Recrutamento Tech: 5 tendências para investir em 2022

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Descubra quais são as 5 principais tendências de recrutamento tech para 2022 e planeje as estratégias ideais para atrair e reter talentos na área de tecnologia.

Diante de tantos desafios para contratar profissionais de tecnologia em 2021, chegou o momento dos recrutadores e gestores se prepararem para os desafios de 2022.

Nesse cenário, compreender quais as tendências de recrutamento tech estarão em alta, será essencial para contratar os profissionais ideais e conquistar os objetivos do próximo ano.

Por isso, reunimos as 5 principais tendências de recrutamento tech para 2022, além de dicas para contratar os melhores talentos na Revelo! Confira a seguir!

1. Mercado impulsionado por candidatos

Pela primeira vez, há mais empregos disponíveis do que candidatos, portanto, os candidatos têm mais poder do que nunca. Segundo pesquisa da Revelo, na área de tecnologia a proporção é de um profissional para duas vagas.

Afinal, com tantas empresas buscando as mesmas habilidades, os candidatos têm mais opções e podem escolher entre as melhores propostas. Isso significa que os recrutadores e empresas terão que trabalhar mais para se destacar e atrair novos talentos. 

Portanto, em 2022, podemos esperar estratégias de recrutamento mais criativas, com táticas de sourcing com abordagens proativas, recrutamento remoto orientado por dados e ações de comunicação e marketing inovadoras.

2. Processos de recrutamento remoto

Sem dúvida, o recrutamento remoto chegou para ficar. Até mesmo os candidatos estão preferindo as entrevistas remotas ao menos no primeiro estágio da seleção. 

Nesse cenário, empresas com grande volume de contratações perceberam que as entrevistas presenciais estavam consumindo muito tempo e recursos. Ao mesmo tempo, entenderam que as plataformas de recrutamento online podem reduzir isso significativamente.

Portanto, em 2022, a dica é encontrar maneiras de abraçar o processo de recrutamento remoto. Isso ajudará as empresas e recrutadores a alcançarem um pool mais amplo de candidatos e que não são limitados pelas barreiras geográficas.

Com certeza, a prática de recrutamento remoto poderá agilizar consideravelmente os processos de contratação para estruturar uma equipe de tecnologia eficiente.

3. Foco na retenção de talentos

Atualmente, a retenção de profissionais de tecnologia é um grande desafio para as empresas e, no próximo ano, os empregadores tentarão manter seus talentos de todas as formas possíveis. 

Afinal, com tantas empresas de diversos segmentos competindo pelos mesmos profissionais, é cada vez mais custoso para as empresas e startups em fase de crescimento conciliarem na proposta a oferta salarial, com a reputação da empresa.

Além disso, os gestores sabem que o recrutamento de novos colaboradores para substituir talentos na área de tecnologia pode atrasar projetos, bem como, o crescimento da empresa. 

Por isso, a retenção de talentos estará em destaque em 2022, e será preciso considerar desde a cultura, employer branding, benefícios, até a recompensa pela lealdade do colaborador.

4. EVPs mais ousados

Para aprimorar a retenção e atração de talentos em 2022, as empresas precisarão investir mais na Proposta de Valor do Empregador (EVP). Afinal, ter um EVP forte é uma base para atrair profissionais qualificados na área de tecnologia, como os desenvolvedores.

A proposta de valor deve estar presente na essência da estratégia de employer branding da empresa e envolve diversos fatores, por exemplo:

  • Benefícios como férias, plano de saúde, vale alimentação;
  • Flexibilidade de horário, opção de home office ou híbrido;
  • Salário competitivo e plano de carreira com promoções;
  • Desenvolvimento de carreira, avaliação desempenho e feedback;
  • Ambiente de trabalho com equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Cultura da empresa, missão, valores e objetivos.

Essas ações podem fazer a diferença no motivo pelo qual os profissionais optam por trabalhar para uma empresa, ao invés de outra. Por isso, os recrutadores e gestores devem considerar o EVP como uma ferramenta estratégica para atrair talentos em tecnologia.

5. Busca de candidatos passivos

No ano passado, muitas empresas disputaram os mesmos candidatos e conjunto de habilidades tecnológicas. De fato, isso provocou um aumento de empresas no desafiador mercado de candidatos passivos.

Em especial, os candidatos passivos podem ser contratações promissoras. Já que, eles não estão desesperados para deixar o trabalho atual ou enfrentar o desemprego, por esses motivos, podem ficar mais entusiasmados com a proposta de uma empresa.

Em geral, quando um candidato passivo recebe uma proposta, algo poderá chamar a sua atenção. Por exemplo, a chance de aprender, subir de nível, enfrentar um novo desafio profissional ou a possibilidade de trabalhar em uma empresa alinhada com seus valores.

Buscar candidatos passivos poderá expandir o pool de talentos e essa tendência tende a se ampliar. Portanto, 2022 será o ano de promover anúncios de emprego para um mercado mais amplo, não apenas para aqueles que estão procurando ativamente trabalho.

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