Software de RH: o que são, como funciona e benefícios

O departamento de recursos humanos é o principal pilar para o planejamento estratégico de empresas e, para ajudar, algumas empresas optam por adquirir um software de RH

Esse segmento da empresa é o responsável por encontrar pessoas capacitadas para formar boas equipes, acompanhar o desenvolvimento de habilidades, realizar treinamentos e unificar todos os profissionais em prol da empresa.

A alta demanda por profissionais de áreas específicas faz com que empresas necessitem investir em employer branding, experiência do candidato e entre outros recursos, aumentando a carga profissional dos profissionais de RH.

E, para conseguir otimizar as operações, os softwares de RH, têm como finalidade amenizar custos, diminuir o volume de trabalho e, além disso, obter maiores lucros.

Sabemos que gerenciar uma empresa com diversos funcionários gera grande quantidade de dados e caso utilize somente planilhas, se torna algo inerente a erros. 

Por esse motivo, o recomendado é conseguir organizar as atividades de recursos humanos, somar valores ao departamento e melhor administrar o tempo através dos softwares de RH.

Caso você ainda não conheça o que são, como funciona e quais os benefícios dessa grandiosa plataforma na sua empresa, acompanhe a leitura do artigo e entenda tudo sobre o software de RH.

Boa leitura! 

O que é um software de RH?

O software de RH é uma ferramenta segura que tem o poder de melhorar as necessidades do setor de recursos humanos da empresa. 

Uma das maiores virtudes do software de RH é que ele não só digitaliza documentos, mas também é essencial para automação de processos. 

Foi projetado com a finalidade de amenizar a burocracia inerente ao departamento e, assim, conseguir almejar um melhor desempenho estratégico. 

A ferramenta é capaz de aprimorar o desempenho da área de Recursos Humanos e melhorar a relação entre as pessoas e funcionários através da tecnologia e modernidade.

Além disso, o software de RH pode colaborar na construção e obtenção de dados consistentes e seguros, fornecer o melhor desempenho possível para simples processos, otimização de demandas e tomadas de decisão confiáveis, sempre amenizando os custos. 

Assim, de maneira geral, o software de RH é uma forma moderna e tecnológica de suprir as demandas do departamento.

Portanto, implementar essa ferramenta em sua empresa significa otimizar o crescimento e atingir as metas mais rapidamente. 

A importância estrategista do software de RH

Investir em tecnologia é uma das estratégias de maior retorno dentro de uma empresa.

As ferramentas desenvolvidas para otimizar os processos dentro de uma empresa, certamente aumentarão e acelerarão o desempenho dela.

Quando se remete a um software de RH para empresas de tecnologia, por exemplo, as vantagens são inúmeras. 

Por ser uma área com uma alta demanda e churn de profissionais, ter um software que auxilie no processo de recrutamento e seleção, otimiza o tempo com processos e burocracias manuais. 

Afinal, os funcionários de RH são responsáveis pelo recrutamento e seleção de talentos.

A partir da otimização, planejamento e desenvolvimento de processos de gestão, é possível construir uma empresa efetiva e produtiva, sem impactar na qualidade e bom convívio no local de trabalho.

Assim, o software de RH também colabora com a organização e fortalecimento da cultura da empresa.

Ao ajudar na desburocratização, fica mais tempo disponível para focar em pessoas, treinamentos, unificações, projetos específicos e outros exercícios que competem ao departamento, aumentando assim a produtividade e eficiência das empresas de tecnologia.

Resumindo, podemos dizer que a importância do software de RH está nos seguintes benefícios:

  • Descrição do perfil, seleção dos pretendentes e possibilidade de realização de entrevistas na plataforma;
  • Seleção apenas de perfis aptos para a vaga;
  • Utilização de uma plataforma com engajamento efetivo de 9 entre 10 candidatos;
  • Seleção os candidatos por habilidades ou experiências profissionais;
  • Utilização de suporte especializado para buscar os melhores talentos para sua empresa.

Como o software de RH facilita as práticas do setor?

Softwares de RH são métodos projetados para tornar automático todas as atividades burocráticas do setor de RH. 

As plataformas foram planejadas com a finalidade de evitar erros que possam levar à responsabilidade trabalhista. 

A partir da implementação do software de RH, além de conseguir automatizar os recursos, as empresas possuirão mais segurança de dados e mais tempo para planejar e desenvolver estratégias de gestão. 

