RH Ágil: entenda a metodologia e como aplicá-la

0
Share

Descubra como a metodologia de RH Ágil está ajudando a transformar o trabalho dos recrutadores em um processo mais rápido e assertivo. Confira!

Introdução

A metodologia Agile tem suas raízes no desenvolvimento de software, mas a mentalidade e os princípios estão sendo cada vez mais testados em outras áreas, como de Recursos Humanos. 

Como a Harvard Business Review citou em seu artigo sobre as novas regras de gerenciamento de talentos, “Agile não é mais apenas para tecnologia. Agora está transformando o modo como as organizações contratam, desenvolvem e gerenciam seu pessoal”.

Por isso, se você é recrutador, é essencial entender e aplicar essa metodologia para ter mais chances de atrair profissionais com mais agilidade. Então, acompanhe a leitura e entenda o que é e como incorporar o RH Ágil no seu trabalho. Vamos conferir?

O que é a metodologia ágil?

a esquerda a frase metodologia ágil e direita a imagem de uma mão mudando o botão

A metodologia Agile é uma abordagem de desenvolvimento de software focada nas necessidades do cliente. Seu objetivo é trabalhar usando como bases ciclos curtos e dinâmicos e, principalmente, com flexibilidade para lidar com mudanças no decorrer do projeto.

Em resumo, essa metodologia promove uma forma de gerenciar dividindo um projeto em fases, envolvendo a colaboração constante das equipes interessadas e a melhoria contínua em todas as etapas. 

Em um ambiente ágil, as equipes desenvolvem um produto ou serviço onde os requisitos e soluções evoluem por meio da colaboração e feedback do cliente.

Para isso, no início do projeto as equipes realizam o planejamento, em seguida, a execução e avaliação. Nesse processo, a colaboração contínua é essencial, tanto com os membros da equipe, quanto com as partes interessadas, como os líderes e clientes.

Em 2001, quando o Manifesto Ágil para Desenvolvimento de Software foi criado, ajudou a promover nas empresas uma mentalidade inovadora na entrega de valor e colaboração com os clientes e com diversas áreas.

Confira os quatro valores principais do Agile são:

  • Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas;
  • Software que trabalha sobre uma documentação completa;
  • Colaboração do cliente sobre a negociação do contrato;
  • Responder à mudança ao invés de seguir um plano;

Conheça os 12 princípios do manifesto ágil:

  1. Satisfação do cliente por meio da implementação de software com valor agregado;
  2. Adequação, independentemente do momento, às mudanças, para conquistar vantagens competitivas;
  3. Entrega de software eficaz, com a menor escala de tempo;
  4. União diária entre pessoas de negócio e desenvolvedores em torno do projeto;
  5. Construção de projetos em cima de confiança, motivação e suporte para a equipe;
  6. Conversa face a face como método eficaz de transmissão de informações em uma equipe de desenvolvimento;
  7. Software funcionando para o progresso;
  8. Ritmo constante de crescimento e desenvolvimento sustentável;
  9. Priorização da excelência técnica, design e agilidade;
  10. Simplificação do trabalho;
  11. Estabelecimento das melhores arquiteturas de trabalho;
  12. Reflexão sobre o desempenho e ajustes em intervalos regulares.

O Manifesto Ágil não aborda apenas processos, títulos ou ferramentas. Acima de tudo, fala sobre trabalhar em conjunto com confiança e respeito, desenvolvendo projetos com qualidade, agilidade e transparência. 

Sua relevância e impacto foram tão significativos que empresas de diversos segmentos começaram a aplicar os métodos e adotar os valores e princípios do Manifesto Ágil.

Conceito de RH Ágil

Em síntese, o RH ágil é definido como uma abordagem que prioriza a agilidade de resposta e a adaptabilidade nos projetos realizados pela área de Recursos Humanos.

Redes colaborativas

Como citamos, a metodologia ágil coloca as necessidades dos clientes em primeiro lugar. Para o RH, isso significa ser flexível e se adaptar conforme as necessidades e prioridades, trabalhando em conjunto, em vez de em silos funcionais.

O que isso pode representar:

  • Equipes multifuncionais construídas com propósito;
  • Flexibilidade de acordo com as necessidades do projeto;
  • Incorporar feedback constante em todo o processo.

Transparência

Na área de Recursos Humanos, as informações pessoais serão sempre confidenciais. No entanto, apesar disso, o padrão deve ser a transparência, não de sigilo com os envolvidos.

O que isso pode consistir:

  • Comunicações claras e rápidas;
  • Espaço aberto para expressar dúvidas;
  • Visão da equipe sobre o que está sendo feito;
  • Solicitar feedback e permitir perguntas;
  • Publicar perguntas frequentes.

