Testes para contratação de funcionários: como avaliar as competências mais difíceis

como executar testes para contratação de funcionários

Os testes para contratação de funcionários podem ser desafiadores para o RH, principalmente para os cargos mais complexos.

Afinal, qual o melhor teste de competências? 

Quais os métodos para comprovar hard skills?

Como garantir que o candidato tenha o conhecimento necessário?

Se você também tem essas dúvidas, este artigo vai esclarecer como funcionam os testes do processo seletivo e como comprovar as habilidades mais difíceis.

Continue lendo e saiba como agilizar seus testes para garantir contratações certeiras. 

Tipos de testes para contratação de funcionários

Existem vários tipos de testes para contratação de funcionários que ajudam você a selecionar os mais capacitados para a vaga.

Vamos conferir alguns dos mais utilizados pelo RH?

Testes de conhecimento técnico

Os testes de conhecimento técnico são aplicados para avaliar as hard skills (competências técnicas) dos candidatos.

Esses testes podem ser direcionados a conhecimentos teóricos específicos ou resolução de problemas comuns da função, e devem ser aplicados após o filtro inicial do processo seletivo. 

Uma das formas mais simples de conduzir esse tipo de teste é criar um questionário online de múltipla escolha, de preferência com limite de tempo para ser preenchido.

Se preferir, a empresa também pode aplicar o teste presencialmente, se for preciso criar projetos em algum software ou cumprir alguma tarefa.

Testes comportamentais

Já os testes comportamentais são voltados à análise da personalidade e soft skills (competências comportamentais) dos candidatos.

Nessa etapa, a empresa conduz um processo de assessment, que permite identificar quais indivíduos são compatíveis com sua cultura.

Para isso, existem várias ferramentas e métodos, como a metodologia DISC, tipologia de Myers-Briggs e teste palográfico

O objetivo é identificar o perfil comportamental dos profissionais e avaliar competências como a comunicação interpessoal, liderança, pensamento crítico e criatividade. 

Testes de raciocínio

Os testes de raciocínio são usados para medir as habilidades lógicas dos candidatos, de acordo com os requisitos da vaga.

Alguns métodos comuns são a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR), testes de QI e testes matemáticos em geral.

São formas de avaliação muito úteis para posições que exigem raciocínio rápido e habilidades em ciências exatas, por exemplo. 

Testes de habilidades sociais

Os testes de habilidades sociais permitem que o RH avalie a capacidade de trabalhar em equipe e se comunicar de forma efetiva. 

A tradicional dinâmica de grupo ainda é uma das melhores maneiras de avaliar como o candidato se relaciona com os colegas de trabalho e gestores, que também pode ser realizada na sua versão online

Testes situacionais 

Por fim, os testes situacionais são aqueles que simulam o ambiente e desafios que o profissional terá que enfrentar ao ocupar a vaga.

Para isso, o RH pode criar cenários fictícios que permitam testar o desempenho do candidato em uma situação real de trabalho, seja por meio de entrevistas, atividades individuais ou atividades em grupo.

Com a tecnologia, também é possível realizar esse tipo de simulação com realidade virtual, por exemplo, reproduzindo tarefas do trabalho em um ambiente digital. 

Testes de hard skills para contratação de funcionários

Os testes de hard skills determinam se o candidato possui as competências e conhecimento técnico necessário para ocupar a vaga.

Para entender o que isso significa, vamos definir o conceito de competência a partir do acrônimo CHA: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Logo, seus testes para contratação de funcionários devem considerar esse conjunto de requisitos em relação às funções do cargo. 

Mas nem sempre é fácil comprovar as competências técnicas dos candidatos, pois algumas carreiras exigem habilidades complexas, como no caso da programação. 

De acordo com o blog do Linkedin, estas são algumas das hard skills mais buscadas em 2019:

  • Computação em nuvem
  • Inteligência artificial
  • Pensamento analítico
  • UX/UI Design
  • Gestão de pessoas
  • Desenvolvimento de apps
  • Produção de vídeo
  • Liderança em vendas
  • Tradução
  • Produção de áudio
  • Processamento de Linguagem Natural.

Não há segredos em comprovar as competências de um líder, por exemplo, mas testar as habilidades em inteligência artificial e algoritmos pode ser desafiador. 

Por isso, você precisa garantir que os testes de hard skills sejam desenvolvidos por especialistas da área de contratação e tragam todas as questões pertinentes às atividades do cargo.

Se não sabe por onde começar, a solução está no próximo tópico.

Revelo ajuda nos testes para contratação de funcionários

Se você quer ganhar tempo nos testes para contratação de funcionários, a Revelo agiliza esse processo para você.

Para entrar em nosso marketplace de talentos, os candidatos precisam passar por testes técnicos e análises criteriosas, focados em comprovar suas hard skills. 

Assim, você tem a certeza de recrutar profissionais pré-selecionados, que já provaram suas habilidades superiores e estão buscando ativamente por uma oportunidade.

Por mais difícil que seja o perfil, como no caso de desenvolvedores, analistas de BI e cientistas de dados, os algoritmos da Revelo selecionam somente os mais capacitados.

Então que tal ter acesso a uma base de talentos de alto nível e acelerar seu processo seletivo?

Dessa forma, você não precisa mais se preocupar com testes para contratação de funcionários — e pode se dedicar a conhecer melhor seus candidatos.  

scroll to top