Relatório de Trabalho Remoto de 2022 – Principais Insights

O que os profissionais de tecnologia e as empresas acham dos diferentes modelos de trabalho (presencial, híbrido ou remoto)? Clique aqui e confira os insights da nossa pesquisa!

Relatório de Trabalho Remoto 2022 - Principais Insights

Nos últimos dois anos, o trabalho remoto cresceu de uma forma jamais vista no Brasil. Milhares de empresas normalizaram esse modelo de trabalho devido a pandemia do Covid-19. Entretanto, em 2022, muitas delas retornaram com suas atividades presenciais.

Nesse sentido, o que os profissionais de tecnologia, já acostumados com a rotina de trabalho remoto, acham da volta ao escritório?

Os colaboradores querem voltar a trabalhar presencialmente? Para eles, qual é o modelo de trabalho favorito? Será que os profissionais trocariam de emprego caso o emprego atual volte às rotinas no escritório?

E o que pensam as empresas? Preferem o regime de trabalho físico ou remoto? Sentem diferença no engajamento dos colaboradores do modelo presencial para home office?

Em 2021, a Revelo realizou uma pesquisa com os profissionais da área de tecnologia sobre o retorno às atividades presenciais. Para entendermos o cenário de 2022, aplicamos novamente a pesquisa com profissionais de tecnologia — em sua maioria desenvolvedores — e também com empresas parceiras, durante os meses de setembro e outubro, na qual recebemos mais de 530 respostas.

E neste artigo vamos compartilhar alguns dos principais insights do nosso relatório tanto do ponto de vista dos profissionais de tecnologia como das empresas:

A visão sobre trabalho remoto pela ótica dos profissionais de tecnologia.

Como mencionado, a pandemia da Covid-19 trouxe importantes mudanças na forma como nos relacionamos, consumimos e trabalhamos. Dentre elas, o trabalho remoto veio para ficar, principalmente entre os profissionais de tecnologia. 

Fato esse que percebemos que durante a pandemia, 83,6% das pessoas trabalham remotamente, sendo que apenas 9,3% aplicaram o modelo híbrido (misto da jornada de trabalho presencial e remota) e 7,1% mantiveram as atividades de forma presencial, pois havia uma necessidade de manter protocolos de segurança e diminuir a circulação de pessoas a fim de evitar a contaminação pelo vírus. Isso possibilitou um aumento de 434% no modelo de trabalho remoto. 
No entanto, mesmo após a retomada das atividades, 73,4% dos profissionais responderam que estão trabalhando no modelo remoto, ou seja, somente 12% a menos do que durante a pandemia. Seguido por 16,4% no regime híbrido, que representa 80% a mais que durante a pandemia e uma minoria de 10,2% que estão trabalhando de forma presencial.

Gráfico sobre o formato de trabalho dos profissionais antes, durante e após a pandemia causada pelo vírus da Covid-19

Além disso, quando questionados qual o modelo preferido dos profissionais notamos que o trabalho remoto segue relevante, já que 83,4% dos profissionais votou nele como modelo preferido e 40,4% consideraria mudar de trabalho caso a empresa voltasse 100% ao presencial.

Gráfico sobre o modelo de trabalho preferido dos profisisonais de tecnologia
Gráfico sobre o interesse dos profissionais em trocar de empresa caso o modelo atual seja presencial.

No entanto, nem tudo são rosas, de acordo com os profissionais entrevistados, apesar dos benefícios que o trabalho remoto trouxe – como economia no tempo de deslocamento (25,7%), maior flexibilidade no dia a dia (21,4%), trabalhar em lugares e cidades diferentes (16,6%), ambiente favorável a concentração (11,5%) e ter mais tempo com a família (11,2%) – o trabalho remoto ainda proporcionou um afastamento entre as pessoas. Isso fica muito claro quando vemos que as principais respostas do que não é positivo no trabalho remoto são: 