Adaptabilidade

Ser adaptável significa observar nos obstáculos a oportunidade de fazer algo melhor. Às vezes, fazer da forma padrão não é será o ideal, caso não atenda às necessidades do cliente

O que isso pode significar:

  • Abordar cada sugestão;
  • Tratar as solicitações como breves experiências;
  • Focar nos resultados e obter dados para o acompanhamento;
  • Manter o que funciona bem e mapear as melhorias;

Inspirar e comprometer-se

Demonstre que a empresa se preocupa com os colaboradores, ouvindo e apoiando em todos os momentos. Isso poderá resultar em maior satisfação do empregado e fidelidade no futuro.

O que isso pode significar:

  • Ouça o que as pessoas estão lhe dizendo;
  • Fique em contato direto e verifique o bem-estar das pessoas;
  • Tratar as pessoas de forma singular para criar engajamento.

Motivação intrínseca

Se a cultura da empresa permitir maior autonomia sobre as atividades de trabalho, poderá ter uma força de trabalho mais produtiva, inspirada e engajada. 

O que isso pode significar:

  • Reconhecer os resultados com recompensas atraentes;
  • Foco no propósito e na autonomia;
  • Solicitar pessoas voluntárias para projetos da empresa.

Ambição

Procure criar na empresa um ambiente onde as pessoas possam ser elas mesmas, com espaço para expressar suas opiniões e ideias. 

O que isso pode significar:

  • Compreender que as pessoas podem ter prioridades diferentes, especialmente se estiverem cuidando de outras pessoas ou de um grupo vulnerável;
  • Cuidar de saúde é mais importante do que, por exemplo, do que entregar um relatório mensal;

Diferença de RH Ágil e Tradicional

a esquerda ilustração de duas espada e a direita a frase RH ágil e tradicional

RH Tradicional

O RH tradicional é focado nos indivíduos, seus objetivos, desempenho, necessidades. No RH Ágil, os sistemas de gestão estão cada vez mais focados na equipe. 

Nesse processo, a metodologia ágil valoriza as redes colaborativas e confia que o trabalho em equipe pode gerar melhores resultados para a empresa.

Recrutamento

No RH Tradicional, assim que as vagas estão disponíveis, a busca por candidatos começa. Quando identificado o candidato ideal, o recrutamento está concluído.

No RH Ágil, as empresas investem constantemente em sua marca empregadora e cultivam relacionamentos contínuos com profissionais em vários canais, incluindo redes sociais.

Treinamento e desenvolvimento

No RH Tradicional, a empresa busca desenvolver os colaboradores com foco no desempenho desejado para a função. Porém, muitas vezes, não aproveitam todo o potencial que o colaborador pode oferecer;

No caso do colaborador com baixo desempenho, ele é orientado a se preparar para uma nova função e recebe treinamento para ter um desempenho específico e mais satisfatório.

No RH Ágil, os colaboradores recebem diversas oportunidades para aprender e se desenvolver independentemente de uma meta específica relacionada ao trabalho.

Desse modo, recebem treinamentos internos bem estruturados, podendo atuar em várias frentes e trazer novas soluções para a empresa.

Projeção de carreira

No RH tradicional, o cargo e a posição dos colaboradores são bem definidos, dificultando o processo de quem deseja mudar de carreira ou de área na empresa.

O RH Ágil foca mais nas funções do que em cargos. Apesar da posição ocupada, o colaborador pode ser capaz de exercer diferentes funções, possibilitando seu desenvolvimento em novas habilidades.

Além disso, o RH Ágil auxilia o colaborador a traçar um plano de carreira com novas metas de acordo com suas melhores habilidades. Para isso, os líderes conversam com o colaborador para entender como pode ser realizada uma progressão eficaz, mas que respeite seu tempo.

Gestão de talentos

No RH Tradicional, a gestão de talentos é propriedade do RH, e o processo pelo qual o talento é adquirido, avaliado e desenvolvido é inacessível por outras equipes.

No RH Ágil, a gestão de talentos é feita pelo RH, que capacita os colaboradores para o próprio desenvolvimento. Os funcionários entendem o processo e são participantes ativos.

RH Ágil

No RH Tradicional, o trabalho do RH está focado em manter os registros, arquivos e acompanhamentos de resultados. O sucesso do RH é medido pela totalidade das contratações e entrega da documentação.

No RH Ágil, as atividades do RH estão focadas em envolver os colaboradores para aumentar a motivação e colaboração. O sucesso do RH é medido em termos de retenção, níveis de satisfação, boa vontade e confiança com a empresa.

Além disso, o RH Ágil facilita que gestores sejam ativos nos processos de atração, desenvolvimento e avaliação de profissionais.

