Recrutamento online: conheça as vantagens e desvantagens

recrutamento-online_vantagens

Confira as vantagens e desvantagens do recrutamento online e como ter sucesso na busca por candidatos ou por uma vaga de trabalho com a ajuda da Revelo. Saiba mais!

Atualmente, o recrutamento online está se popularizando. Muitas empresas passaram a utilizar estratégias digitais de seleção de candidatos, provando ser uma maneira eficiente de contratar profissionais qualificados para formar equipes de sucesso.

Por isso, para você conhecer mais sobre esta tendência na área de recursos humanos, selecionamos as principais vantagens e desvantagens do recrutamento virtual.

Afinal, os processos seletivos mudaram muito ao longo dos anos, e essas transformações continuam acontecendo em um cenário cada vez mais tecnológico e competitivo.

Confira as principais vantagens e desvantagens do recrutamento virtual:

  1. Vantagens do recrutamento online;
  2. Desvantagens do recrutamento virtual;
  3. Revelo: sua plataforma de recrutamento online;
  4. Vantagens que só a Revelo oferece.

Vantagens do recrutamento online

Processo de seleção mais acessível 

Com o recrutamento online você pode publicar uma vaga a qualquer momento e receber opções de currículos de acordo com a descrição indicada. Assim fica mais prático escolher os talentos que se encaixam com o perfil desejado. Para os candidatos, uma ótima vantagem é ter acesso a diversos processos seletivos de várias empresas diferentes, tudo ao ao mesmo tempo, na plataforma online.

 Inteligência artificial a seu favor

As plataformas de recrutamento digital procuram indicar quais os talentos têm maior fit com sua vaga. Na Revelo utilizamos Inteligência Artificial para analisar os candidatos, e prever quais deles possuem uma boa combinação de habilidades técnicas para uma determinada função. Desta forma, o fit entre candidato e vaga é apurado, tornando o processo seletivo mais assertivo.

Redução no tempo de recrutamento

Com o uso das plataformas digitais, o tempo necessário para preencher uma vaga de trabalho diminui consideravelmente. A Revelo oferece ferramentas de filtragem para selecionar os candidatos mais qualificados. 

Custo de contratação reduzido

Uma plataforma de recrutamento online eficiente impõe economia de recursos financeiros para sua empresa buscar os candidatos ideais. Tudo é feito na mesma plataforma e sem precisar contratar recursos extras para realizar outras etapas do processo seletivo.

Maiores taxas de retenção

Como os candidatos são pré-qualificados e com potencial de bom desempenho, são maiores as chances de permanecerem na empresa por mais tempo e com um bom nível de satisfação. Afinal, investir na retenção de talentos é um ótimo negócio.

Facilidades para toda a equipe

É muito simples aprender a usar um sistema de recrutamento digital, assim como implementar esta ferramenta nos procedimentos de seleção da empresa. Desse modo, toda a equipe poderá utilizar o software para acompanhar as seleções.

Indicadores de recrutamento e seleção

Algumas plataformas mais modernas oferecem a possibilidade de analisar os indicadores de desempenho sobre o processo de recrutamento. Sem dúvida, isso ajudará o recrutador em momentos críticos na tomada de decisões.

Desvantagens do recrutamento virtual

Impessoalidade

Sem a oportunidade das entrevistas pessoais, pode ser mais difícil determinar se o candidato será uma boa opção para a empresa e sua cultura. Em alguns casos, as entrevistas presenciais são mais importantes, mas isso não significa que novos modelos de seleção não funcionem para sua empresa encontrar novos talentos.

Complicações para a inscrição

Quando o processo virtual envolve o preenchimento de uma inscrição, você poderá perder candidatos qualificados que preferem outras formas de candidatura. Por isso, procure oferecer um modelo simples de inscrição, em seguida, poderá solicitar testes técnicos aos candidatos.

Tecnologia ultrapassada

Caso não seja utilizada uma plataforma moderna e eficiente, podem surgir candidatos com habilidades inadequadas com a descrição da vaga e tornar o processo mais lento. Por isso, é importante utilizar uma ferramenta capaz de elaborar todas as habilidades necessárias para a vaga, assim como as especificações do candidato.

Plataformas pouco amigáveis

Um dos problemas comuns dos processos seletivos virtuais são as ferramentas ou sites de recrutamento com usabilidade complicada. A navegação deve ser fácil e intuitiva, e as informações disponibilizadas devem estar sempre atualizadas, para garantir uma boa experiência ao candidato e à empresa.

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

Com toda a certeza, as vantagens do recrutamento online são inúmeras quando comparadas com as desvantagens. Sobretudo, quando é utilizada uma ferramenta com tecnologia eficaz para realizar o processo de seleção pela Internet.

Por isso, aproveite o momento para inovar com novos modelos de contratação online. Sem dúvida, são ferramentas valiosas para sua empresa na busca de novos talentos.

Na plataforma de recrutamento da Revelo você poderá encontrar candidatos qualificados, de forma ágil e humanizada. Além disso, com o Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo 100% online, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

De forma prática, você seleciona as habilidades que procura nos candidatos e nosso sistema indica o profissional ideal para sua empresa.

As entrevistas online são realizadas dentro da mesma plataforma por videoconferência: chamada Sala R. Um ambiente virtual totalmente seguro para realizar todas as etapas do recrutamento.

Além disso, para avaliar os candidatos podem ser disponibilizados testes técnicos e comportamentais exclusivos para cada vaga.

Vantagens que só a Revelo oferece

  • Utilize uma plataforma com engajamento efetivo de 9 entre 10 candidatos;
  • Descreva o perfil, escolha os candidatos e faça as entrevistas na plataforma;
  • Receba uma seleção apenas de perfis qualificados compatíveis com a vaga;
  • Selecione os candidatos por habilidades ou experiências profissionais;
  • Receba suporte especializado para buscar os melhores talentos para sua empresa.

Você está procurando por profissionais de tecnologia para sua empresa?!

Então conheça a Revelo, a maior plataforma tech no setor de captação, contratação e gerenciamento de profissionais de carreiras de tecnologia da América Latina.

Possuímos produtos que atendem empresas nacionais e internacionais por meio de um modelo único de serviço, onde desenvolvedores de software que estão à procura de seu primeiro emprego e talentos seniores que desejam dar o próximo passo na carreira se cadastram na plataforma, são previamente validados tecnicamente por meio de uma inteligência artificial e ficam disponíveis para as empresas que, graças a filtros simples como habilidades, senioridade, diversidade e afins, podem rapidamente selecionar os melhores profissionais do mercado para iniciar seus processos seletivos. 

Desta forma oferecemos processos em até 14 dias, 95% mais assertivos e 100% humanizados!

Psiu, você está procurando por novos profissionais para sua empresa? 

Conte com o marketplace de talentos Revelo!

Aqui  você encontra profissionais de diversas áreas, de forma ágil e humanizada.

Cadastre-se na Revelo e descubra o match perfeito entre empresas incríveis e os melhores talentos. como reduzir em até 70% o tempo de contratação e encontrar talentos excepcionais para a sua empresa

scroll to top