Entenda as principais diferenças das hard skills e soft skills

Entenda o que são as hard skills e soft skills e saiba como filtrar essas habilidades técnicas e comportamentais no recrutamento realizado em plataformas online. Confira!

Os conceitos de hard skills e soft skills são fundamentais para gestores e profissionais de Recursos Humanos. Pois, ajudam a identificar as principais habilidades requeridas para a vaga e, por isso, devem ser analisadas com cautela em cada candidato.

Em resumo, as hard skills são as habilidades técnicas, e as soft skills, as comportamentais. Sobretudo, a conjunção dessas habilidades são essenciais para acertar no recrutamento e contratar o talento ideal para a empresa.

Neste artigo, vamos entender melhor as diferenças entre esses dois conceitos, sua importância para o processo de seleção e alguns exemplos interessantes para que você possa implementar na sua empresa. Ficou interessado? Então siga a leitura.

Hard skills ou soft skills?

É inegável que a capacidade técnica (hard skills) e as habilidades pessoais (soft skills) são fatores que devem ser observados na hora da contratação.

Para uma vaga de vendedor, não adianta contratar um profissional que saiba tudo sobre o serviço, mas que não tenha capacidade de negociação e comunicação.

Para contratar um desenvolvedor, não vale a pena selecionar um profissional que domine com excelência a linguagem de programação desejada, mas que não consiga trabalhar em equipe.

Nesse sentido, a conjunção das hard skills com as soft skills é fundamental para acertar no recrutamento. Para isso, é preciso entender o que significa cada uma delas e como distingui-las para o processo seletivo.

Entenda tudo sobre as hard skills

As hard skills abrangem o conhecimento que pode ser comprovado por meio de diplomas, cursos e estudo, podendo ser medido por meio de avaliações e testes.

Embora seja possa ser aprimorada, a competência técnica não é simples de ser obtida. Afinal, é necessário ter uma base de informações para atuar em bom nível.

Por exemplo, um estudante do ensino médio não pode ir direto para o mercado de trabalho caso pretenda exercer a carreira de engenheiro civil. É preciso fazer um curso superior para que ele esteja habilitado para atuar em obras.

O diploma, portanto, é um indicativo de suas hard skills, que são as habilidades técnicas para a execução de todas as tarefas relacionadas à função do engenheiro.

A graduação, claro, não é essencial para a obtenção da capacidade técnica. Um desenvolvedor, por exemplo, pode aprender uma linguagem de programação por conta própria e apresentar todos os requisitos de conhecimento para a execução de suas funções.

Ao analisar as hard skills, portanto, não basta visualizar a formação do profissional. É preciso entender, por meio de referências, portfólios ou testes, se o candidato reúne as condições para a função.

Confira 10 exemplos de hard skills:

  1. Fluência em idiomas;
  2. Certificação em uso de banco de dados;
  3. Habilidade para executar um cálculo matemático;
  4. Diploma relacionado com o domínio de um sistema;
  5. Conhecimento avançado em softwares;
  6. Certificação em gestão de redes sociais;
  7. Capacidade de trabalhar com dados estatísticos;
  8. Domínio de técnicas de Search Engine Optimization;
  9. Certificação em marketing de conteúdo;
  10. Conhecimento sobre hardware.

Entenda tudo sobre as Soft Skills

As soft skills estão mais associadas a traços comportamentais. Embora não sejam desenvolvidas de forma automática, podem ser aprimoradas com participações em treinamentos e palestras.

Todos possuem algum tipo de habilidade social, embora nem sempre saibam identificá-la. Para interpretar as soft skills, portanto, são necessárias uma análise atenta e uma percepção aguçada do recrutador.

Para atestá-las, normalmente, não bastam certificados ou formações específicas. O perfil de um líder, por exemplo, pode ser identificado melhor em dinâmicas de grupo do que em um currículo.

