Qualificação profissional: um benefício essencial do colaborador

0
Share

Entenda a importância da qualificação profissional como um benefício essencial do trabalhador e descubra como receber esse investimento com a ajuda do Revelo UP.

O setor de tecnologia é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo, segundo dados do Banco Mundial até 2024 haverá a criação de novas 420 mil vagas na área de Tecnologia da Informação.

Com isso, nessa próxima fase de reestruturação do mercado de trabalho pós-pandemia, é provável que ainda mais empregos sejam remotos e mais tarefas sejam automatizadas.

Nesse cenário, a necessidade de contratar profissionais qualificados com novas habilidades de tecnologia tornou-se indispensável para as empresas.

No entanto, a demanda de vagas é superior ao número de candidatos disponíveis e, consequentemente, essa questão já está impactando no crescimento dos negócios. 

Dessa maneira, uma das opções para os empregadores será criar uma estratégia de qualificação profissional para os colaboradores, ou entrar na concorrência com empresas de todo o mundo para contratar profissionais de TI qualificados.

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, abordamos neste artigo a importância da qualificação profissional para os colaboradores e empresas e, ainda, como receber esse investimento na sua carreira com a ajuda do Revelo UP.

Confira o conteúdo que preparamos para você!

Amplie as oportunidades de qualificação profissional

Recentemente, a mudança para um estilo de trabalho híbrido apresentou uma oportunidade sem precedentes para um aumento no investimento da qualificação profissional.  

Essa nova realidade do trabalho híbrido têm mais colaboradores buscando desenvolver ainda mais suas habilidades, para melhorar seus resultados e ajudá-los a desenvolver seu valor profissional, enquanto continuam trabalhando remotamente.

Dessa maneira, os empregadores precisam entender que o melhor caminho é trazer seus colaboradores para conversar e oferecer maneiras deles se engajarem nas estratégias de qualificação profissional da empresa. 

Por exemplo, gamificação, aprendizado rápido, flexibilidade, são componentes essenciais para superar a resistência que os programas de treinamento obrigatório costumam encontrar.

Nesse processo, à medida que os colaboradores veem seus colegas, que adquiriram novas habilidades, prosperar na empresa, mais funcionários podem se sentir inspirados a ampliar seus conhecimentos

Ou seja, terão que fazer a escolha: “Quero aproveitar ou não essa oportunidade?

Valorize a busca por novas habilidades

Uma pesquisa recente do Gartner descobriu que 58% da força de trabalho precisa de novas habilidades para realizar seu trabalho com sucesso. 

De forma simples, essas ações podem ser realizadas através de financiamentos educacionais e treinamentos. Desse modo, as empresa já estarão investindo na sua próxima geração de talentos.

Entretanto, mesmo com uma estratégia de requalificação profissional, as empresas precisam reconsiderar como recrutar. Pois, ao continuar buscando profissionais nas mesmas fontes, provavelmente deixará as equipes com as mesmas perspectivas. 

Em geral, reunir diversos pontos de vista e novas habilidades, requer atrair talentos diversos e, consequentemente, recomenda-se uma nova abordagem de contratação. Por exemplo, com o uso de plataformas de recrutamento online.

Qualificação profissional: um pré-requisito mais lucrativo

Com essa visão, podemos perceber como a qualificação profissional é um pré-requisito muito mais lucrativo para as empresas e para o ambiente de trabalho. 

Afinal, cada vez mais os colaboradores estão em busca de novas habilidades e oportunidades de aprendizagem, proporcionando aos empregadores oportunidades de:

  1. Investir e reter talentos;

  2. Contribuir para o crescimento dos negócios;

  3. Criar uma cultura de força de trabalho mais forte;

  4. Atrair talentos dos concorrentes que ainda não reconheceram a tendência.

Oferecer aos colaboradores a opção de aprimorar suas habilidades e crescer empresa, incentivará o interesse e estimulará a participação nos cursos e treinamentos. 

Para isso, a liderança precisa deixar claro que a qualificação profissional é parte integrante do trabalho diário e, ao mesmo tempo, construir uma cultura que valorize as habilidades, as realizações e o aprendizado. 

Entretanto, a motivação entre os colaboradores poderá ser perder rapidamente se a visão de qualificação como um benefício for recebida de forma confusa.

Por exemplo, se o tempo do funcionário para investir nessas habilidades não for respeitado pela equipe ou gestores.

Dessa maneira, ajudar o colaborador a controlar seu tempo, e criar limites entre o tempo utilizado para o trabalho e os treinamentos. Sem dúvida, essa é sempre uma expectativa dos funcionários, sendo fundamental para o bem-estar mental dos colaboradores.

Nesse caminho, o maior desafio para as empresas é adotar ferramentas para oferecer uma experiência de qualificação agradável, para ajudar os funcionários a escalar rapidamente a curva de aprendizado.

Por sua vez, os colaboradores precisam aplicar as novas qualificações profissionais recém-conquistadas em benefício da empresa e deles próprios, aumentando a competitividade do negócio e o desenvolvimento pessoal.

Revelo UP: a melhor opção para qualificação profissional

Curso ideal

Já pensou em começar a fazer aquele curso que sempre desejou, mas sem preocupações financeiras?

Com o Revelo UP, você faz o curso ideal para sua carreira e não precisa se preocupar com o investimento inicial, pois realizamos o pagamento diretamente para a escola.

São oferecidos cursos online nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças e design, em mais de 30 escolas parceiras.

E, o melhor! Se aprovado no programa, poderá pagar o financiamento somente após a conclusão do curso, em até 24x no boleto.

Aproveite a oportunidade, inscreva-se hoje mesmo no Revelo Up!

Related Posts