Saiba tudo para contratar com Recrutamento Inteligente

recrutamento de profissionais de tecnologia

Entenda tudo sobre recrutamento inteligente e descubra qual a plataforma online mais eficiente utilizada pelas empresas no processo de recrutamento e seleção. Confira!

O recrutamento inteligente é um dos propulsores de crescimento das empresas mais inovadoras do mercado. Afinal, trazer os melhores profissionais para o seu time é essencial para obter os resultados que você deseja. 

E para facilitar, acelerar e melhorar esse processo, você precisa combinar a inteligência da área de Recursos Humanos com as novas tecnologias que as plataformas de recrutamento online oferecem.

Quer usar o recrutamento inteligente para levar sua empresa ao próximo nível? Confira a seguir o conteúdo que preparamos sobre  tema e programa-se para contratar os melhores talentos!

  1. O que é e como funciona;
  2. Como implementar na sua empresa;
  3. Quais são os principais tipos de recrutamento;
  4. Quais são as principais técnicas de seleção;
  5. Como foi a evolução da captação de talentos;
  6. Como as tecnologias permitem um recrutamento mais inteligente.

1. Recrutamento inteligente: o que é?

É uma estratégia que consiste em localizar, atrair, engajar e reter as pessoas com os talentos certos nos cargos ideais dentro de uma empresa, potencializando seu desenvolvimento. Tudo isso com um diferencial: a tecnologia.

Se você atua no setor de Recursos Humanos de uma empresa, ou mesmo se é empreendedor e gerencia a seleção de talentos do seu negócio ou da sua startup, provavelmente já percebeu que recrutar profissionais qualificados é desafiador.

Para auxiliar na tarefa, reunimos insights e informações necessárias com o intuito de ajudar você a realizar um recrutamento eficiente, garantindo a criação de uma equipe com as habilidades que sua empresa necessita.

2. Etapas essenciais do recrutamento inteligente

Crie uma cultura empresarial sólida

Recrutar pessoas com inteligência é atrair talentos alinhados com o propósito da sua empresa. Em outras palavras, uma estratégia de recrutamento efetiva está diretamente ligada à cultura do seu negócio e à imagem que ele apresenta ao mundo.  

Por isso, antes mesmo de pensar em buscar candidatos para uma vaga específica, certifique-se de gerir sua empresa a partir de parâmetros alinhados com a visão de negócio que você definiu para ela.

Assim, quando abrir um processo seletivo, você já terá um critério essencial para filtrar os candidatos: eles compartilham dessa visão?

Selecione talentos variados

Na área de RH o mercado de trabalho está cada vez mais voltado ao digital, exigindo das empresas e startups soluções personalizadas, serviços dinâmicos e agilidade.

Nesse contexto, se mostra ainda mais importante para manter a produtividade em alta. Por isso, é fundamental mapear diferentes talentos para os variados cargos na sua empresa.

Porém, não somente pensando nas habilidades técnicas, mas também se as habilidades comportamentais estão em sintonia com o propósito da empresa.  

Invista no plano de carreira para os colaboradores

O plano de carreira é uma estratégia eficaz, tanto para atrair novos talentos para a sua empresa, quanto para reter aqueles que você já adquiriu.

A verdade, como você já deve ter observado, é que encontrar profissionais de excelência e mantê-los em sua empresa em um mercado competitivo não é simples. Daí a importância de criar uma estratégia de desenvolvimento aos colaboradores.

Apresentar um plano de cargos e salários que demonstre claramente ao colaborador por quais etapas ele irá passar na hierarquia corporativa e quais são as competências esperadas dele, para que possa visualizar seu crescimento na empresa, é um diferencial.

Além disso, pode ajudar a evitar que a concorrência roube seus melhores talentos.

Mantenha-se atualizado sobre processos de recrutamento

Não existe uma fórmula mágica para contratar os profissionais ideais. No entanto, manter somente as estratégias tradicionais de recrutamento poderá reduzir suas possibilidades de ter acesso aos melhores talentos do mercado.

Por isso, manter-se informado sobre as ferramentas de inteligência é essencial. Além disso, algumas etapas não devem ser ignoradas em um recrutamento:

  • Entender quem é o profissional que está buscando, com qual objetivo e ter clareza sobre quais resultados você espera dele;
  • Filtrar os candidatos que combinam os fatores mais importantes: as competências necessárias ao cargo e, claro, a mentalidade alinhada à cultura empresarial;

  • Testar o candidato em entrevistas online ou simulações de situações da rotina de trabalho, para verificar se ele realmente é o mais apto ao cargo.

Participe ativamente do processo

Por fim, a seleção de novos talentos é um processo que, sempre que possível, deve envolver os gestores das equipes e, dependendo da vaga, os CEOS da empresa.

Afinal, ninguém saberá identificar melhor os candidatos que possuem afinidade com a cultura da empresa, muito além das competências técnicas de um currículo.

Vantagens do recrutamento inteligente

1. Produtividade

Com colaboradores motivados, atuando de forma alinhada a seu propósito e tendo seus talentos reconhecidos por um plano de carreira, a produtividade de sua empresa tenda a aumentar.

Um dado interessante: a empresa americana Best Buy sabe dizer exatamente quanto vale um aumento de 0,1% no envolvimento de seus colaboradores em estabelecimentos específicos. Neste caso, o valor é de mais de US$ 100 mil no lucro operacional da loja em um ano.

2. Qualidade do produto/serviço

Em sintonia com o tópico anterior, colaboradores engajados e produtivos vão desempenhar melhor suas atividades diárias.

