Desenvolvedores: saiba como atrair e reter esses profissionais

0
Share

Confira 10 dicas para atrair e reter desenvolvedores na sua empresa e descubra como recrutar novos talentos em menos tempo com a ajuda da Revelo!

A busca por novos talentos em TI continua aquecida nas empresas, e umas das posições mais requisitadas na área de tecnologia é a de desenvolvedor de software, site ou aplicativo. Além disso, a tendência é que a concorrência aumente nos próximos anos.

Segundo a IDC Brasil, a previsão para este ano no mercado de TI é de alta de 5,8%, por conta do crescimento do mercado de nuvem (cloud) e da aceleração no mercado de software. No mercado corporativo, ainda neste ano a previsão de crescimento da área de TI é de 7,6%, segundo dados da IDC Brasil.

Se tratando de um mercado tão competitivo e com alta procura por estes profissionais, como as empresas podem atrair e reter os desenvolvedores? 

Confira 10 dicas para atrair e reter desenvolvedores!

1. Avalie a satisfação dos funcionários 

O ambiente de trabalho é um dos principais fatores que afetam a satisfação e, consequentemente, refletem na motivação dos funcionários.

Portanto, antes iniciar o recrutamento, dê uma olhada no ambiente de trabalho da sua empresa e perceba se sua equipe está satisfeita. 

Nesse sentido, há uma boa regra quando se trata da satisfação dos funcionários: quando eles trazem os currículos dos amigos para você. Afinal, um desenvolvedor verdadeiramente feliz poderá recomendar a empresa onde trabalha para seus amigos.

Desta forma, você pode avaliar a satisfação dos funcionários pelas recomendações mencionadas acima, pela rotatividade de pessoal ou mesmo através da pesquisa de clima organizacional.

Caso seja necessário, vale a pena investir nesses fatores antes de pensar em atrair novos talentos para sua empresa. 

2. Crie o anúncio de emprego certo

Para atrair desenvolvedores para sua empresa, os anúncios de emprego são mais eficazes seguindo uma abordagem ‘menos é mais’. Por exemplo, apresentando os desafios da empresa a serem superados, mais do que os detalhes técnicos.

Em geral, anúncios escritos por recrutadores não se destacam, pois eles não entendem profundamente sobre as tecnologias e habilidades necessárias para a vaga. Um erro clássico é pedir mais experiência do que é possível ter em uma tecnologia.

Por exemplo, solicitar três anos de experiência em uma tecnologia que é usada somente há dois anos.

Anúncios escritos por pessoas que entendem mais sobre as tecnologias da empresa, podem atrair mais a atenção dos desenvolvedores. Se possível, solicite que os anúncios sejam revisados pelos profissionais de TI ou mesmo escritos por eles.

3. Entenda o que os desenvolvedores fazem

Contratar um desenvolvedor exige mais conhecimento técnico e analítico do que em outras contratações.

Quem decide fazer esse recrutamento, deve ter conhecimento sobre o conjunto de tecnologias da empresa, e quando e como são utilizadas. 

Essa visão precisa estar de acordo com o tipo de habilidades necessárias ao novo desenvolvedor. Por isso, essa análise deve acontecer antes de a vaga ser divulgada.

4. Confie no candidato

Se você confia em alguém o suficiente para contratá-lo, essa confiança deve ser demonstrada diariamente. No trabalho de desenvolvimento, a falha geralmente faz parte do processo e, as melhores equipes não cedem a estes desafios.

Esta relação significa uma cultura de confiança, não de culpa. Pois, os desenvolvedores precisam se sentir seguros e apoiados para arriscar na criação de novas soluções tecnológicas.

Além disso, essa confiança pode aumentar à medida que os desenvolvedores são promovidos. A progressão na carreira é importante, e não há nada de errado em promover funcionários com um bom desempenho. 

Para garantir a retenção de talentos, pense em um plano de promoções e desenvolvimento de carreiras. Caso contrário, você corre o risco de ver bons profissionais abandonando sua empresa para assumir cargos melhores nos concorrentes.

5. Incentive os desenvolvedores 

Em sua essência, os desenvolvedores são solucionadores de problemas técnicos. Sobretudo, estes profissionais gostam de ter a chance de encontrar e criar soluções. 

Dessa forma, descartar ideias repentinas de um desenvolvedor é bastante desmotivador. Por outro lado, ouvir suas ideias e soluções é a melhor maneira de motivar este processo de criação e inovação.

Além disso, é fundamental manter um canal aberto de comunicação e realizar feedbacks com frequência. Lembre-se, seja gentil e não esqueça de reforçar os pontos positivos de seu trabalho.

