Recrutamento tech: 7 desafios para contratar desenvolvedores

0
Share

Conheça 7 desafios do recrutamento tech para contratar desenvolvedores e descubra como superá-los com a ajuda da Revelo. Saiba mais!

Cada vez mais, empresas de diferentes segmentos precisam contratar desenvolvedores para promover a transformação digital e o crescimento no mercado. Porém, faltam profissionais qualificados para preencher as vagas disponíveis em todo o mundo.

Afinal, a demanda na área de tecnologia aumentou mais rapidamente do que o número de profissionais que entram no mercado. De acordo com dados da Brasscom, até 2024 o Brasil acumulará um déficit de 260 mil vagas sem profissionais para preenchê-las.

Pensando nesse cenário, a Revelo selecionou 7 desafios comuns do recrutamento tech, além de dicas de como superá-los. Veja a seguir!

1. Novas habilidades sob demanda

Recentemente, a demanda por profissionais de tecnologia aumentou muito graças ao boom da transformação digital global induzido pela pandemia.

Devido a essa transformação acelerada algumas carreiras serão ainda mais demandadas. Por exemplo, os Desenvolvedores Full-Stack, profissionais de Computação em nuvem, Inteligência Artificial, Data Science, Segurança da Informação, entre outros.

No entanto, há uma grande escassez de profissionais com essas habilidades, deixando muitos cargos vagos. Nesse cenário, as empresas precisam competir pelos profissionais qualificados investindo mais na Proposta de Valor do Empregador (EVP). 

Afinal, ter um EVP forte é uma base para atrair profissionais qualificados na área de tecnologia, como os desenvolvedores.

proposta de valor deve estar presente na essência da estratégia de employer branding da empresa e envolve diversos fatores, por exemplo:

  • Benefícios como férias, plano de saúde, vale alimentação;
  • Flexibilidade de horário, opção de home office ou híbrido;
  • Salário competitivo e plano de carreira com promoções;
  • Desenvolvimento de carreira, avaliação desempenho e feedback;
  • Ambiente de trabalho com equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Cultura da empresa, missão, valores e objetivos.

2. Transformação digital acelerada pós pandemia

Após a pandemia, a necessidade de contratar profissionais de tecnologia não se limita apenas às empresas de TI. Agora, muitas empresas precisam ter um departamento tech para cuidar dos sistemas, sites e aplicativos, independente do segmento de atuação.

Tudo isso causou um grande aumento na demanda por talentos de tecnologia. Isso significa que, mais do nunca, os recrutadores precisam acertar na contratação, considerando os objetivos e a cultura da empresa, com o fit cultural do candidato. 

Portanto, em 2022, podemos esperar estratégias de recrutamento mais criativas, com táticas de sourcing com abordagens proativas, recrutamento remoto orientado por dados e ações de comunicação e marketing inovadoras.

3. Competição por candidatos qualificados 

A demanda na área de tecnologia está aumentando mais rapidamente do que o número de profissionais que entram no mercado. 

Essa dinâmica ocorre por que não há candidatos qualificados suficientes para acompanhar a crescente demanda do mercado. Em alguns casos, devido à falta de experiência profissional, em outros, da falta de habilidades comportamentais.

Em meio a esse cenário, as empresas estão competindo para contratar profissionais qualificados na área de tecnologia, como os desenvolvedores. Prova disso, é que essa foi a profissão mais buscada na plataforma da Revelo nos últimos dois anos.

4. Ascensão do trabalho remoto

A ascensão do home office é uma vantagem para muitos recrutadores tech, pois eles não estão mais limitados à localização geográfica da empresa. Atualmente, podem facilmente contratar profissionais de tecnologia de diversas cidades e até mesmo países.

No entanto, isso pode fazer com que os recrutadores percam candidatos para os quais o trabalho presencial é essencial

Neste caso, a empresa pode fazer algum esforço para retê-los, com oferecer a opção de trabalho híbrido ou presencial, caso contrário, eles escolheriam ir para outras empresas.

5. Escolher o candidato ideal com agilidade

Em geral, os recrutadores encaram isso como um dos principais desafios do recrutamento tech. Pois, precisam optar entre buscar o talento ideal para a vaga ou preencher a posição com mais agilidade. Afinal, a concorrência por candidatos é alta entre as empresas.

Quando os recrutadores trabalham sob pressão para preencher vagas, acabam se questionando se estão selecionando o candidato ideal. Afinal, uma contratação mal sucedida pode prejudicar a empresa mais do que uma posição a ser preenchida.

Para evitar circunstâncias desfavoráveis ​​posteriormente, os recrutadores devem considerar os requisitos e as expectativas dos candidatos em potencial. Isso só pode ser compreendido por meio de entrevistas e conversas transparentes com os candidatos.

6. Entender o nível de habilidade do candidato

Em muitos casos, os recrutadores tech enfrentam o desafio de entender verdadeiramente o nível das habilidades técnicas do candidato. Pois, nessa área, os certificados de formações e testes técnicos, podem não oferecer uma demonstração real das capacidades.

Além disso, os recrutadores estão interessados ​​em entender com que rapidez o candidato pode compreender os requisitos da empresa, e ainda, se têm o potencial de crescer na equipe contribuindo diretamente com os resultados da empresa.

Para isso, durante o processo seletivo com desenvolvedores, as empresas e startups utilizam duas formas para avaliar os candidatos: a Entrevista Técnica ou o Teste Técnico

Nesta última opção, após a entrevista inicial, os testes técnicos são aplicados para avaliar as hard skills dos candidatos e podem ser direcionados a conhecimentos teóricos específicos ou resolução de problemas. 

Já a entrevista técnica é uma forma de contratar mais ágil, pois em cerca de 90 minutos é possível avaliar se o candidato está apto para a vaga, tanto na parte técnica, quanto na comportamental.

Porém, cada etapa deve ser flexível de acordo com as necessidades do processo seletivo.

7. Alinhamento dos requisitos de trabalho

Outra questão muito comum, é que os recrutadores nem sempre estão alinhados sobre os requisitos de trabalho das vagas de desenvolvedor. No entanto, essa falta de alinhamento pode tornar o processo seletivo menos ágil e assertivo.

Neste caso, o ideal é que o recrutador e o gestor de tecnologia trabalhem juntos, para que o recrutador tenha todas as informações necessárias para ajudá-lo a encontrar um desenvolvedor com as habilidades certas e no menor período de tempo possível.

Revelo: sua plataforma de recrutamento tech

Contratar desenvolvedores

No marketplace Revelo, você contrata desenvolvedores front-end, back-end e full-stack com as habilidades e experiências desejadas.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Faça seu cadastro e veja uma demonstração da plataforma. Experimente!

Related Posts