O resultado disso é refletido diretamente na qualidade do seu produto ou serviço e, por consequência, no nível de satisfação do seu cliente e nos resultados das vendas.

3. Retenção de talentos e menor rotatividade

Acertar no recrutamento significa garantir que você terá os melhores profissionais trabalhando para você. Além de ajudar a manter a fluidez dos processos de trabalho, evita também gastos com demissão.

Afinal, toda vez que um colaborador é demitido, é preciso desembolsar recursos para colocar outro em seu lugar.

Tipos de recrutamento

Agora que já falamos um pouco mais sobre as etapas do recrutamento inteligente e as vantagens de acertar na estrutura do processo, vamos à parte prática: como colocar as estratégias em ação?

Em resumo, há três formas de recrutamento existentes:

1. Recrutamento interno

O recrutamento interno é aquele que acontece dentro da própria empresa. Trata-se de uma estratégia na qual o gestor, por meio do plano de carreira, seleciona entre os talentos da casa o candidato mais adequado para uma nova vaga ou cargo vago.

Entre as vantagens desse método, se destacam a economia e o fato do empreendedor já possuir um conhecimento prévio dos candidatos.

2. Recrutamento externo

O recrutamento externo é aquele em que a empresa mapeia o mercado de trabalho em busca de novos talentos. Sendo uma das estratégias mais comuns e empregadas por companhias de diferentes portes.

Entre as vantagens do método, destacam-se as amplas possibilidades de encontrar profissionais com os talentos necessários a um cargo, além do enriquecimento do capital intelectual da empresa.

3. Recrutamento misto

O recrutamento misto, conforme o nome sugere, constitui-se de uma estratégia que alia a busca por talentos dentro e fora da empresa.

Entre as vantagens do método, destacam-se as possibilidades de abrir um verdadeiro leque para encontrar excelentes candidatos, valorizando a visão tanto de quem já está na companhia, quanto de quem a enxerga pelo viés externo.

Técnicas de recrutamento e seleção

Em relação às técnicas de recrutamento mais utilizadas, destacam-se:

Entrevista por telefone: pode ser feita após a filtragem inicial dos currículos e talentos selecionados, para verificar como a pessoa se porta ao telefone e suas habilidades básicas de comunicação.

Entrevista presencial ou online: o recrutador poderá conhecer o candidato presencialmente ou por vídeo, esclarecer dúvidas suas aspirações profissionais, além de direcionar perguntas estratégicas.

Dinâmica em grupos:  permite avaliar como os candidatos se saem ao desempenhar tarefas em grupo, um aspecto primordial para cargos que exigem trabalho em equipe.

Testes de aptidão e perfil comportamental: essenciais para avaliar se o candidato é, realmente, a pessoa que melhor se encaixa na função.

HR Techs para o recrutamento inteligente

As HR Techs são empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para a área de Recursos Humanos e têm tudo a ver com o panorama atual do recrutamento. 

Essas inovações têm, como objetivos, aumentar a eficiência, a velocidade e a inteligência do setor e, ao mesmo tempo, reduzir custos.

Muitas HR Techs apresentam soluções para facilitar e otimizar a seleção de candidatos. É o caso da Revelo, que oferece uma plataforma de recrutamento para ajudar as empresas a contratar os talentos ideais, reduzindo em até 70% o tempo de contratação.

Nesse caso, para deixar o recrutamento mais inteligente, a empresa utiliza machine learning, ou seja, a inteligência artificial aplicada ao trabalho de conexão entre o talento e a vaga. 

Recrutamento inteligente é com a Revelo

Experimente a plataforma de recrutamento online Revelo, um marketplace de talentos para você encontrar os profissionais ideais para sua empresa, de forma ágil e humanizada.

A Revelo é uma empresa de recrutamento que, com a tecnologia de machine learning, faz o cruzamento de dados e referências para apresentar a empresas os melhores candidatos para as suas vagas.

Com a Revelo, o recrutamento é acelerado: o processo de contratação pode ser reduzido em até 70%.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá realizar o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Benefícios que só a Revelo oferece

  • Descreva o perfil, escolha os candidatos e faça as entrevistas na plataforma;
  • Receba uma seleção apenas de perfis compatíveis com a vaga;
  • Selecione os candidatos por habilidades ou experiências profissionais;
  • Utilize uma plataforma com engajamento efetivo de 9 entre 10 candidatos;
  • Solicite suporte especializado para buscar os melhores talentos para sua empresa.

Você está procurando por profissionais de tecnologia para sua empresa?!

Então conheça a Revelo, a maior plataforma tech no setor de captação, contratação e gerenciamento de profissionais de carreiras de tecnologia da América Latina.

Possuímos produtos que atendem empresas nacionais e internacionais por meio de um modelo único de serviço, onde desenvolvedores de software que estão à procura de seu primeiro emprego e talentos seniores que desejam dar o próximo passo na carreira se cadastram na plataforma, são previamente validados tecnicamente por meio de uma inteligência artificial e ficam disponíveis para as empresas que, graças a filtros simples como habilidades, senioridade, diversidade e afins, podem rapidamente selecionar os melhores profissionais do mercado para iniciar seus processos seletivos. 

Desta forma oferecemos processos em até 14 dias, 95% mais assertivos e 100% humanizados!

Psiu, você está procurando por novos profissionais para sua empresa? 

Conte com o marketplace de talentos Revelo!

Aqui  você encontra profissionais de diversas áreas, de forma ágil e humanizada.

Cadastre-se na Revelo e descubra o match perfeito entre empresas incríveis e os melhores talentos. como reduzir em até 70% o tempo de contratação e encontrar talentos excepcionais para a sua empresa

scroll to top