É o caso da Revelo, que facilita o recrutamento pelo setor, ajudando negócios a encontrarem talentos ideais para as vagas e ainda reduz em 70% o tempo de contratação.

Benefícios de usar um software de recrutamento da Revelo

Entendemos que as modernidades na tecnologia da informação trouxeram grande revolução no departamento de Recursos Humanos.

Desse modo, para exemplificar, tem-se os softwares específicos para recrutamento.

Com eles, é possível unificar e otimizar todas as etapas do processo seletivo em uma só plataforma.

Essas ferramentas podem ser personalizadas de acordo com as necessidades da empresa.

Veja abaixo quais são elas!

  1. ​​Atrair, organizar, otimizar e medir o recrutamento

Os softwares específicos em recrutamento e seleção de candidatos devem se adequar às premissas para compreender as demandas da empresa.

Esses softwares de recrutamento significam para a empresa:

  • Capacidade de atrair os melhores talentos do mercado;
  • Organizar e integrar o processo de seleção em todas as fases e todos os envolvidos;
  • Agilidade no processo;
  • Medição de resultados com métricas consistentes;
  • Alta assertividade no preenchimento das vagas;
  • Uso de inteligência artificial por trás dos filtros de candidatos;
  • Suporte de customer success;
  • Integração com outros softwares.

Está aí um dos maiores erros de empresas que pretendem selecionar candidatos: não usar plataformas que unifiquem os recrutadores e os melhores talentos.

Usar software especializado em recrutamento e seleção, como o da Revelo, permitirá que todo o processo seja realizado e otimizado em um só lugar. 

Assim, a ferramenta Revelo tem incluída uma integração de várias etapas do processo com outros softwares.

Todas as etapas do processo seletivo podem ser gerenciadas de forma intuitiva, desde a busca de talentos que sejam aptos à vaga aberta, através do uso de inteligência artificial, com filtros e qualificações, até a mensuração de resultados por meio de métricas de gestão.

  1. Economize cerca de 70% do tempo de trabalho diário

O software de Recrutamento Profissional da Revelo permite que as equipes de recrutamento economizem 70% de seu tempo.

Mas como sabemos disso?

Com nossos filtros, as empresas conseguem, em minutos, agendar entrevistas com os melhores profissionais do mercado, para a vaga procurada e pré-selecionada pela nossa inteligência artificial. 

Isso gera processos até 95% mais rápidos que consultorias, bem como processos seletivos completos a partir de 24h.

O processo com software de RH se torna otimizado e automatizado, até mesmo as buscas de profissionais aptos à vaga são realizadas por uma inteligência artificial.

Assim, permite que a empresa dedique mais tempo a novos projetos de profissionais que antes demoravam muito tempo aprimorando as atividades operacionais.

Com esta ferramenta, você pode desenvolver um processo de seleção mais eficiente e flexível que atenda às necessidades do seu negócio em tempo hábil.

  1. Gestão intuitiva

Muitas empresas investem de maneira equivocada em softwares de recrutamento e seleção profissional que são complexos e exigem treinamento regular das equipes. 

Isso incorre em custos de tempo e recursos e nem sempre garante os melhores resultados para o seu negócio.

O software especialista em recrutamento e seleção Revelo é uma ferramenta intuitiva e fácil de usar. Não exige treinamentos complexos e garante agilidade e confiança no trabalho diário da equipe. 

Vale ressaltar que você define quais funcionários poderão acessar o software, garantindo a confidencialidade dos dados informacionais da sua empresa e dos candidatos.

  1. Medição de resultados das ações de recrutamento e seleção

O software dedicado ao recrutamento e seleção da Revelo possui recursos para mensurar os resultados do processo seletivo.

Entendendo que os problemas da maioria das soluções de recrutamento e seleção no mercado é que elas não fornecem um mecanismo para medir resultados, por isso, ter métricas claras e a capacidade de emitir relatórios ajuda nesse processo.

Além disso, a Revelo possui suporte especializado, focado em encontrar os melhores profissionais para a sua empresa.

E ainda faz cruzamento de métricas e dados para otimizar ainda mais o processo de recrutamento.

Como o software de recrutamento pode ajudar minha empresa?

Otimização de processos

O software de recrutamento ideal para o RH permite que mais organizações gerenciem itens de gerenciamento diário, como agendas e férias. 

Os departamentos de RH tornaram-se mais ágeis e eficientes no atendimento aos funcionários e gestores, eliminando dificuldades burocráticas.