Leia também:
Como e por que investir na retenção de talentos

6. Considere a diversidade na seleção de candidatos

Segundo dados da pesquisa Quem Coda o Brasil?, promovida em 2019 pelo PretaLab, em parceria com a Thoughtworks:

Embora mais da metade da população do Brasil seja formada por mulheres, sendo que 27% de todos os brasileiros são mulheres negras (IBGE). O mercado de tecnologia é formado predominantemente por homens (68,3%), e pessoas brancas (58,3%). 

Inegavelmente, há uma discrepância de diversidade no mercado de tecnologia. Ainda segundo a pesquisa, os profissionais de tecnologia no país hoje, são, principalmente: homens, brancos, jovens de classe socioeconômica média e alta. 

Por isso, os desenvolvedores estão cada vez mais questionando sobre a diversidade nas empresas e nos processos seletivos. 

Afinal, ao contratar o mesmo tipo de pessoas, você pode desencorajar as pessoas de fora desse grupo a trabalharem na sua empresa. Como resultado, se as minorias ou as mulheres não quiserem trabalhar para sua empresa, você poderá perder muitos candidatos.

De acordo com o relatório “Delivering through diversity“, publicado em junho de 2020 pela consultoria Mckinsey. Empresas que possuem quadro de funcionários mais diversos, tendem a obter 21% mais lucro quando há diversidade de gênero e, 35% mais lucro quando há diversidade racial.

7. Entenda por que os funcionários saem

Empresas e funcionários evoluem e precisam de mudanças. Por isso, a rotatividade nas empresas pode ser saudável, especialmente se a pessoa que sair for substituída por alguém mais capacitado.

Por outro lado, uma questão mais urgente do que eliminar os funcionários abaixo da média, é reter os profissionais que você realmente deseja manter na empresa. 

Infelizmente, são as melhores pessoas que tendem a sair voluntariamente de seus trabalhos. Em geral, isso acontece por várias razões, a principal delas é que eles são os mais propensos a serem buscados por empresas concorrentes. 

Confira outros motivos pelos quais os desenvolvedores se demitem:

  • Má gestão de estimativas ou prazos;
  • Requisitos de trabalho conflitantes ou pouco claros;
  • Reuniões excessivas e prolongadas;
  • Sistemas técnicos ou procedimentos ultrapassados;
  • Falta de liberdade para encontrar novas ferramentas ou soluções tecnológicas;
  • Ambiente onde não são encorajados a arriscar.

8. Valorize as práticas de trabalho

Os gestores costumam acreditar que os funcionários valorizam mais o salário e os benefícios, do que o ambiente e as práticas de trabalho. 

A verdade é que profissionais como os desenvolvedores valorizam as práticas de trabalho comuns, como justiça, clareza nas informações, ambiente de trabalho saudável e uma boa gestão. Muito mais do que happy hour às sextas-feiras ou máquinas de café e snacks gratuitas.

Nesse sentido, estabeleça na sua empresa os benefícios fundamentais das práticas de trabalho, antes de passar para os benefícios da diversão. Dito isso, uma combinação de práticas de trabalho justas e happy hour após o expediente, seria uma proposta difícil para qualquer desenvolvedor resistir.

9. Invista em um recrutamento eficiente  

Em um mundo cada vez mais digital, é importante investir em um recrutamento inovador e agradável para os candidatos. Segundo dados da HackerRank 2019, uma experiência de entrevista ruim é uma maneira infalível de perder bons profissionais para outras empresas.

Além disso, se o recrutamento demorar muito para ser concluído, por conta de diversas etapas e testes, a chance do candidato desistir da vaga é grande. Pois, ao mesmo tempo, ele pode estar sendo abordado por outras empresas com processos seletivos mais ágeis. 

10. Saiba como atrair novos talentos com a Revelo 

No marketplace de talentos Revelo, você encontra profissionais de TI de acordo as habilidades e experiências desejadas, de forma eficiente e humanizada.

Com a opção Revelo Remoto, sua empresa pode realizar o processo seletivo totalmente digital, desde a entrevista até a assinatura do contrato.

Além disso, para atrair desenvolvedores em menos tempo, você pode contratar o serviço Revelo Prime, uma consultoria exclusiva realizada por um de nossos recrutadores especializados. Dessa forma, agilizamos o processo seletivo e, em até 10 dias indicamos os candidatos ideais para sua análise.

Cadastre-se na Revelo e comprove a eficiência da
melhor plataforma de recrutamento online!

Related Posts