Recrutamento online: 10 dicas para você se preparar e ter sucesso

0
Share

Participar de um processo de recrutamento online pela primeira vez pode ser intimidante. Por isso, selecionamos 10 dicas para você se preparar e garantir seu sucesso na entrevista. Confira!

Os processos de recrutamento online com entrevistas por vídeo serão cada vez mais comuns nas empresas. Assim, sua preparação será fundamental para vencer a timidez na frente das câmeras e garantir um bom resultado nas entrevistas.

Afinal, o recrutamento online não deve ser menos formal por que é realizado a distância. Do mesmo modo, é preciso se preparar adequadamente para a entrevista online, que possui algumas particularidades em relação à entrevista presencial.

Confira 10 dicas de preparação para recrutamento online!

1. Pergunte sobre a entrevista

A primeira dica sobre recrutamento online é pedir antecipadamente ao recrutador os detalhes sobre a entrevista. Desta forma, você poderá se sentir mais seguro durante todo o processo seletivo. Por exemplo:

  • Qual ferramenta online pretende utilizar? 
  • Quanto tempo poderá durar a entrevista? 
  • Quantas pessoas estarão entrevistando você? 

2. Teste seu computador e a Internet

Quando participar de uma entrevista, use um desktop ou laptop, mas evite usar o smartphone. Você não ficará bem segurando o aparelho, que poderá tremer ou se mover ao segurá-lo, e isso pode ser desagradável para o entrevistador.

Verifique se o microfone e a câmera estão funcionando corretamente. Além disso, teste a velocidade de conexão de Internet e certifique-se de que a bateria do seu equipamento esteja carregada.

Seu wi-fi costuma te deixar na mão? Vale considerar usar um cabo de conexão para que surpresas não te desviem atenção durante a entrevista

3. Preste atenção ao fundo e à iluminação

Procure manter o plano de fundo organizado e retire todas as distrações do ambiente, para que não interfiram quando a câmera estiver focada em você. Neste caso, um fundo neutro como uma parede branca é a melhor opção.

O ideal é conseguir uma boa iluminação para que o recrutador possa ver seu rosto nitidamente e sem sombras. Para isso, pode ser necessário adicionar uma lâmpada ao lado ou à frente do rosto, mas fora da vista da câmera.

4. Certifique-se de estar em um local tranquilo

Escolha um local silencioso da casa em que você não seja interrompido por outras pessoas, onde poderá se concentrar totalmente na entrevista. Sobretudo, não fique sentado em sua cama ou sofá, pois poderá transmitir uma impressão de desleixo. Procure realizar a entrevista em frente a uma mesa, como se estivesse em um local parecido com um escritório.

5. Vista-se adequadamente para entrevista

Uma dica importante do recrutamento online é vestir-se como se fosse para uma entrevista presencial. Portanto, informe-se para saber como é o dress code da empresa e vista-se de acordo.

6. Pratique a entrevista previamente

A entrevista online é uma entrevista real e você pode conseguir o emprego que tanto deseja. Por isso, uma boa opção para sentir-se mais confiante é treinar antecipadamente sozinho ou com um amigo.

Confira alguns detalhes para ficar atento na entrevista:

  • Perceba se os seus movimentos e ações são exagerados no vídeo.
  • Procure fazer movimentos lentos e falar com clareza.
  • Preste atenção nas suas expressões faciais, evite mexer no cabelo ou no rosto.
  • Acostume-se em falar para a câmera, para que o recrutador veja seus olhos e não você olhando em outra direção.
  • Concentre-se totalmente no entrevistador e tente esquecer a câmera. Afinal, sua postura e autoconfiança serão avaliadas na entrevista.
  • Certifique-se de transmitir todas as suas habilidades, além de demonstrar interesse e entusiasmo pelo trabalho.

7. Demonstre segurança na entrevista

Lembre-se, nunca comece a conversa pedindo desculpas por que não está familiarizado com a tecnologia online para entrevistas. Afinal, não é isso que o recrutador quer ouvir e poderá fazer você parecer tecnicamente incapaz.

Para se familiarizar com o assunto uma dica é acessar o YouTube e assistir alguns vídeos sobre entrevistas virtuais. Com certeza, estas dicas sobre recrutamento online são essenciais para ajudar você a sentir-se mais seguro e confortável na entrevista.

8. Planeje suas respostas

Outra dica importante, é pesquisar antes da entrevista quais as perguntas provavelmente serão feitas. Em seguida, planeje um roteiro e escreva as respostas para as possíveis perguntas. Além disso, pense nos seus trabalhos anteriores e escolha seus melhores desafios profissionais para citar na entrevista. Esse exercício vai te ajudar a ser mais assertivo durante a entrevista.

9. Pesquise sobre a empresa

Nas entrevistas online também é preciso se preparar estudando sobre a empresa, sua história, seu propósito e sua cultura. Além disso, busque informações sobre o segmento, concorrência e os artigos publicados na mídia sobre a empresa.

Essas atitudes podem favorecer o candidato pois demonstram interesse sobre a empresa. Além de ser possível identificar se os seus valores pessoais estão de acordo com os valores da organização.

10. Saiba como a Revelo funciona

Se você é um profissional em busca de uma vaga de trabalho e quer descobrir como a Revelo funciona. Confira a seguir as etapas para se candidatar em uma oportunidade de trabalho na plataforma de recrutamento online Revelo.

Recrutamento Online
  1. Crie seu perfil: é super rápido e fácil! Você pode importar as informações do seu LinkedIn ou currículo. Em seguida, escolha uma foto recente para o perfil e defina sua pretensão salarial.

  2. Selecione suas habilidades: as empresas filtram os candidatos pelas habilidades. Por isso, inclua suas habilidades técnicas, experiência profissional, formação e cursos complementares.

  3. Receba convites para entrevistas: após o perfil ser aprovado, seu perfil ficará visível para as empresas, e você começará a receber convites para entrevistas.

Na Revelo, os perfis dos candidatos ficam visíveis por um período de 8 semanas. Se por acaso este período acabar e você ainda estiver procurando trabalho, basta acessar a ferramenta e reativar sua visibilidade.

Lembre-se, em média um perfil bem preenchido tem 96% a mais de chances de ser contratado, por isso é importante incluir todas as suas habilidades e experiências.

Vantagens da plataforma Revelo

Aproveite o suporte especializado

A equipe de especialistas da Revelo está sempre disponível para ajudar você, desde a criação do perfil até a preparação para a entrevista. Basta enviar um e-mail para suporte@revelo.com.br ou solicitar ajuda por Whatsapp direto na plataforma.

Seja contratado e receba um bônus!

Se você for contratado por meio da Revelo você poderá receber um bônus no valor de 10% do seu salário, (até um máximo de R$ 2.000,00) após completar 3 meses no emprego.

Privacidade na busca por vagas

Não se preocupe, suas informações estão seguras na plataforma Revelo. Uma vez que, ao informar sua experiência profissional, você ficará invisível para as empresas nas quais você trabalhou ou trabalha. Além disso, poderá escolher para quais outras empresas deseja manter o perfil oculto.

Revelo: a sua plataforma de recrutamento online

Cadastre-se hoje mesmo na plataforma de recrutamento Revelo, e encontre as melhores oportunidades profissionais do mercado, de forma ágil e humanizada.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá participar do processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Related Posts