Profissão e carreira: qual é a diferença?

0
Share

Entenda a diferença entre profissão e carreira e saiba como direcionar sua trajetória profissional em busca do sucesso. Confira!

Certamente, uma das decisões mais importantes da vida é escolher qual carreira seguir. Afinal, a área profissional está relacionada a outros fatores de sucesso da vida. 

Por meio do trabalho, será possível garantir seu sustento e bem-estar. Além disso, imagine trabalhar com algo que não gosta. Seria totalmente frustrante, não?

Nesse sentido, é essencial reservar um período exclusivo para se dedicar a escolha da carreira. Entretanto, nesse processo os termos profissão e carreira podem ser confundidos, mas é fundamental entendê-los.

Para te ajudar, vamos explicar sobre a diferença entre profissão e carreira, além de trazer dicas sobre como fazer o curso ideal para impulsionar sua carreira.

Confira a seguir o conteúdo que preparamos para você!

Carreira X Profissão

Em resumo, a carreira pode ser entendida como o conjunto de ocupações que cada pessoa desenvolve ao longo da vida, incluindo todas as etapas percorridas para o crescimento profissional.

Porém, o termo carreira pode ser interpretado de forma equivocada, como profissão, mas existe uma linha tênue de diferenças entre os dois. 

O termo profissão significa uma ocupação, geralmente remunerada, que requer um treinamento prolongado em uma Instituição de Ensino para poder exercer aquela função. Entenda mais detalhes a seguir!

1. Definição de profissão

A profissão é uma atividade econômica exercida após a pessoa adquirir os conhecimentos e habilidades necessários durante a formação educacional. 

Para concluir a formação, alguns cursos exigem treinamento ou estágio especializado para tornar-se um profissional daquela área.

Além disso, os profissionais são regidos por um órgão ou sindicato, que estabelece as diretrizes ou códigos de conduta que devem ser seguidos por todos os membros.

2. Definição de carreira

Definimos o termo carreira para todas as funções exercidas durante a vida, como a formação educacional, treinamentos, empregos e experiências profissionais. 

O processo de construção de carreira normalmente começa depois do ingresso na faculdade. Após escolher uma profissão, é preciso se perguntar o que deseja fazer naquela área de trabalho.

Por exemplo, um estudante de Ciência da Computação pode optar por diversas carreiras dentro da mesma área. Ele poderá trabalhar como Desenvolvedor, Analista de Sistemas, Arquiteto de Software ou Gerente de TI.

A carreira profissional é o resultado das decisões e ações de toda a vida, relacionadas às escolhas educacionais, profissionais e pessoais. Sendo uma jornada de aprendizagem e trabalho diferente para cada pessoa. 

Além disso, como as pessoas têm objetivos de carreira distintos, a medida de sucesso na carreira também será diferente. Por exemplo, para algumas pessoas, o salário, o cargo e as promoções são considerados o sucesso profissional.

Enquanto para outras, a realização profissional pode ser a felicidade e a satisfação de simplesmente fazer o que gostam.

Principais diferenças entre profissão e carreira

  1. A profissão é uma ocupação que requer qualificação formal e formação prolongada. Já a carreira refere-se à sequência de trabalhos de toda a vida, incluindo empregos, títulos conquistados, projetos realizados, etc.

  2. A profissão exercida é baseada na formação educacional. Já a carreira depende dos planos, objetivos de carreira e da ambição de vida.

  3. A profissão é uma ocupação e a prestação de serviço é o seu objetivo principal, bem como, receber uma remuneração para fornecer seu conhecimento.

    A carreira é voltada para o crescimento profissional, onde cada pessoa busca oportunidades de se destacar, obter melhores salários e promoções.

  4. Toda profissão possui algumas diretrizes ou códigos de conduta elaborados pelo seu órgão regulador. Entretanto, não existem diretrizes para uma carreira, ou seja, cada pessoa é livre para desenvolver sua carreira como desejar.

Leia também:
Carreira profissional: confira 8 etapas essenciais para acertar na decisão

Revelo UP: seu parceiro de carreira profissional

Sem dúvida, escolher a carreira profissional é um momento desafiador. Contudo, ao pesquisar e entender sobre todo o universo relacionado ao assunto, sua missão será menos complicada.

Além disso, neste processo, você pode contar com o Revelo UP. Aqui você escolhe o curso ideal para progredir na carreira e não se preocupa com o investimento inicial, pois realizamos o pagamento diretamente para a escola.

No programa, são oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças e design em mais de 30 escolas parceiras.

Além disso, o participante receberá o apoio do time da Revelo para acompanhar sua decisão sobre o curso ideal para sua carreira profissional, até a sua preparação para entrevistas.

Inscreva-se no Revelo UP
Related Posts