Como tornar o RH mais ágil e flexível?

a esquerda a frase Rh mais ágil e flexível e a direita a ilustra de uma mão na frigideira com algo em cima dela

Mudança de mindset

A metodologia do RH ágil poderá mudar bastante o modo como os profissionais atuam na empresa e também a forma como a liderança avalia o desempenho.

Desse modo, a primeira etapa para que essa metodologia seja efetiva, é rever a abordagem do RH e alinhar com os colaboradores esse novo modo de pensamento.

Por isso, não adianta investir nessa nova metodologia e na mudança do mindset, se as lideranças não estiverem alinhadas com a nova mentalidade. 

Engajamento e liderança

Como citamos, para alcançar um bom resultado com a metodologia de RH Ágil, é essencial ter o apoio da liderança de todas as equipes.

Para isso, pode ser válido incluir no programa interno de desenvolvimento da liderança algumas aulas, palestras e dinâmicas que demonstram as vantagens da metodologia ágil no RH. 

Desse modo, o RH estará tentando incorporar uma estrutura sólida na empresa, para que a metodologia permaneça funcionando e traga os resultados esperados. 

Quais dores sanar com a metodologia ágil?

Nesse processo, é fundamental fazer um mapeamento e definir quais as dores da equipe. Assim, ficará mais fácil compreender como RH Ágil poderá resolver as dores durante o processo.

Confira a seguir algumas dores comuns:

Manter a Integração da equipe: essa metodologia é um incentivo ao trabalho em equipe, otimizando o andamento dos projetos e melhorando os resultados obtidos;

Garantir a satisfação: o RH Ágil produz um sentimento de pertencimento aos membros da equipe. Todos tem espaço para contribuir com suas habilidades, assim, tendem a sentir-se realizados com uma experiência de trabalho satisfatória;

Ter profissionais mais qualificados: com um ambiente voltado para o aprendizado constante, as equipes elevam a qualidade dos serviços, atualizam processos e contribuem com ideias inovadoras.

Quais são os benefícios de implantar o RH ágil?

a esquerda a imagem de duas mãos e um coração em cima e a direita a frase benefícios do rh ágil
  1. Colaboração: as equipes ágeis são unidas por um propósito comum, da mesma forma, o RH ágil se baseia em colaboração efetiva entre a equipe e outros departamentos.
  2. Feedback: o RH ágil é focado em feedbacks e melhorias contínuas. Diferente dos processos tradicionais de RH que levam muito tempo para obter feedback.
  3. Comunicação: o RH ágil trabalha com uma mentalidade ágil na colaboração. Existe clareza no papel de cada membro da equipe, contribuindo para que as equipes colaborem de forma eficaz.
  4. Escuta eficaz: a metodologia ágil promove a escuta eficaz, pois, quando existe um problema e isso é compreendido, as equipes são ágeis em buscar uma solução. Ao mesmo tempo, incorporam feedback e evoluem depressa.
  5. Inovação: o RH ágil promove a inovação. Quando surge um problema é preciso inovar aplicando soluções dividindo o problema complexo em partes, para em seguida, aplicar soluções para cada uma delas.

Conclusão

Ao aplicar a metodologia Ágil no RH, o recrutador poderá promover uma cultura de feedback e melhoria contínua, permitindo que as equipes possam implementar novas iniciativas em conjunto.

Dessa forma, será possível garantir que o potencial de cada um seja melhor aproveitado. Além disso, com RH Ágil, será possível ter uma visão baseada em dados para participar das decisões estratégicas da empresa.

Com uma plataforma de recrutamento eficaz, você pode capacitar sua equipe de RH para ser ágil. Afinal, buscar vantagens competitivas e métodos que ajudem a melhorar, transformar e facilitar todos esses processos, é o primeiro passo para o sucesso do recrutador.

Revelo: sua plataforma de recrutamento tech

Agora que você já entendeu mais sobre o processo de RH Ágil, basta escolher a plataforma de recrutamento ideal para auxiliar você nesse processo.

A Revelo utiliza tecnologias exclusivas para pré-selecionar seus candidatos, que incluem testes técnicos e análises criteriosas que comprovam as habilidades dos profissionais.

Para isso, a plataforma utiliza recursos de inteligência artificial e machine learning, que usam o poder dos dados para selecionar os talentos mais capacitados.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo de forma totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Vantagens que só a Revelo oferece

  • Acesse um marketplace tech com engajamento efetivo de 9 entre 10;
  • Descreva o perfil, escolha os candidatos e faça entrevistas na plataforma;
  • Selecione os candidatos por habilidades ou experiências profissionais;
  • Receba suporte especializado para buscar os melhores talentos para sua empresa.

Faça seu cadastro e veja uma demonstração da plataforma. Experimente!

Sobre a autora: Tárin Reis, Jornalista e Redatora especialista em conteúdo web sobre tecnologia, carreiras e capacitação profissional.

Related Posts