Recrutamento online: conheça os detalhes para o sucesso

0
Share

Sem dúvida, a tendência do recrutamento online chegou para ficar! Saiba como fazê-lo funcionar na sua empresa para encontrar com agilidade os candidatos ideais. Confira!

O recrutamento online é utilizado há algum tempo em muitas empresas e cada vez mais as entrevistas virtuais estão se tornando uma parte vital do processo de seleção nos mais diversos setores.

Uma vez incorporado, este modelo de contratação provavelmente ficará presente nas empresas, e será uma tendência para o futuro da área de recursos humanos.

Certamente, as empresas que conseguirem implementar um modelo de recrutamento online bem-sucedido, poderão ter vantagens para encontrar os profissionais ideais. E o melhor, com formas de contratação mais rápidas e eficazes!

Afinal, o recrutamento online pode eliminar etapas como as entrevistas presenciais e as tradicionais dinâmicas em grupo, otimizando um processo seletivo normalmente mais prolongado.

Além disso, pode aumentar a possibilidade de contratar candidatos com habilidades diversificadas, em qualquer lugar do país ou do mundo.

Confira algumas dicas que selecionamos sobre recrutamento online:

  1. Promova um recrutamento online eficiente;
  2. 6 soft skills essenciais para analisar;
  3. Boas práticas do recrutamento online;
  4. Revelo: sua plataforma de recrutamento online.

Promova um recrutamento online eficiente

Um recrutamento online de sucesso é o resultado do equilíbrio entre a plataforma que usa a inteligência artificial para encontrar candidatos qualificados para a vaga, com entrevistas virtuais realizadas em tempo real.

Desse modo, é possível iniciar um processo de seleção com a avaliação de dados objetivos, para encontrar o profissional com as habilidades técnicas desejadas.

Em seguida, as entrevistas por vídeo acrescentam uma camada humana ao recrutamento. Sobretudo, permitindo aos candidatos expressarem sua singularidade para que sejam vistos como uma pessoa, e não apenas como um “match” entre candidato e empresa.

Como encontrar o candidato ideal

No processo de recrutamento digital é recomendada a priorização das “soft skills”, as competências sociais, emocionais e mentais relacionadas à personalidade de cada candidato. Em geral, essas habilidades são consideradas mais duradouras, e estão se tornando cada vez mais importantes na era do trabalho remoto.

Nesse sentido, as empresas precisam garantir que estão fazendo as perguntas certas, para descobrir um pouco mais sobre as habilidades comportamentais dos concorrentes.

6 soft skills essenciais para analisar nos candidatos

  1. Comunicação eficaz: avaliar se o candidato é capaz de expressar pensamentos e ideias de maneira clara e decidida.
  2. Adaptabilidade: entender se o concorrente está aberto a novas ideias e formas de fazer negócios, além de lidar bem com mudanças.
  3. Relacionamento: perceber se o candidato constrói e mantém conexões significativas e positivas com outras pessoas;
  4. Resiliência: analisar se o candidato responde aos desafios com seriedade e otimismo, e como lida com os momentos de estresse e pressão no trabalho.
  5. Aprendizado: avaliar se aprende com agilidade e como aplica novas informações e habilidades para se adaptar ao novo trabalho.
  6. Trabalho em equipe: entender se o candidato coopera com os outros colegas com confiança e responsabilidade recíprocas para alcançar os objetivos da empresa.

Hard skills X Soft skills

As habilidades técnicas, chamadas de hard skills, como graduações, cursos técnicos e qualificações são mais fáceis de identificar, pois estão descritas no currículo do candidato.

Além disso, é indicado verificar as referências, portfólios ou testes, para descobrir se o candidato de fato reúne todas as condições para assumir a vaga.

Lembre-se, as hard skills e as soft skills devem ser avaliadas em conjunto durante o recrutamento virtual. E claro, tudo isso pode ser feito online!

Boas práticas do recrutamento online 

1. Abra a vaga certa

Na abertura de vaga estratégica, você precisa focar nas competências necessárias e descrever as atividades da forma mais objetiva e clara possível.

O ideal é criar uma persona do candidato, que consiste em uma personagem semificcional com perfil, personalidade, hábitos, histórico e objetivos compatíveis com o profissional adequado à vaga.

2. Divulgue a vaga onde interessa

Em vez de divulgar a vaga em sites tradicionais ou canais muito abrangentes, experiente utilizar plataformas especializadas, como marketplaces de talentos Revelo.

O importante é garantir acesso aos melhores talentos, preferencialmente pré-selecionados e testados.

3. Invista no employer branding

Employer branding é uma estratégia que relaciona marketing e Recursos Humanos para acelerar e melhorar o processo de contratação e atração de talentos.

Esse conceito está em alta porque favorece a atração de talentos excepcionais, que buscam um trabalho com propósito e empresas com valores inspiradores.

Para sua estratégia de recrutamento, você pode criar materiais atrativos para demonstrar o valor da empresa e suas vantagens para o candidato.

4. Acelere a triagem e avaliação

Uma das principais reclamações dos candidatos é a demora dos processos seletivos, por isso você deve garantir processos ágeis e fases curtas.

Como já vimos, a triagem pode ser totalmente automatizada, enquanto a primeira avaliação pode ser realizada com testes, jogos e desafios 100% online, economizando tempo do RH e do candidato.

5. Inove na entrevista

As tendências do momento são as entrevistas por vídeo, online, em locais informais e em formato estruturado.

Lembre-se de que a entrevista deve levar em conta o fit cultural e identificar as soft skills (competências comportamentais) do candidato.

6. Nunca se esqueça do feedback

É importante garantir que os candidatos tenham o feedback apropriado em todas as fases. Para isso, os softwares ATS são ótimos, pois permitem a programação e envio de mensagens gerais ou personalizadas aos candidatos.

Durante o processo de recrutamento virtual procure manter contato direto com os candidatos, assim como utilizar uma comunicação amigável.

Revelo: sua plataforma de recrutamento online 

Com certeza o recrutamento online chegou para ficar! Por isso, é o momento das empresas aproveitarem esta tendência, para inovar com a criação de novos modelos de contratação realizados completamente pela Internet.

Conheça a plataforma de recrutamento Revelo, um marketplace de talentos para você encontrar os profissionais ideais para sua empresa, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Como a Revelo funciona para as empresas 

  1. É simples, basta cadastrar sua empresa na plataforma para iniciar um processo seletivo de acordo com as habilidades desejadas para a vaga.
  2. Para fazer a busca por candidatos disponíveis para o trabalho remoto, utilize o filtro “Local de Trabalho” e escolha a opção “Remoto”.
  3. Em seguida, você receberá uma lista com até dez perfis de candidatos com as habilidades solicitadas, para escolher quais deles deseja entrevistar.
  4. Logo após, uma sala virtual pode ser criada para realizar as entrevistas, dinâmicas e testes, com toda a comunicação online na mesma página.

Saiba como agendar uma entrevista online

  1. Após selecionar os candidatos para a vaga, basta enviar um convite para agendar uma entrevista virtual.
  2. Para isso, clique em “Agendar Entrevista Remota” e escolha entre as opções disponíveis: Whereby, Skype, Google Meets ou Telefone.
  3. Outra opção oferecida na plataforma é reunir simultaneamente até quatro pessoas, ideal para entrevistas com outros membros da equipe.

Related Posts