Tendências de RH para 2021: fique por dentro das novidades

0
Share

Confira 10 tendências de RH para 2021 e prepare-se para os avanços tecnológicos no setor e planeje as ações estratégicas ideais para o sucesso da empresa. 

Em 2020, diante de tantas mudanças e adaptações relacionadas às práticas de trabalho e objetivos da empresa, a área de RH transformou-se em um setor ainda mais eficiente.

E agora, chegou o momento das equipes de recursos humanos se prepararem para os desafios de 2021. Certamente, saber quais tendências serão populares, será fundamental para conquistar as metas e objetivos que estão por vir.

Por isso, reunimos as principais tendências de RH para 2021, além de dicas de recrutamento para te ajudar a contratar os melhores talentos! Confira a seguir!

  1. Bem-estar dos colaboradores;
  2. Compreender os jovens profissionais;
  3. Qualificação dos colaboradores;
  4. Equipes mais diversificadas;
  5. Trabalho à distância;
  6. RH baseado em dados;
  7. Foco na estratégia de negócios;
  8. Desenvolvimento da liderança;
  9. Busca por futuros talentos;
  10. Recrutamento online.

1. Bem-estar dos colaboradores

Em 2021, o bem-estar dos colaboradores continuará sendo uma das prioridades do RH. Segundo a pesquisa do Global Wellness Institute, 65% das empresas estão aumentando os gastos com saúde mental e bem-estar para seus funcionários. 

Afinal, os programas de bem-estar são uma ótima forma de promover a satisfação dos colaboradores e ajudá-los a manter uma boa saúde.

A empresa poderá oferecer convênio com academias de ginástica, acesso a plataformas de terapias online, promover atividades ao ar livre, oferecer lanches saudáveis e até mesmo tornar o local de trabalho pet friendly.

2. Compreender os jovens profissionais

Os jovens colaboradores estão com muita energia para demonstrar sua força de trabalho, já que muitas empresas contemplam diversas gerações em suas equipes: como os Baby Boomers, Geração X, Millennials ou Geração Z.

Nos próximos anos, o número crescente de Millennials e da Geração Z empregados poderá resultar no aumento de uma força de trabalho mais jovem, cujas prioridades de carreira se diferem das gerações anteriores.

Por isso, é importante para os profissionais de RH aprender sobre os estilos de trabalho e valores de carreira dos funcionários mais jovens. Dessa forma, será possível criar estratégias para mantê-los mais engajados com a cultura e objetivos da empresa.

3. Qualificação dos colaboradores

Com as equipes de RH enfrentando a escassez de talentos em algumas áreas, as tendências indicam a crescente importância em qualificar os colaboradores para atender às futuras necessidades da empresa.

Em 2021, o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores terão ainda mais importância. Por isso, mesmo à distância, é preciso promover programas de carreira, investir na qualificação e treinamentos focados no desenvolvimento dos colaboradores.

Além disso, os treinamentos e formações podem ser realizados em plataformas digitais, tanto para o aprimoramento e capacitação dos funcionários, quanto para gerar indicadores de desempenho.

4. Equipes mais diversificadas

Diversidade, equidade e inclusão se tornarão uma tendência ainda maior em 2021. Por isso, muitas empresas tendem a investir em uma força de trabalho diversificada em gênero, raça, classe social e nacionalidade.

Entretanto, os próprios profissionais de RH são suscetíveis a vieses inconscientes que influenciam o processo de contratação. Por isso, usar uma plataforma de recrutamento online é a maneira ideal de minimizar essas questões no recrutamento.

Afinal, a inteligência artificial utiliza dados de maneira objetiva para selecionar e prever os candidatos mais adequados para a vaga.

5. Trabalho à distância

Este 2020, aprendemos quantas funções de trabalho podem ser realizadas à distância. Afinal, a Covid-19 mudou a imagem tradicional dos locais de trabalho, substituindo-a por uma flexibilidade sem precedentes. 

Segundo estudo da Fundação Instituto de Administração, 55% dos funcionários das grandes empresas passaram a trabalhar à distância no isolamento social. Além disso, um terço do total das empresas (33%) adotou um sistema parcial de trabalho remoto.

Sem dúvidas, as equipes virtuais e a colaboração remota vieram para ficar e representam uma agilidade de pensamento e comportamentos que podem ajudar a reformular as práticas de trabalho em muitos segmentos.