  • Distanciamento físico com outras pessoas (26,4%);
  • Falta de conexões mais “leves”, principalmente em tomar um “cafezinho” com os colegas de profissão (23,3%);
  • Não conseguir desligar 100% do trabalho (12,1%);
  • Trabalhar além do horário (11,7%).
Gráfico sobre os benefícios do trabalho remoto na visão dos profissionais
Gráfico sobre desafios do trabalho remoto na visão dos profissionais

Fato é que o trabalho remoto possibilitou uma descentralização da mão de obra possibilitando uma melhor distribuição pelos estados Brasileiros, como mostramos no nosso Relatório de Profissionais de Tecnologia do Brasil. E esse dado volta a se confirmar neste relatório, quando vemos que na pesquisa que a maioria dos entrevistados não mora na cidade onde trabalha (59,8%) e somente 40,2% mora na mesma cidade onde trabalha.

Gráfico com a representação de profissionais que residem na mesma cidade em que trabalham, dividido por status em 2021 e 2022.

A visão sobre trabalho remoto pela ótica das empresas.

Diferente da pesquisa realizada em 2021, esse ano a Revelo entrevistou também as empresas, para mapear quais são as preferências delas sobre esse modelo, obtendo insights de cerca de 40 empresas. 
Nestes resultados conseguimos observar que mesmo que o trabalho remoto seja a preferência da maior parte dos profissionais que atuam hoje no mercado de tecnologia, grande parte das empresas possuem muito mais vagas híbridas ou remotas do que presenciais:

Gráfico sobre o formato de trabalho dde acordo com as empresas, separado por antes, durante e após a pandemia causada pelo vírus da Covid-19

A grande maioria (62,5%) das empresas pretende abrir mais de 6 vagas remotas ainda este ano.

 
No entanto, 35% das empresas que estão oferecendo vagas com esse formato de trabalho ainda sentem dificuldades em encontrar profissionais que tenham o perfil para esse modelo, e o principal motivo é a falta de interação e conexões desses candidatos com a empresa.

Gráfico sobre a dificuldade das empresas ao contratar para o modelo de trabalho remoto.

De qualquer forma, o trabalho remoto se mostrou muito eficaz, sendo uma tendência que tende a perdurar por bastante tempo, já que, quando solicitados a atribuir uma nota de 0 a 5 ao rendimento nos modelos de trabalho (sendo que é 0 igual a “muito ruim” e 5 é igual a “muito bom”), o trabalho remoto foi o que mais obteve pontuação 5.

Gráfico sobre o rendimento do trabalho remoto

Conclusão:

Conforme identificamos o trabalho remoto veio para ficar, conquistando a profissionais e recrutadores e funcionando muito bem, principalmente em carreiras como a dos profissionais de tecnologia. No entanto, é importante pensarmos em interações com o time até para as relações interpessoais não se perderem – encontros presenciais esporádicos podem ser uma alternativa nestes casos.
Fora isso, oferecer modelos de trabalho flexíveis e híbridos ou mesmo remotos passa a ser um diferencial necessário para as empresas que querem se destacar perante ao mercado tão concorrido como o de tecnologia.

Dica Bônus:

Somado a tudo o que foi mencionado, oferecer benefícios diferenciados, pode ser o que é preciso para nadar em um oceano azul de contratação tech. Por isso, no relatório completo você encontra uma resposta bônus de nossa pesquisa que mostra os benefícios mais procurados pelos profissionais de tecnologia!

Então clique aqui e confira nosso relatório completo!

Está procurando por profissionais de tecnologia?

A Revelo, maior startup de tecnologia no setor de recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia da América Latina, te dá acesso a um Marketplace aos mai de 10 mil profissionais ativos, onde por meio de filtros inteligentes é  possível, em questão de minutos, gerar uma listagem de acordo com o perfil buscado e iniciar seu processo seletivo.
Fora isso, nosso algoritmo identifica o perfil buscado e consegue oferecer novos candidatos com base em suas buscas! Isso possibilita uma agilidade muito maior e muito mais certeira!
Realize hoje mesmo sua demonstração clicando aqui.

scroll to top