Além disso, pode monitorar a produtividade e o perfil dos profissionais. 

Isso facilita a otimização e a gestão estratégica, identificando o potencial dos colaboradores e as áreas que precisam ser desenvolvidas e aprimoradas.

O tempo e as despesas também passaram por uma otimização significativa. 

Economizamos custos com nosso sistema de GRH, principalmente se a solução permitir uma gestão integrada e compartilhamento de recursos e informações entre departamentos e equipes.

Redução de custos

A redução de custos é uma preocupação constante de toda a empresa. 

Através do uso de software, podem ser analisados ​​de forma mais eficiente as despesas, departamentos que mais geram custos e onde os recursos podem ser cortados ou realocados.

Desenvolver a comunicação interna na empresa

Isso aumentou a demanda por outro componente integral dos aplicativos de RH – a marca do empregador. 

É um conjunto de iniciativas no âmbito da comunicação interna em que a sua empresa se “comercializa” junto dos colaboradores.

As empresas que associam suas marcas ao público interno tendem a ser mais visíveis para clientes e pessoas de fora. 

Comunicação, transparência e incentivos adequados aumentam o bem-estar das pessoas, e a consequência imediata é o crescimento em todos os aspectos. Funcionários, gerentes, líderes e, mais importante, seu cliente final ganha.

Pesquisa de desempenho

Com informações sistemáticas, avaliar o desempenho para fornecer feedback fica mais simples.

A solução também permite rastrear perfis profissionais para monitorar sua produtividade e verificar seu potencial de trabalho em outras áreas da empresa.

Dessa forma, ajuda a realocar os funcionários para atividades mais eficientes e mais adequadas aos seus perfis.

Alinhamento com a estratégia de negócio

Com o software para o RH, você também pode estabelecer e monitorar a evolução das principais métricas, como taxas de rotatividade, custos de rescisão de contrato, taxas de absenteísmo, avaliações de desempenho e muito mais.

Essas métricas são necessárias para desenvolver estratégias que envolvam equipes de trabalho, como planos para aumentar ou diminuir o quadro de funcionários, práticas de gestão por competências, salários diferenciados ou benefícios diferenciados.

Somente com o monitoramento dos indicadores é possível observar tendências positivas ou negativas, determinar medidas para eliminar riscos e gerenciar a empresa de forma mais eficaz.

Além de melhorar a qualidade dos dados e a agilidade na execução dos processos, o uso do software de RH pode alinhar melhor a gestão de pessoas e as ações dos líderes regionais com a estratégia do negócio.

Os sistemas de gestão de recursos humanos podem gerenciar facilmente as metas em todas as áreas relacionadas ao recrutamento e desenvolvimento de pessoal.

Dessa forma, atividades, prazos e qualidade de entrega podem ser melhor controlados conforme definido no plano estratégico da empresa.

Padronização do processo seletivo

O software de RH usado no processo de seleção para uma triagem mais flexível e eficiente de currículos e entrevistas de seleção. 

Assim, a solução ajuda a formar uma equipe colaborativa com as competências necessárias para que a empresa tenha um bom desempenho no mercado.

O software de RH é a ferramenta ideal para melhorar a organização de processos, gerenciar profissionais e avaliar o desempenho individual e coletivo.

Como tal, está também envolvido na gestão da estratégia de talento, trabalhando no desenvolvimento das competências e características que são importantes para o negócio.

O software também aumenta a eficiência e agilidade do recrutamento e seleção, ajudando as empresas a recrutar os melhores talentos.

Todos os benefícios oferecidos são ótimos argumentos para convencer a diretoria a contratar um software de RH. Nenhuma outra solução tem um impacto tão direto e relevante na prática do setor, resultando em um rápido retorno do investimento.

Como escolher um software de RH ideal para a sua empresa?

Defina a necessidade

A gestão de pessoas é muito contextual e influenciada por unidades de negócios, cultura organizacional, tamanho organizacional, etc. 

Portanto, as empresas podem precisar de ferramentas diferentes. Com efeito, temos que mapear o processo de RH e entender quais são as principais questões e prioridades.

Pesquise

O próximo passo é encontrar uma plataforma integrada. Nesse tipo de solução, você pode personalizar o software de RH inserindo ou removendo ferramentas de acordo com a necessidade da sua empresa. 

Assim, permite que você tenha todos os recursos necessários e evite adotar ferramentas que não usará.

Experimente

O último ponto é testar efetivamente a tecnologia. 