Confira 10 exemplos de soft skills:

  1. Capacidade de engajar as pessoas;
  2. Motivação;
  3. Persuasão;
  4. Comunicação;
  5. Empatia;
  6. Equilíbrio emocional;
  7. Resiliência;
  8. Bom humor;
  9. Autocrítica;
  10. Determinação.

Use a tecnologia para recrutar essas habilidades

Profissionais de recrutamento sabem que, cada vez mais, podem contar com a tecnologia para acelerar e aprimorar os processos de contratação. Certamente, essa realidade é especialmente marcante no que se refere às hard skills.

Softwares, marketplaces e HR Techs especializadas podem facilitar muito a vida de quem busca filtrar candidatos que detêm um conjunto específico de habilidades técnicas.

Com a tecnologia, é possível eliminar imediatamente todos os profissionais que não atendem a requisitos específicos, como o domínio de uma linguagem de programação, a proficiência em um idioma ou a capacidade de atuação em um nicho específico do mercado..

Por meio de testes analíticos, plataformas como a Revelo podem acelerar muito essa tarefa. Com a Revelo, o processo de contratação fica até 70% mais rápido.

Para isso, a plataforma da Revelo utiliza machine learning e testes técnicos que analisam o conhecimento do candidato, filtram os melhores nomes para as vagas e conectam os profissionais certos às empresas.

Na plataforma, profissionais de carreiras tecnológicas como, Desenvolvimento de Software, Marketing Online, Business Intelligence, Data Science, Design UX/UI, entre outras, são pré-selecionados e conectados com as empresas e as vagas que mais se encaixam em seu perfil.

Assim, o gestor pode escolher dentro de uma base mais reduzida e mais qualificada, sem perda de tempo e com chance muito maior de acerto.

Para as soft skills, ferramentas como essa também são válidas, já que elas facilitam muito o contato entre a empresa e o candidato. Pois, em vez de analisar centenas de candidaturas, a equipe de RH pode se deter apenas naqueles perfis que mais interessam.

Em seguida, de forma rápida e prática, o contratante pode entrar em contato com o profissional, tirar dúvidas e marcar uma entrevista virtual ou presencial.

Leia também:
Contratar desenvolvedor: saiba como avaliar as soft skills

Revelo: a sua plataforma de recrutamento

Agora que você já sabe a importância de avaliar as soft skills e as hard skills dos candidatos. Basta escolher uma plataforma de recrutamento eficaz para buscar os candidatos com as habilidades técnicas e comportamentais de acordo com as necessidades da empresa.

No marketplace de talentos Revelo, você pode contratar profissionais de diversas áreas de acordo as habilidades desejadas. Com a opção Revelo Remoto, o processo seletivo pode ser feito totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Faça seu cadastro e veja uma demonstração da nossa plataforma. Em seguida, um de nossos consultores entrará em contato com você. Experimente!

Você está procurando por profissionais de tecnologia para sua empresa?!

Então conheça a Revelo, a maior plataforma tech no setor de captação, contratação e gerenciamento de profissionais de carreiras de tecnologia da América Latina.

Possuímos produtos que atendem empresas nacionais e internacionais por meio de um modelo único de serviço, onde desenvolvedores de software que estão à procura de seu primeiro emprego e talentos seniores que desejam dar o próximo passo na carreira se cadastram na plataforma, são previamente validados tecnicamente por meio de uma inteligência artificial e ficam disponíveis para as empresas que, graças a filtros simples como habilidades, senioridade, diversidade e afins, podem rapidamente selecionar os melhores profissionais do mercado para iniciar seus processos seletivos. 

Desta forma oferecemos processos em até 14 dias, 95% mais assertivos e 100% humanizados!

Psiu, você está procurando por novos profissionais para sua empresa? 

Conte com o marketplace de talentos Revelo!

Aqui  você encontra profissionais de diversas áreas, de forma ágil e humanizada.

Cadastre-se na Revelo e descubra o match perfeito entre empresas incríveis e os melhores talentos. como reduzir em até 70% o tempo de contratação e encontrar talentos excepcionais para a sua empresa

scroll to top