Em 2021, a tendência é que as empresas continuarão a permitir que os colaboradores trabalhem à distância, já que as incertezas quanto a Covid-19 continuam até à chegada da vacina para toda a população.

6. RH baseado em dados

Cada vez mais, os profissionais de RH utilizam dados para obter insights que possam ajudá-los a tomar decisões e fazer previsões mais inteligentes. 

A análise de dados pode encontrar correlações com métricas com as taxas de rotatividade, aumentos salariais e tempos de espera de promoção.

Além de fornecer informações sobre causas de demissão e ajudar a criar planos de retenção de funcionários.

Sem dúvidas, a metodologia People Analytics continuará sendo uma tendência em RH. Por isso, é importante implementar essa estratégia quanto antes na sua empresa.

7. Foco na estratégia de negócios

Para o próximo ano, a tendência é que o RH tenha um papel mais importante ainda na estratégia da empresa. Afinal, o RH pode fornecer percepções e projeções sobre o desempenho da força de trabalho e seus efeitos nos objetivos gerais.

Ao aumentar seu valor estratégico para as organizações, as equipes de RH podem assumir um papel mais ativo no crescimento dos negócios.

Além disso, as áreas de RH podem esperar que novas especializações e funções se desenvolvam no setor. Em breve, as empresas poderão ter cientistas de dados de RH, especialistas em experiência de colaboradores e em tecnologia de aquisição de talentos.

8. Desenvolvimento da liderança

Garantir que os líderes estejam preparados para liderar suas equipes no próximo ano é fundamental. No entanto, os gestores de RH devem garantir que estão direcionando seus recursos para as ferramentas certas de desenvolvimento e suporte de líderes. 

A geração Millennials ou a geração Y precisam estar prontas para assumir o comando das empresas. No entanto, muitos desses profissionais mais jovens podem ter suas habilidades de liderança ainda pouco desenvolvidas.

Segundo pesquisa da Gallup sobre local de trabalho, os funcionários que confiam em sua liderança têm duas vezes mais probabilidade de permanecer na organização daqui a um ano. Por isso, é essencial investir no desenvolvimento da liderança para 2021.

9. Busca por futuros talentos

Sem o talento certo, as empresas terão dificuldade em se destacar em 2021. Por isso, o desafio é entender quais são os futuros talentos em sua organização e como apoiá-los.

Para isso, as empresas podem desenvolver programas de mobilidade interna para que os colaboradores exerçam funções fora das suas áreas e enfrentem novos desafios.

Enquanto isso, as equipes de RH podem obter insights sobre o desempenho dos colaboradores em cada função. Em seguida, poderá criar um grupo de funcionários capacitados para as funções de liderança, entre outras. 

Além disso, os programas de mobilidade interna mantém os funcionários mais engajados e comprometidos, enquanto fornecem aos departamentos de RH uma fonte constante de talentos.

10. Recrutamento online

Em 2021, o RH estará se movendo em um ritmo acelerado na implantação de tecnologias. Depois dos desafios de 2020, as empresas perceberam a importância de adotar novas ferramentas online em busca da velocidade e eficiência no recrutamento. 

Tecnologias como inteligência artificial, machine learning e people analytics estarão cada vez mais presentes no universo do RH, tanto nas rotinas administrativas, quanto nos processos de recrutamento e seleção. 

Entretanto, mesmo à distância é importante preservar um recrutamento humanizado, pois o processo de seleção continua sendo uma situação altamente emocional para os candidatos.

Revelo: sua plataforma de recrutamento online

Como mostram as tendências de RH para 2021, o próximo ano reserva muitas novidades. Com certeza, esses fatores levam os profissionais de RH a buscar novas maneiras de manter a produtividade e a eficiência em suas funções. 

Por isso, se você deseja estar bem preparado para 2021, é melhor garantir os talentos certos para reforçar seu time de colaboradores. 

Nesse ponto, a Revelo é a melhor opção: temos um marketplace de talentos repleto de profissionais qualificados aguardando por uma oportunidade de trabalho em 2021.

Além disso, com a opção Revelo Remoto, você poderá realizar o processo seletivo totalmente online, desde a entrevista até a assinatura do contrato. Experimente!

Related Posts