Durante a demonstração, você pode verificar as ferramentas disponíveis, interface, experiência do usuário e outros pontos importantes para tomar uma decisão.

Confira o suporte 

Os fornecedores devem ser capazes de fornecer conhecimento e suporte em software de RH. 

Isso é importante porque a gestão de pessoas deve ser livre para perseguir seus objetivos estratégicos, não atrelada às dificuldades operacionais da tecnologia.

Armazene os dados na nuvem

Outra prioridade é encontrar soluções de computação em nuvem. 

Dessa forma, a equipe evitou uma série de dores de cabeça, como a compra de equipamentos de informática, o risco de violações de segurança da informação e a necessidade de atualizações de software.

Quais são os tipos de softwares de RH?

Nas próximas linhas, confira os tipos de softwares de RH que auxiliam nas atividades do departamento.

Software de recrutamento

O software de recrutamento e seleção permite que o RH encontre o candidato ideal para as vagas em aberto de uma empresa. Isso porque utiliza inteligência artificial para reduzir erros e encontrar especialistas mais adequados à cultura da empresa.

Além disso, facilitam a aplicação de testes e publicam vagas em vários canais simultaneamente, otimizando todo o processo.

Com este software de RH, sua empresa pode gerenciar de forma centralizada todo o processo, tornando-o mais simples e confiável.

Como resultado, o alinhamento adequado é mais fácil para que o RH possa identificar os profissionais mais alinhados para cada cargo.

Software de folha de pagamento

O software de folha de pagamento é a base do trabalho diário do RH. A tecnologia permite que as entradas e cálculos sejam feitos de forma automatizada e ágil, diferente dos processos manuais que demandam muito tempo. 

Portanto, os profissionais do setor só precisam se concentrar em examinar os dados para emitir pagamentos. Automatizar esses processos pode reduzir a taxa de erro para quase zero. 

Dessa forma, o tempo é otimizado e os atrasos nos depósitos dos funcionários e nas transferências bancárias são evitados.

Além disso, todos os documentos e dados podem ser centralizados. Isso evita que eles sejam perdidos e é facilmente acessível com apenas alguns cliques.

O software de folha de pagamento ajuda as empresas a realizar serviços financeiros relacionados a eventos.

Essas plataformas também suportam a geração de demonstrativos de lucros e perdas (folha de pagamento), cobrança de obrigações fiscais, armazenamento de dados e integração com outras ferramentas de gestão de recursos humanos.

Software de avaliação de desempenho

Em relação à avaliação e desenvolvimento dos funcionários, existem algumas alternativas muito interessantes para melhorar esses processos.

Entre eles estão análise de clima organizacional, perfil comportamental e avaliação de desempenho de gestores e colaboradores.

Na parte de desenvolvimento, essas mesmas análises podem ser usadas como insumo para desenvolver planos de treinamento e capacitação.

Software de comunicação interna

É importante que a empresa consiga estabelecer uma boa comunicação interna entre gestores e colaboradores. 

No entanto, nem sempre é possível fazê-lo pessoalmente. Portanto, é necessário usar um software que possa fazer a ponte entre as duas partes.

Com eles, além de documentos e outros arquivos que precisam ser entregues a um número considerável de pessoas de forma rápida, mensagens padronizadas ou personalizadas podem ser enviadas ao restante da equipe.

Conclusão

Por fim, lembre-se de algo básico: a principal função de uma plataforma de RH completa é dar à sua equipe ferramentas e liberdade para desenvolver outros processos.

Como por exemplo, avaliações de desempenho, metodologias e outras tarefas estratégicas, para repassar ao restante do departamento da empresa.

Como mencionado anteriormente, o software de Recursos Humanos da Revelo é capaz de selecionar por meio de filtros os melhores candidatos dos mais diferentes perfis de tecnologia do mercado! 

Todos pré-avaliados por meio de uma inteligência artificial o que garante uma maior assertividade e mais rapidez para suas contratações.

Importante ressaltar que é possível ter um suporte especializado para rastrear os melhores talentos! Fora isso ainda possuimos um suporte de um time de Customer Sucess que dara todo o apoio para você encontrar os melhores talentos.

Com isso, nosso Mraketplace de profissionais de tecnologia tende a trazer mais vantagens, autonomia e agilidade para o seu dia a dia de trabalho.

Cadastre-se agora mesmo no software de recrutamento de profissionais e tecnologia da Revelo e dê o match perfeito entre empresas e candidatos!

scroll to top