência em tecnologia. Na plataforma, é possível buscar por talentos que atendam a critérios de PcDs. De um lado, os recrutadores têm acesso aos perfis para facilmente encontrar candidatos com algum tipo de deficiência na plataforma. Do outro, os profissionais se inscrevem com a certeza de que terão a característica reconhecida”, declara Lucas Mendes, cofundador da startup.

Atualmente, de acordo com levantamento da Revelo, existem duas vagas para cada candidato no segmento de tecnologia. Isso significa que a capacitação é a saída para que os talentos possam aproveitar as posições disponíveis.

E as oportunidades são para diversos níveis de conhecimento, desde formações técnicas especializadas até graduações em nível superior.

“Investir na contratação desses profissionais também é contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, não basta a contratação: é preciso oferecer um clima organizacional planejado e adequado às necessidades dos PcDs”, destaca Mendes. 

Por meio do Revelo UP, programa de aceleração de carreira da Revelo, pessoas interessadas em estudar diversos ramos de atuação na área podem escolher entre os cursos das maiores escolas como Iron Hack, Tera, Mergo e Impacta, e pagam só após a formação.

Quer saber mais sobre o mercado de tecnologia e PCDs em 2021 e entender o panorama sobre a evolução de PCDs no mercado de trabalho?

Acesse o link e baixe o E-book agora mesmo!

Revelo UP: a melhor opção para sua carreira

Com o Revelo UP, você faz o curso ideal para sua carreira e não precisa se preocupar com o investimento.

São oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças, idiomas, em mais de 30 escolas parceiras.

E, o melhor! Se aprovado, você poderá pagar o financiamento somente após a conclusão do curso, em até 24x no boleto.

Agora que você já sabe como fazer o curso de Inglês ideal para sua carreira, na plataforma da Revelo você encontra muitas oportunidades de trabalho na área de TI.

scroll to top