Rotatividade de colaboradores na área de TI: saiba o que fazer

0
Share

Saiba o que fazer para controlar a taxa de rotatividade de colaboradores na área de TI e reter os melhores talentos na sua empresa.

Sem dúvida, ter uma alta taxa de rotatividade em sua equipe de tecnologia pode ser um fator decisivo para o sucesso de uma empresa.

Em geral, uma equipe com alta rotatividade tende a não dar continuidade aos projetos e faz com que a busca pelo profissional ideal nunca termine. Além disso, pode estar relacionada à saúde interna do negócio, dos processos e de sua eficiência.

Para ajudar nessa questão tão importante, selecionamos algumas recomendações para ajudar a reduzir a taxa de rotatividade na sua equipe de tecnologia e manter os talentos na sua empresa.

Confira a seguir o conteúdo que preparamos para você!

  1. Invista na comunicação interna;
  2. Promova uma boa comunicação;
  3. Crie um employer branding atrativo;
  4. Ofereça benefícios extras;
  5. Invista em treinamentos;
  6. Mantenha um ambiente de trabalho saudável;
  7. Promova processos seletivos ágeis.

1. Invista na comunicação interna

A comunicação interna é um fator fundamental para que sua equipe de tecnologia permaneça por mais tempo na empresa, e tenha uma produtividade elevada.

Portanto, realizar ações para expandir os canais de comunicação da equipe de TI com a liderança da empresa ou com as demais áreas do seu negócio, poderá promover maior integração entre toda a equipe de tecnologia.

Essa prática poderá estimular o sentimento de união e pertencimento dos profissionais à empresa e aumentar a troca de experiências.

Por certo, com a evolução da comunicação interna entre os profissionais de TI, você poderá ter melhores resultados devido ao aumento da interação da equipe.

2. Promova uma boa comunicação

Atualmente, existem diversas formas de melhorar a comunicação da equipe. Por exemplo, investir em tecnologia, como intranet corporativa, banco de dados compartilhado e sistemas de comunicação instantânea, como Discord e Slack.

Além disso, ter clareza na comunicação com os novos colaboradores é essencial em uma equipe de tecnologia. Por isso, os líderes devem fornecer detalhes suficientes para que não haja espaço para interpretações erradas. 

Neste caso, ferramentas colaborativas como WhimsicalFigma e Miro são úteis para ajudar a visualizar os projetos, processos, interfaces e interações. 

3. Crie um employer branding atrativo

Quando você tem uma marca empregadora forte, a tendência é manter os colaboradores mais engajados. Por isso, o employer branding é tão importante e exige ações concretas de divulgação.

Por exemplo, adotar uma estratégia de marketing com conteúdos informativos sobre a área de atuação, produtos e serviços oferecidos e, claro, do ambiente de trabalho.

Nessas publicações, valorize todos os diferenciais da empresa, como o respeito pelos funcionários, os recursos e comodidades disponíveis no ambiente de trabalho, bem como, o perfil da equipe que já atua na empresa.

Empresas que possuem blog com informações atualizadas e vídeos sobre a cultura da empresa podem ajudar a tornar sua marca mais conhecida para atrair candidatos.

4. Ofereça benefícios extras

Oferecer benefícios extras aos colaboradores poderá reduzir ainda mais a alta rotatividade da sua equipe. Além disso, o desenvolvimento de estratégias para aumentar a motivação também poderá ajudar.

Por exemplo, construir um plano de carreira atraente e focado nos profissionais de TI. Afinal, em muitos casos, grande parte dos profissionais deseja mudar de emprego em busca de melhores perspectivas na carreira.

Além disso, aplicar formas de remuneração baseadas no desempenho e na obtenção de metas e resultados pode ser uma ótima maneira de reter os colaboradores.

Por exemplo, oferecer atrativos como os ganhos relativos à participação nos lucros, sistema de bônus, ou a possibilidade de tornar-se sócio da empresa ou startup.

5. Invista em treinamentos

Outro quesito que pode fazer a diferença na satisfação dos colaboradores é a realização de treinamentos para a equipe de tecnologia.

Quando a empresa investe no treinamento e qualificação profissional dos novos colaboradores, poderá ter um ganho na qualidade do serviço prestado, aumentando o desempenho e, ao mesmo tempo, elevando o nível técnico da equipe.

Com certeza, o fato do colaborador reconhecer que está evoluindo com a empresa, torna a experiência de trabalho mais atraente em relação às empresas que não possuem ações nesse sentido.

6. Promova um ambiente de trabalho saudável

Essa também é uma estratégia importante, uma vez que, o ambiente de trabalho influencia diretamente na produtividade dos funcionários. 

Afinal, ambientes de trabalho com clima ruim, competição acirrada e falta de recursos, podem ser considerados causas de desmotivação, baixo desempenho e conflitos internos.

Portanto, investir em um ambiente de trabalho bem estruturado, equipado e, principalmente, amigável promoverá melhores resultados.

Além disso, profissionais da área de tecnologia valorizam as práticas de trabalho comuns, como clareza nas informações e uma boa gestão. Muito mais do que happy hour às sextas-feiras ou máquinas de café e snacks gratuitas.

7. Realize processos seletivos ágeis

Sem dúvida, um dos principais fatores que levam ao aumento da taxa de rotatividade é a realização de um processo seletivo com pouca eficiência.

Por isso, é muito importante que a equipe de RH, bem como os gestores de TI, estejam alinhados para buscar os profissionais ideais, e também tenham conhecimento suficiente sobre as vagas disponíveis na área de TI.

Com isso, ficará mais fácil encontrar os colaboradores ideais com fit cultural adequado com a empresa, evitando futuramente a rotatividade de colaboradores.

Além disso, se o recrutamento demorar muito para ser concluído, podem aumentar as chances do candidato desistir da vaga. Pois, ao mesmo tempo, ele pode ser abordado por outras empresas com processos seletivos mais ágeis. 

Portanto, escolher uma plataforma de recrutamento eficaz poderá contribuir muito com uma boa experiência do candidato no processo seletivo.

Leia também:
Saiba como estruturar uma equipe de tecnologia eficiente

Revelo: sua plataforma de recrutamento tech

Rotatividade de colaboradores

Como resultado dessas ações, você logo perceberá que sem uma alta taxa de rotatividade de colaboradores é possível trabalhar melhor e maximizar seus retornos.

Se você precisa contratar profissionais de tecnologia para sua empresa, na Revelo você encontra candidatos de acordo com as habilidades desejadas.

Além disso, com o Revelo Remoto, o processo seletivo de profissionais pode ser feito 100% online, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Confira os benefícios que só a Revelo oferece

  • Descreva o perfil, escolha os candidatos e faça as entrevistas na plataforma;
  • Receba uma seleção apenas de perfis compatíveis com a vaga;
  • Selecione os candidatos por habilidades ou experiências profissionais;
  • Utilize uma plataforma com engajamento efetivo de 9 entre 10 candidatos;
  • Receba suporte especializado para buscar os melhores talentos para sua empresa.

Related Posts